União da Vitória

PARÓQUIA SÃO BASÍLIO MAGNO

 INFORMAÇÕES GERAIS

Padroeiro: São Basílio Magno.

Endereço

Caixa Postal, 14
84600-000 UNIÃO DA VITÓRIA – PR
Fone: 42 3522-3937
Site: www.radiorozmova.com.br

Pároco – Vigários paroquiais:  Pe. Josafá Firman, Pe. BohdanFleituch, Pe. Dionísio Zaluski e Pe. Ricardo MazurekTernovski.

Congregações

– Convento das Irmãs Servas de Maria Imaculada, com 02 (duas) residências em União da Vitória.

– Convento das Irmãs Catequistas de Santa Ana, com 01 (uma) residência em União da Vitória.

– Convento das Irmãs de São José, com 01(uma) residência no bairro São Cristóvão em União da Vitória.

– Asilo Lar de Nazaré, União da Vitória.

– Asilo Santa Ana, em Ireneópolis.           

Monumentos

– Casa Paroquial e residência dos Padres.

– Gruta de Nossa Senhora de Lourdes.

– Campanário.

– Salas de catequese – salão de eventos culturais e festas.

HISTÓRIA

A fundação da Paróquia deu-se pelo Decreto nº45/53, do dia 31 de julho de 1953, por Sua Emcia. Dom Jaime de Barros Cardeal Câmara.

 ATUALIDADE

Famílias:

Atividades pastorais e socioculturais

Catequese: realiza-se aos sábados e domingos. É ministrada pelas religiosas locais e durante as férias de janeiro, vêm em auxílio outras religiosas e Catequistas do Sagrado Coração. Nas comunidades mais distantes, é ministrada por catequistas leigas. Anualmente, são promovidos encontros e cursos de catequese, reciclagem, aperfeiçoamento e atualização para catequistas leigas, na sede da Paróquia, com a participação de um grande número de líderes que se dedicam a este apostolado.

Cultos e devoções tradicionais: durante a Quaresma – Via-Sacra, Missa dos Dons Pré-Santificados e celebrações próprias da Semana Santa. Durante o mês de maio – tradicional novena (Maivka). No mês de junho – Novena ao Sagrado Coração de Jesus. No mês de outubro – Rosário comunitário. Realizam-se Missões, a cargo dos Padres Basilianos.

Ação Social: Há um orfanato que é dirigido pelas Irmãs Servas de Maria Imaculada. Periodicamente realizam-se promoções em benefício dos Asilos, do Orfanato e dos fiéis menos favorecidos, como também para a sua manutenção própria.

Associações leigas religioso-culturais: Apostolado da Oração; Congregação Mariana; Movimento Eucarístico Jovem (MEJ); Comissão Administrativa Paroquial (CAP); Grupo Folclórico Adulto e Infanto-Juvenil “Kalena”; Associação dos Amigos da Cultura Ucraniana; Boletim Paroquial “Rozmova” (Diálogo); Comissão Paroquial de Catequese; Associação de Assistência aos Agricultores. Em vias de acabamento a construção do Centro Religioso-Cultural São Basílio Magno, da paróquia.

COMUNIDADES DA PARÓQUIA

AQUILES STENGHEL– Porto União: Localizada entre Legrú e Nova Galícia. No início o povo freqüentava as celebrações no Legrú ou em Nova Galícia. Em 1939 foi construída a Igreja de Nossa Senhora Aparecida, em conjunto com os fiéis de Rito Latino. A Igreja servia tanto para a comunidade ucraniana quanto para a Latina. Na década de 80 os fiéis acharam por melhor construir a sua própria Igreja. No início as celebrações eram no pavilhão, e em 1991 foi inaugurada a nova Igreja, e abençoada em Honra a São Waldomiro, lembrando o 1º Milênio do Cristianismo na Ucrânia. Seu presidente é o Sr.ValdomiroDemeda, tesoureiro Sr. Pedro Balbuza e secretário Sr. Luiz Carlos Lessenko. Dia do Padroeiro 15 de julho.

