Moral

Nos últimos anos voltou-se a insistir na profunda unidade dos diversos tratados teológicos e na relação inseparável entre moral e espiritualidade.
A maneira de se compreender a Teologia Espiritual: numa perspectiva integral e globalizante, em referência a toda a pessoa; a espiritualidade percebida como processo comunitário; na qual se resgata a dimensão histórica, que faz com que o conjunto dos aspectos da realidade seja vivido na perspectiva espiritual, incluindo os fatores histórico-sociais que constituem o contexto em que acontece toda espiritualidade – apresenta estreita vinculação com a Teologia Moral. Algumas definições do que se entende por espiritualidade deixam mais clara esta afirmação: “a vida segundo o Espírito de Cristo”; “a experiência de Deus no seguimento de Jesus Cristo”; “um estilo ou forma de viver a vida cristã”; “um estilo de vida”; “uma maneira de ser cristãos”; “um estilo de vida que dá unidade profunda a nosso orar, pensar e atuar”; “uma forma concreta, movida pelo Espírito, de viver o Evangelho, uma maneira precisa de viver ‘ante o Senhor’ em solidariedade com todos os homens”.
Quanto ao conteúdo, o caráter cristocêntrico, formulado à luz do seguimento, que é um traço próprio da espiritualidade latino-americana, coincide em grande parte com as exposições e conteúdos fundamentais da ética. É a conseqüência de um postulado metodológico prévio, segundo o qual toda Teologia tem uma tarefa ou função espiritual, o que supõe uma base comum com a Teologia Moral.
“Seguir a Jesus define o cristão”. Seguimento que não se limita a uma mera imitação ou repetição de determinados atos ou virtudes de Jesus, mas que consiste, antes, em reproduzir criativamente, no contexto histórico, a vida e a prática de Jesus. Reconhecer de verdade a Cristo como “o caminho” (Jo 14,6), “seguir o caminho” (At 9,2), é sinônimo de vida cristã, de vida espiritual, isto é, “caminhar segundo o Espírito” (Rm 8,4). Só movidos pela força do Espírito, aprende-se “como viveu Jesus sua história. E nesse espírito aprende-se a viver não sua história, mas, sim, a nossa”.
A espiritualidade, tal como aparece no pensamento teológico da América Latina, por força tem de levar um peso ético. A referência ao componente moral da espiritualidade vem expressamente desenvolvida na Teologia Espiritual latino-americana. Seguir a Jesus vai dar no que se poderia chamar ética do discipulado. Este é o significado do termo “caminho” (hodos) que pode ser traduzido igualmente por “conduta”. “Definir o caminho seria definir a moral cristã, isto é, a maneira pela qual os cristãos procuram realizar o serviço de Deus, através de toda a sua conduta”.

“O sentido hebreu de caminho sublinha uma perspectiva ética, compreendendo o conjunto da vida”. “A religião cristã era concebida essencialmente como um comportamento ético, que supõe evidentemente uma maneira de pensar, mas que é ao mesmo tempo uma maneira de atuar”. O termo caminho “na bíblia define a conduta moral”.

Ver conteúdo completo em PDF