Seminários

SEMINÁRIO MENOR SÃO JOSAFAT EM MALLET

3.1.4-1 Seminário Menor em MalletAinda em 1925, o Pe. Pedro Protskiu fundou a Fraternidade São Cirilo e Metódio para a formação de sacerdotes diocesanos do Rito Ucraniano, sendo os primeiros: Valdomiro Haneiko, Pedro Busko, Clemente Preima e Severo Preima. Esta Fraternidade foi reforçada com a construção do Seminário, idealizado e iniciado em 1955 pelo Vigário Geral Pe. Clemente Preima, apoiado pelo Cardeal Dom Jaime de Barros Câmara, Arcebispo Metropolitano do Rio de Janeiro e Ordinário para todos os Católicos de Ritos Orientais no Brasil, com o auxílio financeiro da Congregação para as Igrejas Orientais. O Seminário começou a exercer suas funções em 1957, quando Dom José Martenetz, OSBM, o primeiro bispo dos ucranianos católicos do Brasil, lhe deu novo impulso. Em 1958, o Vigário Geral Pe. Clemente, concluiu a construção do Seminário, onde os meninos pudessem adquirir conhecimento e formação adequada a fim de se preparar para o sacerdócio.

A inauguração oficial do Seminário aconteceu no dia 20 de novembro de 1959 com o nome de Pré-Seminário Ucraíno-Católico Cardeal Eugênio Tisserant, em homenagem a este grande homem da Igreja, na época Prefeito da Congregação Oriental. A celebração, presidida por Dom José Martenetz, OSBM, contou com a nobre presença do Cardeal Dom Jaime de Barros Câmara. No início, o Seminário visava preparar os meninos para os posteriores estudos no Seminário de Brusque; por isso, era denominado “pré-seminário”.

Em 1962, foi criado o Exarcado São João Batista para os ucranianos católicos do Brasil, sendo que o Bispo Exarca foi Dom José Martenetz, OSBM, que desde o início se preocupou com o bom funcionamento desta casa de formação. Ele nomeou como primeiro reitor o Pe. Severo Preima, que dirigiu o Seminário por longa data – de 1960 a 1972. Em condições bastante humildes, passando por dificuldades econômicas e financeiras, com um número pequeno de seminaristas, o Seminário, mesmo correndo o risco de ser interrompido, sempre esteve em ação. Talvez pela falta de sacerdotes que pudessem dar um atendimento melhor aos meninos, os frutos foram poucos, porém, houve.

No ano de 1972, foi nomeado Bispo Coadjutor Dom Efraim Krevey, OSBM, que sempre procurou dedicar um tempo maior em prol do Seminário. Foram realizadas algumas reformas naquele ano, o Seminário recebeu uma nova orientação e um novo endereçamento e começou a funcionar regularmente com o nome de Seminário Eparquial Menor São Josafat. Começou a possibilitar também os estudos de primeiro grau completo, sendo que os alunos frequentavam a Escola pública – Ginásio Nicolau Copérnico e recebiam a complementação sobre cultura ucraniana e formação religiosa específica dentro do Seminário. A partir de 1973, o número de seminaristas estabilizou-se em torno de 30 a 35 meninos anualmente – sua capacidade normal.

Entre 1973 e 1978, o reitor foi o Pe. Josafat Gaudeda. O Pe. Edison Boiko exerceu o cargo de 1979 a 1983. Os reitores que seguiram foram os seguintes: Pe. Daniel Kozlinski, Pe. Samuel Kozlinski, Pe. Mario Lazoski, Pe. José Hadada, Pe. Sérgio Krasnhak, Pe. Jorge Chainhuk, Pe. Vassilio Burko Neto, Pe. Demétrio Kovalski, Pe. Joaquim Sedorowicz, Pe. Sandro Daniel Dobkowski. Atualmente, o reitor é o Pe. Luiz Pedro Polomanei.

Desde o princípio, a administração dos serviços gerais, como cozinha, horta, lavanderia, “hospodarca”, ou seja, quintal, esteve sob a responsabilidade das Irmãs Catequistas de Santa Ana, que também colaboraram significativamente na formação dos seminaristas.