BARREIROS – União da Vitória: A comunidade surgiu com a chegada das primeiras famílias por volta de 1898. A atual Igreja construída entre os anos 1905 – 1912, de madeira, está em processo de tombamento como patrimônio histórico, será totalmente restaurada. Comunidade numerosa, hoje menor, devido a emigração e falecimento dos mais antigos. Conta com aproximadamente 35 famílias. Seu presidente é o Sr. EstefanoChavarski, tesoureiro Sr. Áudio Kutcher e secretário Sr. Taras Parastchuk, seus Padroeiros os Santos Apóstolos Pedro e Paulo.

CAÇADOR – Com a chegada de muitas famílias ucranianas provenientes de Porto União e Mallet, a procura de emprego e em especial na Rede Ferroviária, sentiu-se a necessidade de construir uma Igreja de Rito Ucraniano. Incentivados pelo Pe. Valdomiro Barabasz, Pe. Floro Vodonis, a comunidade começou a se movimentar. Primeiro adquiriram um terreno, as primeiras celebrações eram realizadas na Igreja do Rito Latino, depois no pavilhão e na Igreja desde 1984. A Igreja foi oficialmente consagrada por Sua Excia Dom Efraim em outubro de 1988. Por muitos anos foi presidente da Comissão o Sr. João Markiewicz, as últimas comissões foram presididas por Miguel Baziuk, Marlene Baziuk, Nestor Huçulak, Aliduino Zanella e atualmente é o sr. Pedro Baziuk Neto, a comunidade conta com mais ou menos 90 famílias. Seu padroeiro é Cristo Rei e celebra-se no último domingo de outubro.

GENERAL CARNEIRO – Comunidade formada por famílias que saíram do Marco Cinco, Jangada do Sul, Nova Galícia e outras que aí chegaram com o crescimento da cidade. A Igreja foi construída entre os anos de 1966 e 1968. Grande mérito foi do Sr. KindratGaiovicz, doando terreno, material para a construção, ocupa um lugar privilegiado na cidade. Já está no projeto a construção de uma nova Igreja em alvenaria. Hoje a comunidade é formada por mais de 80 famílias. Nos últimos anos a Comissão Administrativa estava a cargo do Sr. Ivo Gaiovicz, João Stechechen, IzauraGaiovicz e atualmente ClodimarGirotto. Seu padroeiro é São Miguel Arcanjo que se celebra aos 8 de novembro.

HISTÓRICO DA IGREJA SÃO MIGUEL ARCANJO – GENERAL CARNEIRO – PARANÁ

IzauraGaiovis

Em 1952, um pequeno grupo de famílias decidiu que o povoado de “Passo da Galinha” deveria ter uma Igreja, um local adequado para reunirem-se, rezar e louvar a Deus.

O Senhor QuindradeGaiovicz, um dos moradores mais antigos da localidade, liderou todo o movimento pró-construção da Igreja e doou o terreno.  Outras famílias também contribuíram com dinheiro, trabalho, madeira e materiais necessários. A pequena Igrejinha foi construída próxima a estrada de rodagem que ligava União da Vitória a Palmas, hoje – Avenida Presidente Getúlio Vargas. Decidiu-se que a Padroeira seria Nossa Senhora das Graças.

A pequena comunidade organizou o básico para a realização das atividades religiosas e demais relacionadas a esta Capela.  Forma-se então a 1ª Diretoria, da qual o Sr. QuindradeGaiovicz foi o Presidente, cargo que exerceu com muito zelo por 12(doze) anos.

Demais membros – João Dissenha, João OsmaldoJakimiu, Ernesto Guaita e Outros.

