Pastorais

Ícone do bom pastorPASTORAIS NA METROPOLIA CATÓLICA UCRANIANA SÃO JOÃO BATISTA

Pastoral, como conceito e como representação iconográfica, se refere a pastor, pastorear, pastoreio. Na iconografia, conhecemos a figura de Cristo com os traços de pastor levando, geralmente, uma ovelha aos ombros e, por vezes, uma vasilha de leite (Jo 10 e Lc 15,4-8).

Na Igreja, dá-se o nome de “pastores” àquelas pessoas que, de modo especificamente confiado pela autoridade, assumem o cuidado de um determinado grupo de pessoas e a tarefa de difundir o reino de Cristo. Embora, por princípio e de fato, todo seguidor de Cristo deva preocupar-se com os irmãos e procurar o progresso do reino de Deus, chamam-se propriamente “pastores” os bispos e os presbíteros (DTF).

Pastoral qualifica, portanto, uma doutrina ou uma ação relativa ao ofício do pastor. A teologia pastoral é a parte da teologia que estuda, em referência simultânea ao dado revelado e à experiência das relações humanas, o conjunto do mistério da Igreja nos seus diferentes aspectos para deduzir as leis gerais do seu crescimento e as normas de ação do pastor (DTF).

Como ciência, a Pastoral é uma parte da teologia que estuda a ação da Igreja, ou seja, é uma ciência teológica, que faz um estudo fundamentado (Revelação, Bíblia, documentos, experiências) e sistemático (lógico, organizado, atualizado) da Igreja enquanto ela vai se edificando voltada para o futuro nas circunstâncias concretas do presente (DTR).

Como ação, a Pastoral é uma série de realizações práticas que os membros da Igreja, sob a direção dos pastores, vão levando a termo para difundir o reino de Deus.

Tanto na vertente de ciência como na prática, há diferentes tipos de pastoral, segundo os campos aos quais faz referência: pastoral catequética, pastoral litúrgica e assim por diante (DTF).

Em nossa Metropolia, temos as seguintes pastorais: Pastoral de Conjunto, Visita Canônica, Pastoral Catequética, Pastoral da Juventude, Pastoral Familiar, Pastoral Litúrgica e Pastoral Vocacional. Existe a Pastoral da Saúde na Paróquia de Ponta Grossa.