Quem Somos

Apresenta-se brevemente neste setor do nosso portal a identidade eclesial e a história da Metropolia Católica Ucraniana São João Batista com sede em Curitiba, Paraná.

Recentemente, a Igreja Católica Ucraniana no Brasil, que tinha a estrutura canônica de uma Eparquia consagrada a São João Batista, foi elevada pela Santa Sé ao status canônico de Arquieparquia ou Metropolia, sendo criada uma nova Eparquia a ela sufragânea – a Eparquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, com sede em Prudentópolis, Paraná.

Como primeiro Bispo Eparca da nova Eparquia o Papa Francisco nomeou Dom Meron Mazur, OSBM. O então Bispo Eparca da Eparquia São João Batista Dom Volodemer Koubetch, OSBM foi nomeado pelo Santo Padre como primeiro Arquieparca ou Arcebispo Metropolita da recém-criada Metropolia Católica Ucraniana São João Batista. As cerimônias de entronização ou tomada posse aconteceram nos dias 13 e 15 de julho de 2014, em Prudentópolis e Curitiba, e foram oficiadas por Sua Beatitude Dom Sviatoslav Shevchuk – Arcebispo Maior.

A Metropolia é uma parte da Igreja Católica Ucraniana de Rito Bizantino Ucraniano, evidentemente ligada à Santa Sé, acatando as determinações do Santo Padre o Papa. Ela está vinculada canonicamente ao Arcebispado Maior, com sede em Kiev, Ucrânia. Também está vinculada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

A Igreja Católica Ucraniana no Brasil, principalmente na última década, o quanto possível buscou interagir e colaborar com as atividades pastorais da CNBB Regional Sul II.