Os Sacerdotes vinham de Palmas, uma vez por mês, para Celebrar a Missa, dando também toda assistência religiosa necessária à Comunidade. Nos demais domingos e dias santos, os fiéis se reuniam para rezar o terço, ensaiar cantos, e rezar a Via Sacra na quaresma. Assim foi até 1962. O Sr. QuindradeGaiovicz (Presidente), vendo aumentar o número de famílias descendentes de ucraniano nesta localidade, devido ao fácil acesso à escola para seus filhos. Com este fator e outros, a localidade cresceu e passou a Município. Decidiu-se que deveria introduzir o Rito Ucraniano nos ofícios religiosos, bem como a língua e a catequese aos filhos dos ucranianos, para preservar a sua tradição. Para isso, o Padre ucraniano, Floro Vodonis da Paróquia São Basílio Magno, de União da Vitória, foi convidado a celebrar a Santa Missa, uma vez por mês na Capela Nossa Senhora das Graças, e as Irmãs Servas de Maria Imaculada, ucranianas, viriam dar catequese e preparar as crianças para a 1ª Eucaristia. E assim aconteceu.

Segundo o Presidente da Igreja, o cultivo da língua ucraniana seria motivo de orgulho para as comunidades dos dois ritos, enriquecendo e unindo mais, desta maneira as famílias que residiam nesta localidade.

Por alguns meses foi possível conviver juntos os dois ritos, em perfeita harmonia, até a 1ª Eucaristia, organizada pelas Religiosas SMI. Neste momento, proibiu-se que fosse celebrada em ucraniano na Capela Nossa Senhora das Graças e as Irmãs darem continuidade à catequese aí. Com paciência, porém com obstinação, os ucranianos tentaram contornar a situação do conflito gerado pelo Pe. Luiz, do rito latino, onde colocou em confronto as famílias dos dois ritos. Reconhecendo que não seria mais possível o convívio, o Senhor Presidente decidiu por bem se afastar, junto com membros da Diretoria e famílias ucranianas, já que o conflito tomou proporções inesperadas. Perseguições, difamações envolvendo muitas famílias até então amigas, acabaram por separar os dois ritos.

As celebrações e atividades ucranianas passaram a ser realizadas no botequim da Capela Nossa Senhora das Graças, que ficava nos “potreiros” do Sr. QuindradeGaiovicz.  Mais tarde, após comemorações de Páscoa, o conflito foi exacerbado e, o Vigário Pe. Luiz proibiu celebrações neste local as quais passaram a ser realizadas em um “salão de baile”, cedido pelo seu proprietário, Sr. Eugênio Machely.

A partir disso, iniciou-se uma luta incessante pró-construção da Igreja Ucraniana: Promoções, doações, festas em lugares improvisados com o mínimo de estrutura. Após alguns meses, com o dinheiro das promoções, pinheiros doados pela Comunidade de Marco Cinco e ajuda de muitas pessoas, que constam no “livro ouro” aberto em 18 de abril de 1965, foi construída a Igreja que teve como Padroeiro SÃO MIGUEL ARCANJO, para a qual o Senhor QuindradeGaiovicz doou novo terreno e foi o seu 1° Presidente.

Desde 1965, época de sua fundação, a Igreja Ucraniana, São Miguel Arcanjo de General Carneiro vem prosperando.  As famílias ucranianas continuam preservando suas tradições dentro do Rito e crescendo, tanto espiritual como materialmente, o que fez com que agregasse membros de outras origens a essa Comunidade.

No ano de 1973 com a construção da BR 153, nossa pequena Igreja precisou ser mudada de local, pois estava sobre o traçado da rodovia. Reconstruída, sofreu algumas alterações em suas estruturas o que a deixou mais precária.

Com os anos, parte dela precisou ser reformada, suas paredes e assoalho estavam se deteriorando e, mostrando sinais de que a cúpula poderia ceder, esta foi removida, por apresentar perigo para seus frequentadores e ser pequena para a comunidade.

Em 1982, elegeu-se e deu posse a nova Diretoria, que teve como Presidente, Thomaz DaldimGaiovicz, Vice-Presidente, José Seroísca e Secretária Cecília Gaiovicz, e, sucessivamente:

Em 1984 – Presidente Guilherme Jerônimo Fagundes, Vice-Presidente Mario Gregório e Secretário José Nereu Kukul dos Anjos;

Em 1986 – Presidente Anastácio Espíndola, Vice-Presidente Raul Gaiovicz e Secretário José Nereu Kukul dos Anjos;

Em 1988 – Presidente Raul Gaiovicz, Vice-Presidente Anastácio Espíndola e Secretário José Nereu Kukul dos Anjos;