Nos dias 31 de agosto e 1 de setembro de 1985, o Seminário comemorou seu Jubileu de Prata. A partir deste ano, os seminaristas passaram a estudar também o segundo grau – Magistério, na Escola professor Dario Veloso.

Num dos capítulos mais tristes da história do Seminário, na trágica tarde do dia 19 de agosto 1993, aconteceu um incêndio, o qual veio a destruir quase totalmente o Seminário, mas jamais o sonho da reconstrução. Imediatamente, Dom Efraim apresentou o projeto do novo Seminário e, com a aprovação do clero diocesano, em apenas um ano e meio, foi reconstruído, ampliado e mobiliado.

No dia 30 de julho de 1995, num belo domingo, foi reinaugurado o Seminário Eparquial Menor São Josafat, o qual, renascendo das cinzas, é atualmente um dos poucos Seminários menores em funcionamento.

A palavra seminário tem origem no latim “semen”, que quer dizer semente; por isso, o seminário é lugar de cultivo – cultivo de vocações sacerdotais. Durante estes 50 anos de formação de jovens para a missão, passaram centenas de seminaristas, dos quais foram formados inúmeros líderes leigos e os seguintes padres: Pe. Jaroslau Susla, Pe. Sérgio Hrynievicz, Pe. Samuel Kozlinski, Pe. Mario C. Lazoski, Pe. Luiz Pedro Polomanei, Pe. Sergio Chmil, Pe. Januário Lucavei, OSBM, Pe. Josafá Firman, Pe. Sandro Daniel Dobkowski, Pe. Josafat Roiko e Pe. Ricardo Mazurek Ternovski, Daniel Horodeski.

SEMINÁRIO MAIOR SÃO JOSAFAT EM CURITIBA

3.1.4-2 Seminário Maior em CuritibaDesde 1958, quando a Igreja Ucraniana Católica de Rito Bizantino no Brasil recebeu seu primeiro Bispo, na pessoa de Dom José Romão Martenetz, OSBM, os seminaristas maiores moravam na residência episcopal e sede do Bispado São João Batista, situada no Bairro Água Verde, em Curitiba.

Em 1973, o então Bispo Coadjutor Dom Efraim Krevey, OSBM construiu a nova residência episcopal e também sede do Exarcado São João Batista. Assim, a antiga residência passou a servir exclusivamente como Seminário Maior, recebendo seminaristas do Ensino Médio, de Filosofia e Teologia. O Ensino Médio e a Filosofia, os seminaristas faziam no Seminário São Basílio – Studium OSBM dos Padres Basilianos e a Teologia no Studium Theologicum dos Padres Claretianos.

De outubro de 1985 a julho de 1986, o prédio do Seminário foi reformado e ampliado, podendo acolher confortavelmente 15 seminaristas. A inauguração aconteceu no dia 4 de setembro do mesmo ano, recebendo o nome de Seminário Maior São Josafat. Presidida por Dom Efraim, às 18 horas, a cerimônia começou com a Divina Liturgia na capela do Seminário, contando com a participação dos Padres Seculares Josafat Gaudeda, Edison Boiko, Flor Vodonis, e dos Padres Basilianos Dionísio Lachovicz, Soter Schiller, Luiz Slobojian, Valmor Szeremeta e Miguel Kluska. Marcou sua presença o Ir. Martírio Kupitski, OSBM. Também estavam presentes os estudantes basilianos de Teologia: Pio Miklaus, André Pistun, Mateus Krefer, José Ratusznei, Mário Dacechen, Mário Lachovicz, Pedro Korpan, Teófilo Melech, Demétrio Kovalski, Mário Ciupa e Irineu Wassilkoski. Em sua homilia, Dom Efraim falou sobre a graça da vocação sacerdotal e sobre a importância de uma adequada preparação, que se faz no Seminário, agradecendo a todos que colaboram com a Eparquia nessa direção. Seguiu-se um jantar comemorativo no Clube Poltava.

De outubro de 2010 a fevereiro de 2011, sob a iniciativa de seu atual Reitor Pe. Joaquim Sedorowicz, o Seminário passou por uma nova reforma, para a qual teve considerável auxílio financeiro de alguns benfeitores generosos.