Paulo Frontin

PARÓQUIA NATIVIDADE DE NOSSA SENHORA

ENDEREÇO DA CASA PAROQUIAL

Caixa Postal, 41
84635-000 PAULO FRONTIN – PR
Fone: 42 3543-1205

CRIAÇÃO DA PARÓQUIA

A Paróquia foi fundada em 21 de agosto de 1952 – Decreto nº 03/52 – expedido por Sua Emcia. Dom Jaime de Barros Cardeal Câmara.

A 1ª igreja, em madeira, foi construída no ano de 1924. A atual, em alvenaria, data do ano 1982.

PÁROCO: Pe. Sérgio Hryniewicz.

COMUNIDADES DE VIDA CONSAGRADA E MONUMENTOS EXISTENTES NA PARÓQUIA

Residência Paroquial em Paulo Frontin.

Convento e Internato das Irmãs Servas de Maria Imaculada, em Paulo Frontin.

Convento e Casa de Oração das Irmãs Catequistas de Santa Ana, em Vera Guarani.

Gruta Nossa Senhora de Lourdes.

ATIVIDADES PASTORAIS

Catequese: realiza-se aos sábados e é ministrada pelas Irmãs Catequistas de Sant’Ana, Irmãs Servas de Maria Imaculada e por catequistas leigas.

Cultos e devoções tradicionais: durante a Quaresma – Via-Sacra, Missa dos Dons Pré-Santificados e celebrações próprias da Semana Santa, como também tríduos de renovação espiritual para os jovens. Durante o mês de maio – tradicional novena (Maivka). No mês de junho – Novena ao Sagrado Coração de Jesus. No mês de outubro – Rosário comunitário. Periodicamente realizam-se Missões a cargo dos Padres Basilianos.

Ação Social: Promovem-se coletas, com a finalidade de ajudar as famílias carentes como também na manutenção do Seminário. Periodicamente, realizam-se festas e promoções apropriadas, tendo por finalidade a manutenção da Paróquia e de suas obras.

Associações leigas religioso-culturais: Apostolado da Oração; Grupo de Jovens; Cruzada Eucarística; Comissão Paroquial de catequese; Comissão Administrativa Paroquial (CAP); Congregação Mariana; Grupo da 3ª Idade.

COMUNIDADES

Cândido de Abreu (Paulo Frontin): A única igreja construída, em madeira, data do ano 1964. Padroeiro: Anunciação de Nossa Senhora. Famílias: 312. Distância da sede paroquial: 20 km.

Carazinho I (Paula Freitas): A 1ª igreja construída, data do ano 1915. A 2ª, do ano 1937, ambas em madeira. A atual, em alvenaria, data do ano 1990. Padroeiro: Transfiguração de Nosso Senhor. Famílias: 102. Distância da sede paroquial: 15 km.

Carazinho II (Paula Freitas): A única igreja construída, em alvenaria, data do ano 1996. Padroeiro: São Miguel Arcanjo. Famílias: 76. Distância da sede paroquial: 12 km.

Colônia Eufrozina (São Mateus do Sul): A única igreja construída, em madeira, data do ano 1970. Padroeiro: São Pedro e São Paulo. Famílias: 101. Distância da sede paroquial: 30 km.

Gonçalves Júnior

Paulo Frontin (sede): A 1ª igreja construída, em madeira, data do ano 1937. A 2ª e atual, em alvenaria, do ano 1948. Padroeiro: São João Batista. Famílias. 253. Distância da sede paroquial: 7 km.

São Roque (Paulo Frontin): A 1ª igreja construída, em madeira, data do ano 1969. A atual, em alvenaria, em construção. Padroeiro: São José. Famílias: 85. Distância da sede paroquial: 12 km.

Vargem Grande (Paula Freitas): A única igreja construída, em madeira, data do ano 1960. Padroeiro: Assunção de Nossa Senhora. Famílias: 45. Distância da sede paroquial: 15 km.