Em 1990 – Presidente Ivo Gaiovis, Vice-Presidente João Mazurechen Neto e Secretária Léa Lúcia Barrida;

Em 1994 – Presidente João Stechechem, Vice-Presidente IzauraGaiovis e Secretária Matilde StanqueviczBottega;

Em 1996 – Presidente IzauraGaiovis, Vice-Presidente Valdomiro Sloboda e Secretária Mariza MazurechemKarpovicz;

Em 2002 – Presidente ClodimarGirotto, Vice-Presidente Valdomiro Sloboda e Secretária IzauraGaiovis;

Em 2006 – Presidente Thomaz DaldimGaiovicz, Vice-Presidente Valdomiro Sloboda e Secretária IzauraGaiiovis;

Em 2008 – Assume o Vice-Presidente Valdomiro Sloboda, pelo falecimento do então Presidente Thomaz DaldimGaiovicz;

Em 2009 – Presidente IzauraGaiovis, Vice-Presidente Anastácio Espíndola Jr., Secretária Claudia Gaiovis.

A Sra. IzauraGaiovis, em maio de 2002, na reunião de prestação de contas e outros assuntos referentes à Comunidade salientou a necessidade da construção de uma nova Igreja, visto que as manutenções feitas na atual, não davam segurança necessária aos fiéis que a frequentava.

Outro sim, Dom Efraim Krevei, OSBM, por várias vezes falou que neste lugar deveria ser construída uma Igreja nova, a qual seria o cartão postal da cidade.

O Pároco da Igreja São Basílio Magno, Pe. Sergio Hrinievicz mostrou na ocasião, fotografias como sugestões de modelo para uma nova Igreja.

Em julho de 2002, a Sra. Maria Da Luz Mazurechem doou RS 500,00 como incentivo para iniciarmos a construção. E assim, vários outros fiéis fizeram suas doações.

Visando arrecadar um valor considerável, para dar início a construção, em agosto de 2003, foi programado o bingo de um carro, garantida a compra deste pelo Sr. Ivo Gaiovicz. Obtive-se um saldo de RS 55.725,00, o qual encorajou iniciar a obra.

Nesta ocasião, foi entregue a arquiteta Gilda Maria Botão Ayres Pereira, a elaboração do Projeto arquitetônico, a qual doou seu trabalho.

O presidente ClodimarGirotto em julho de 2004 sugeriu que fosse marcada a data de início da construção e, na mesma reunião, definiu-se demolir a antiga Igreja por apresentar problemas estruturais e para que a nova fosse construída no mesmo local. Várias reuniões foram necessárias para definições do Projeto e de que maneira seria construída, contando sempre com o apoio do Pároco Pe. Sergio e da Arquiteta Gilda Botão.

No dia 06 de novembro de 2005, o Bispo, Dom Efraim Basílio Krevei concedeu a Bênção da Pedra Fundamental da Igreja São Miguel Arcanjo, Rito Ucraíno Católico, General Carneiro – Paraná. Portanto, o Projeto foi desenvolvido pela Arquiteta Gilda Maria Botão Ayres Pereira; E a assistência técnica a cargo do Engenheiro Civil Dr. Renato Moecke; A execução, confiada aos mestres de obra Sr. Antonio Pereira e Sr. Carlos R. Woitowicz; A pintura decorativa, os Ícones foi realizada pela Irmã Silvia Potchenek, das Irmãs Servas de Maria Imaculada.

Procurou-se desenvolver essa obra no estilo das Igrejas do Rito Bizantino Ucraniano, embora acrescentado alguns detalhes da cultura brasileira, respeitando assim aos anseios da comunidade. Para a construção e aos detalhes da etapa final, sempre foi buscado parecer e aconselhamento com profissionais esclarecidos.

