Pastoral de Conjunto

Após um período prolongado de estudos e reflexões, coloca-se a público o texto sobre a Ação Evangelizadora na Eparquia São João Batista, contendo os fundamentos teológicos e as práticas pastorais concretas.

O texto se inspirou nos trabalhos dos últimos Sínodos dos Bispos Católicos Ucranianos que, mesmo não produzindo um documento oficial, lançou ideias que motivaram os trabalhos pastorais das diversas eparquias, e nos documentos da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe e da Assembleia Geral da Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB), que trabalharam e deliberaram exaustivamente sobre o tema central da evangelização.

Mais precisamente, o texto nasceu de um projeto de evangelização em nível eparquial, mas com o objetivo de também contribuir para o projeto global da Igreja Ucraniana Greco-Católica, trabalhado nos últimos sínodos. Sem tradução do português para o ucraniano, não foi possível levá-lo para consideração em nível sinodal. Então, o projeto foi apresentando numa Assembleia Eparquial, durante a qual se fez algumas correções e complementações e mais tarde obteve ainda outras contribuições, que o enriqueceram consideravelmente.

Com a divulgação desse texto eparquial, pretende-se buscar uma identidade pastoral global, uma visão harmônica, uma linguagem comum, uma referência básica nas diversas atividades culturais, religiosas e pastorais, como uma espécie de manual geral, direcionado à evangelização dos fiéis da Eparquia São João Batista de uma forma mais estruturada e organizada. Objetivamente, com esse trabalho, a Eparquia quer trabalhar em conjunto, visando uma Pastoral de Conjunto.

Existe a consciência de que o presente texto ainda não é perfeito, mas é um importante passo no sentido de fundamentar teologicamente e integrar metodologicamente os projetos e as forças pastorais existentes de uma forma mais articulada, de acordo com o contexto sociocultural e, principalmente, vivendo o momento eclesial. Espera-se que os agentes de pastoral, em suas respectivas áreas, levem em consideração os conteúdos do texto e também contribuam para seu futuro melhoramento, apresentando ideias e sugestões.

A Pastoral dos Sacramentos será contemplada por um documento a ser preparado e divulgado à parte, apresentando principalmente as normas da Igreja, organizadas num diretório pastoral canônico.

Inicialmente, este documento será divulgado somente por meios eletrônicos, mas se pede encarecidamente que seja o mais amplamente possível reenviado a outros endereços, disponibilizado em sites e impresso aos que ainda não têm condições de usar a internet.

O presente documento terá uma vigência para os próximos anos até que surjam novas situações ou documentos eclesiais que exijam adaptações e atualizações. As sementes do Evangelho foram plantadas e estão aí aguardando os nossos cuidados para germinarem, crescerem e frutificarem.

As necessidades são enormes e os desafios são até amedrontadores, mas se todos trabalharem unidos, com fé, esperança e amor, cada um fazendo a sua parte, em busca de um ideal maior – o bem da humanidade, o bem da Igreja e o bem da Eparquia – certamente se alcançarão os objetivos, colhendo-se saborosos frutos do Reino.

Portanto: mãos à obra! O padroeiro da Eparquia São João Batista nos anime e Maria Santíssima ilumine a nossa caminhada!

Ver conteúdo completo em PDF