Cúria

METROPOLIA CATÓLICA UCRANIANA SÃO JOÃO BATISTA

Cúria – Sede Metropolitana

A CÚRIA METROPOLITANA – SEDE DA METROPOLIA CATÓLICA UCRANIANA SÃO JOÃO BATISTA, em Curitiba, que é também a residência do Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch, não faz atendimentos pastorais diretos; ou seja: não administra sacramentos, nem fornece documentação sobre os mesmos, porque isso é da competência das Paróquias, em suas respectivas sedes. A CÚRIA METROPOLITANA não se responsabiliza por questões que são de competência da Paróquia da Arquicatedral São João Batista. Ela possui sua própria administração e secretaria.

METROPOLIA é o mesmo que ARQUIEPARQUIA, equivalente a ARQUIDIOCESE na Igreja Católica Latina, e é dirigida por um Arquieparca – arcebispo, metropolita. Na Igreja Católica Latina, os arcebispos também são conhecidos como metropolitas.

Sede da Metropolia

O TRABALHO DA CÚRIA é de administração geral da Metropolia, exercendo várias funções, que podem ser descritas nos seguintes sete pontos:

1 – Trabalho eclesial estrutural: a Metropolia se encaixa na estrutura da Igreja. No mundo católico, o chefe maior é o Papa, atualmente Sua Santidade o Papa Francisco, a quem se submetem tanto a Igreja Católica Latina quanto as Igrejas Católicas Orientais, entre as quais está a nossa Igreja Greco-Católica Ucraniana. A Metropolia Católica Ucraniana São João Batista, com sede em Curitiba, faz parte da Igreja Greco-Católica Ucraniana (IGCU) com sede em Kiev, Ucrânia, e seu chefe é Sua Beatitude Arcebispo Maior Sviatoslav Shevchuk. Sendo assim, o Arcebispo Metropolita deve obrigatoriamente participar dos sínodos, colocando em prática suas determinações, e contribuir financeiramente na manutenção da Cúria do Arcebispado Maior em Kiev. A Metropolia e sua Eparquia Sufragânea, sediada em Prudentópolis, com seu Bispo Eparca Dom Meron Mazur, também faz parte da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), participando das assembleias gerais e regionais. Regionalmente falando, a Metropolia possui a maior parte das Paróquias no Estado do Paraná (temos uma paróquia em São Paulo e três em Santa Catarina), que forma o Regional Sul 2 da CNBB. O Arcebispo Metropolita faz parte do Conselho Episcopal Pastoral (CEP) da CNBB Sul 2.

2 – Chancelaria: é o serviço de secretariado da Metropolia, que cuida dos documentos canônicos, como a nomeação dos Párocos e Vigários Paroquiais, os Conselhos Administrativos Paroquiais, os Coordenadores dos Movimentos eclesiais e das Pastorais. Cuida também das correspondências, que, hoje em dia, em sua maior parte, são eletrônicas (e-mail, WhatsApp).

3 – Arquivo e biblioteca: a Cúria metropolitana se encarrega da organização do arquivo da Metropolia, que tem três divisões complementares: arquivo digital, arquivo corrente e arquivo histórico; na sede da Cúria existe também uma biblioteca, voltada para a pastoral e para a cultura ucraniana, mas é de uso particular do Arcebispo Metropolita, que, atualmente, na prática diária, exerce a função de secretário, arquivista e bibliotecário.

4 – Tribunal eclesiástico: instalado no espaço da Cúria metropolitana, se ocupa das questões jurídico-canônicas da Metropolia, principalmente das causas matrimoniais, que são as mais comuns hoje em dia. O Presidente do Tribunal Intereparquial da Metropolia/Eparquia e Vigário Judicial é o Pe. Dr. Neomir Gasperin Doopiat. O endereço do Tribunal é o mesmo da Metropolia. Os contatos são os seguintes: telefone – 41 4042-9717, e-mail – [email protected]

5 – Organização pastoral geral – em nível de Metropolia: sob a convocação e direção do Arcebispo Metropolita, acontecem as reuniões dos órgãos consultivos da Metropolia, como o Conselho Presbiteral, o Colégio dos Consultores e o Conselho Pastoral, que auxiliam o Arcebispo Metropolita na elaboração dos diretórios, estatutos, projetos pastorais e resolução de problemas jurídico-canônicos, pastorais e administrativos (ver a próxima função).

6 – Administração dos bens materiais e financeiros: para essas questões, além dos órgãos citados no item anterior, o Arcebispo Metropolita conta ainda com o Conselho para Assuntos Econômicos, o Ecônomo – Administrador Geral e com o Setor de Contabilidade. A Metropolia trabalha também com uma assessoria jurídica civil, que é acionada em caso de alguma necessidade.

7 – Comunicação: a Cúria metropolitana cuida da manutenção do seu site institucional, da página no Facebook no Instagram (usados geralmente para divulgar as publicações no site), da edição do Boletim informativo e da comunicação em geral, etc. O Boletim Informativo tem por objetivo principal registrar e divulgar os eventos da Metropolia.

SE A SUA NECESSIDADE ESPIRITUAL E SACRAMENTAL está no âmbito da Paróquia da Arquicatedral São João Batista, favor entrar em contato com a respectiva Secretaria nos contatos indicados abaixo.

CATEDRAL SÃO JOÃO BATISTA

SECRETARIA PAROQUIAL

Rua Maranhão, 1094 – Bairro Água Verde

80610-000 CURITIBA – PR

Horário: segunda a sexta-feira das 13:30 às 17:30 horas

Telefone fixo: 41 3329-3036

WhatsApp: 41 99702-4831

E-mail: [email protected]

Facebook: https://www.facebook.com/Arquicatedral-Greco-Católica-Ucraniana-São-João-Batista-1024489114264790