Entre as promoções realizadas foram recebidas várias doações as quais fizeram com que a obra não parasse. Também, por sugestão do Sr. Ivo Gaiovicz, foi feito um carnê totalizando R$ 1.000.00, em que os voluntários contribuíam mensalmente com o valor de R$ 50,00 e, até o momento presente as contribuições desta maneira continuam, graças ao dedicado trabalho prestado pela Sra. Cecília Gaiovicz Fagundes que incansavelmente busca receber tais donativos.  Não queremos registrar mais nomes aqui, embora constem em nosso livro ouro, temendo que casualmente deixemos de citar alguém que contribuiu, mesmo com pequenos valores, mas que para nós e, com certeza diante de Deus, tem o cêntuplo, a mesma importância é nossa gratidão.

Queremos lembrar que paralelo à construção da nossa antiga Igreja e mais recentemente a esta, foi construído o Salão de Festas, o qual é utilizado para diversos eventos do Município, além de ser o local de festas desta Comunidade.

Inicialmente eram apenas 226 paroquianos e, atualmente são visitadas na benção das casas 170 famílias que fazem parte desta Comunidade, da Paróquia São Basílio Magno. Contamos com descendentes de ucranianos, pessoas que se agregaram a nós devido matrimônio mistos e muitas pessoas simplesmente por se identificarem com a beleza deste rito.

Mensalmente são realizadas três Divinas Liturgias e também visitas dos Sacerdotes quando solicitadas pelos paroquianos. O Apostolado de Oração, que foi fundado em 1975, continua atuante com 26 membros, tem como presidente Cecília Seroíska. A Catequese conta com as seguintes Catequistas: Marta Zamulek, Luciane Fagundes Tremba, Mariza Mazurechem, Nelza Barrida Girotto, DalianeWanderlich, IzauraGaiovis, com o apoio de uma equipe coordenada por Lucia Yagnezt preparam as crianças para receberem a Primeira Eucaristia, Crisma e a participarem do Movimento Eucarístico Jovem, tendo atualmente 39 crianças sendo catequizadas. Irmã Tereza Cristina Slobojian das Servas de Maria Imaculada, do Colégio Sagrado Coração de Maria, de União da Vitória, é designada para assistir a Comunidade. Ensina a Língua Ucraniana, orienta as catequistas bem como o Movimento Eucarístico Jovem e realiza reuniões com os pais. Como cumprimento do Rito Bizantino Ucraniano, são visitadas as famílias após o Natal com “COLHAD”, sendo que, neste ano de 2014, 82 famílias receberam esta visita. Foram pregadas aqui três Missões pelos seguintes Missionários:

1988 – Pe. Volodemer Koubetch, OSBM, hoje Arcebispo Metropolita, foi um dos Missionários e Pe. TarcízioZaluski OSBM;

08 a 14.08.1999 – Pe. Mario Zawiski e Pe. Dionísio Bobalo, OSBM;

11 a 17.03.2012 – Pe. Gregório Hunka e Pe. Melécio Krauczuk, OSBM.

Além da bênção da Pedra Fundamental, tivemos uma Visita Pastoral de Dom Efraim Basílio Krevey e nesta data, a Bênção da Nova Igreja feita pelo nosso Arcebispo Metropolita, Dom Volodemer Koubetch. Durante um período fomos assistidos por Dom Daniel Kozelinski, Bispo Auxiliar.

O Pe. Floro Vodonis (in memoriam) foi o primeiro Sacerdote desta Comunidade. Ao longo desses anos, estiveram aqui celebrando conosco os sempre lembrados Padres: Josafat Gaudeda, Sergio Krasniak (in memoriam), JeroslauSusla (in memoriam), Nivaldo Koslinski, (in memoriam) Teodósio Kutcchenski, OSBM (in memoriam) MetódioKravetz, Roque Hunhevidz, Valdomiro  Barabach, Paulo Barabach, BogdanFleituch, Jorge Chainiuk, Sergio Hryniewicz, Luis Pedro Polomanei, José Kernistskei, Sandro Dobkowski, Mario Carlos Lazoski(in memoriam), Demétrio Kovalski, Josafat Roiko, VassilioBurko Neto, Sergio Chmil,  Dionísio Zaluski, Ricardo MazurekTernovski, e Josafá Firma, nosso Pároco atual. Nossos agradecimentos aos Sacerdotes, Bispos e Missionários que nos assistiram e animaram, para mantermos viva a Fé e o Rito.

