Pastoral Vocacional

METROPOLIA SÃO JOÃO BATISTA
PASTORAL VOCACIONAL
– ANTEPROJETO –

JUSTIFICATIVA

Vivemos num mundo cheio de possibilidades e realizações, mas que, ao mesmo tempo, experimenta insegurança e desequilíbrios profundos. A Igreja também experimenta profundas mudanças. E é compreensível que as profundas crises do mundo tenham criado dificuldades em certas instituições eclesiásticas bem como em pessoas consagradas e em todos os batizados.

Nesta situação, a Igreja coloca-se como sinal de esperança, porque “acredita que Jesus Cristo, morto e ressuscitado por todos os homens, a estes oferece, pelo Espírito Santo, a luz e a força que lhes permitem corresponder à altíssima vocação, a santidade. Crê também que no seu Senhor e Mestre se encontram a chave, o centro e o fim de toda a história humana” (Redemptor Hominis, 1).

Assim, a Pastoral Vocacional ocupar-se-á com a vocação humana em seu sentido mais amplo: vocação cristã, vocação para os ministérios, vocações leigas, vocações religiosas e vocações missionárias para ser um elo entre as diversas formas de vida que constituem a Igreja de Cristo, visando à realização do ser humano como membro atuante do corpo místico de Cristo.

A Igreja Greco-Católica Ucraniana, através do Sínodo dos seus Bispos, tem declarado o ano de 2008 como o “Ano da Vocação Cristã” a fim de despertar em todos os batizados a consciência da vivência do batismo. No ano seguinte, foi contemplada a vocação sacerdotal. Em 2010 e 2011 foram trabalhadas as vocações religiosas, que culminaram na Assembleia Geral – Sobor da Igreja Greco-Católica Ucraniana, que aconteceu em Prudentópolis nos dias 31 de agosto a 4 de setembro de 2011, focalizando a vida consagrada nos diversos institutos existentes no âmbito de nossa Igreja e destacando especialmente os institutos que fazem parte da Eparquia São João Batista. O tema principal do Sínodo dos Bispos do próximo ano, que acontecerá em Winnipeg, Canadá, vai tratar da vocação dos leigos.

Portanto, é extremamente importante e necessário que a Eparquia tenha um bom projeto de Pastoral Vocacional e que seja eficazmente implantado e atuante através de uma Comissão. Para atender a esta necessidade da Igreja é que apresentamos o presente Projeto Vocacional, melhor, anteprojeto, porque deverá ser ainda melhorado, o qual terá como meta principal o despertar das diversas vocações em nosso meio.

OBJETIVOS

Objetivo geral

– Despertar e solidificar nos cristãos a vivência do batismo, com a consciência de batizados em Cristo, n’Ele enraizados, chamados ao serviço e à santidade.

Objetivos específicos

– Despertar a consciência de assumir os compromissos que brotam do batismo;

– Apresentar as diversas formas de assumir a vocação cristã, como vocação para a família, vocação para o sacerdócio e vocação para a vida consagrada.

– Conscientizar de que a vocação é dom e chamado de Deus e não escolha pessoal;

– Implantar a oração pelas vocações em todos os grupos existentes nas paróquias e incentivar  a oração em todas as famílias.

FORMAS DE TRABALHO

– Criar um elo de Pastoral de Conjunto entre as nossas pastorais: Pastoral da Catequese, Pastoral Familiar, Pastoral da Juventude, etc. e os movimentos: Apostolado de Oração, Congregação Mariana Movimento Eucarístico Jovem (MEJ) e outros.

– Formar equipe de Pastoral Vocacional Eparquial, com representantes de todos os institutos de vida consagrada existentes em nossa Eparquia;

– Formar equipes vocacionais em cada paróquia e apoiar as já existentes;

– Utilizar o portal da Eparquia como meio de divulgação e promoção vocacional;

– Ter um cantinho cativo nos boletins informativos paroquiais;

– Utilizar o Jornal Prácia e a Revista Missionar para levar temas de reflexão aos grupos de Apostolado de Oração, grupos de jovens e adolescentes;

– Estar ligado a retiros e encontros de adolescentes e jovens;

– Despertar catequistas e catequizandos para o trabalho vocacional através da Comissão Eparquial de Catequese, dos encontros regionais e cursos de formação dos catequistas.

Nadir Vozivoda, CSCJ