Nossos antepassados não trouxeram bens materiais, mas nos proporcionaram uma formação moral e espiritual, com sua cultura e tradição, animada pela fé, que é cultivada com muito ardor até os dias de hoje, temos certeza, que essa foi a maior e melhor herança que nos deixaram.

Por tudo isso e por todos rezamos e dizemos muito obrigado, e que o Senhor, nosso Deus seja louvado!

*Nivaldo Koslinski, Teodósio Kutcchenski, MetódioKravetz, Roque Hunhevidz,

Estes três últimos, quase tenho certeza que não.Não tenho confirmação que esses realmente celebraram aqui na nossa Igreja ou apenas na Paróquia São Basílio….

*Os falecidos como identificá-los? Está correto?  Agora sim.

* Quando me refiro ao Pe. Floro, nosso primeiro pároco e incentivador da construção da primeira Igreja e, que esteve conosco por muitos anos, como me refiro? Fundador!!!! Veja como alterei.

LEGRÚ– Situada a 11 km da Matriz no Município de Porto União, também esta é uma das mais antigas comunidades. Sua Igreja construída por volta do ano 1906, também está em fase de tombamento como Monumento Histórico e será completamente restaurada. De início comunidade muito numerosa, hoje poucas famílias fazem parte da comunidade. Seu presidente é o Sr. Genésio Iuskiu, vice Sr. André Pereima e Secretário AlvirScambara. Seu Padroeiro é São João Batista.

MAQUINISTA MOLINA – Situa-se no município de Matos Costa – SC. Dista 11 km de Nova Galícia e 16 de Marco Cinco. Com esta distância sentiu-se a necessidade de se construir uma Igreja. A vila era formada quase que só por ferroviários. Em 1965 começou a campanha para a construção. O terreno foi cedido pelo Sr. Nicolau Huryn, a madeira e material doado pelas famílias, e em pouco tempo a Igreja estava pronta. Por muitos anos foi presidente o Sr. Nicolau Tomachewski, atualmente é o Sr. Romeu Sandak. Com a desativação da Rede Ferroviária muitas famílias mudaram-se para outros lugares. Hoje a comunidade conta com 15 famílias. Sua padroeira é Anunciação de Nossa Senhora, e celebra-se aos 25 de março.

MARCO CINCO – General Carneiro: A primeira e a mais antiga de todas as nossas comunidades, as primeiras famílias chegaram em 1895. O primeiro sacerdote a visitar e celebrar na comunidade foi o Rev. Pe. AntonioMarteniuk, provavelmente em 1897. De início a comunidade era muito numerosa, com mais de 300 famílias. Por muitos anos as Irmãs Servas de Maria residiram aí, mantendo a Escola com internato e externato. Recentemente a comunidade celebrou o centenário da construção da sua Igreja. Atualmente 70 famílias fazem parte da comunidade, seu presidente é o Sr. Nivaldo Olinquevicz, tesoureiro o Sr. Sérgio Zamulhak e secretária DªZenóbia Lobas da Silva. Seu padroeiro é o Divino Espírito Santo.

NOVA GALÍCIA – Porto União: Surgiu com a construção da Estrada de Ferro. Formada por migrantes provenientes do Jangada, Mallet, Dorizon, surgiu por volta do ano 1908 chegou a ser Distrito do Município de Porto União, progressista e muito numeroso com o enfraquecimento da Ferrovia, muita gente mudou-se para outros lugares de preferência Porto União e União da Vitória, sua atual igreja foi inaugurada em 1997. Hoje, mais ou menos 60 famílias fazem parte da sua comunidade. Presidiram as Comissões nos últimos tempos os senhores José Mychaylyk, Basílio Jaskiu, Nicolau Nagurniak e atualmente Romão Smek.

PAULA FREITAS – A sua primeira Igreja foi construída por volta do ano 1945, antes as famílias que aí residiam frequentavam a Igreja de Vera Guarani, Carazinho e Vargem Grande. O grande mérito na formação da Comunidade e Construção da Igreja é do Rev. Pe. MetódioKoval, que residiu em Vera Guarani e atendeu esta comunidade até 1976. Por algum tempo foi atendida pelo Pe. Floro Vodonis que vinha de Rio das Antas e em 1987 passou definitivamente a integrar a Paróquia São Basílio. Em 1991 com a coordenação do Pe. Josafat Gaudeda foi construída e inaugurada a nova Igreja. Hoje fazem parte da comunidade mais de 70 famílias. Nos últimos anos a comissão estava sob coordenação dos senhores Sérgio Oleksechen, João Gruchovski e Carlito Duda. A padroeira da Igreja é Apresentação de Nossa Senhora no Templo, se celebra aos 21 de novembro.

PINTADINHO – Localiza-se no interior de Porto União. Comunidade nova, formada por famílias vindas de Nova Galícia, Stenghel, Paulo Frontin e Cruz Machado. Distante seja para a Matriz ou Nova Galícia, as famílias sentiram a necessidade de construir uma Igreja. A partir de 1952 as famílias se reuniam para as celebrações, em 1954 estava pronta construída a Igreja da Comunidade. A primeira Igreja de madeira, serviu para a comunidade por mais de 40 anos, que contava com mais de 100 famílias. Hoje 40 famílias formam a comunidade. As últimas comissões administrativas foram presididas pelos senhores Silvestre Gulicz, Paulo Demeda e o atual Sr. João Fedechen. Seu Padroeiro é Senhor Bom Jesus ou Transfiguração que se comemora aos 6 de agosto.

SANTA LUZIA – Situa-se no município de Paula Freitas. Desde 1964 a comunidade era atendida pelo Rev. Pe. MetódioKoval de Vera Guarani, no início celebrava-se nas famílias ou na escola. A primeira Igreja foi construída em 1968. É uma comunidade formada por migrantes provenientes de Mallet, Dorizon, Paulo Frontin e Serra do Tigre. Situada ao lado da BR 476 ocupa lugar privilegiado, no lugar da Igreja de madeira construiu-se a Igreja de alvenaria inaugurada em 1993. A comunidade conta com mais de 50 famílias. O atual presidente da Comissão Administrativa é o Sr. João Maturizem. Sua padroeira é Santa Luzia.

SANTA MARIA – Localiza-se no município de União da Vitória, ao lado da estrada de Palmas. As famílias que aí residiam freqüentavam as Igrejas de Barreiros, Legrú, Marco Cinco ou na Matriz. Pe. Floro Vodonis quando assumiu, incentivou a construção da Igreja na localidade. O terreno foi doado pela família Chokailo, todos ajudaram e em pouco tempo a Igreja estava pronta, por sinal muito bonita conforme estilo oriental. As últimas comissões foram presididas pelos senhores André Jarenko, João Flissak, Eugênio Vence e atualmente o Sr. IzidoroFlissak. Sua padroeira é Nossa Senhora do Amparo, comemora-se aos Primeiro de outubro.

SÃO CRISTÓVÃO – União da Vitória: uma comunidade nova, formada por famílias que vieram predominantemente de Mallet, Dorizon, Paulo Frontin e Cruz Machado. E de início as famílias que aí residiam, freqüentavam a Matriz São Basílio. A partir de 1965 começaram a se fazer as primeiras campanhas para aquisição do terreno, no dia primeiro de maio de 1996 foi celebrada a Primeira Missa pelo Rev. Padre Valdomiro Barabasch, e em seguida começaram as campanhas para compra de mais terreno e hoje graças ao esforço e sacrifício de muitas pessoas, a comunidade possui um terreno e espaço privilegiado. A primeira Igreja, de madeira, serviu para a comunidade por mais de 30 anos, por ser de madeira e pequena, a comunidade decidiu construir uma nova, em alvenaria, grande, espaçosa e poderá acolher confortavelmente muita gente, está praticamente pronta. As celebrações já acontecem na Nova Igreja, possivelmente no ano 2004 será solenemente consagrada e provavelmente em breve será sede Paroquial. Hoje conta com mais de 400 famílias. A Comissão Administrativa é coordenada pelo Sr. José Javoriwski e seu Padroeiro é a Santíssima Trindade.