Vida Consagrada

VIDA CONSAGRADA NA METROPOLIA CATÓLICA UCRANIANA SÃO JOÃO BATISTA

Quando falamos sobre a Vida Consagrada queremos explicitar especialmente os Institutos de Vida Consagrada, que incluem as Ordens, Congregações, Institutos Seculares e de Vida Apostólica.

Cada Instituto de Vida Consagrada tem sua história, constituição e carisma próprios, mas de uma forma geral essas instituições caracterizam-se pelo fato de seus membros fazerem a consagração a Deus e à Igreja por meio da profissão dos votos evangélicos da pobreza, obediência e castidade.

Os Institutos católicos ucranianos que atuam no Brasil: Padres Basilianos e Irmãs Servas de Maria Imaculada desde o início da imigração – final do século XIX, Irmãs Basilianas e Irmãs de São José que chegaram mais tarde, e os dois que foram fundados no Brasil – Irmãs de Sant’Ana e Catequistas do Instituto Secular sempre prestaram com muita dedicação os mais diversos serviços pastorais à Igreja Católica Ucraniana em nosso país, o que foi de grande valia para o seu desenvolvimento.

Esta seção do site da Metropolia, apresenta brevemente os seis Institutos existentes no Brasil seguindo a seguinte ordem:

1 – Ordem Basiliana de São Josafat, cujos membros, na maioria sacerdotes, são conhecidos como Padres Basilianos;

2 – Congregação das Irmãs Servas de Maria Imaculada;

3 – Congregação das Irmãs Catequistas de Sant’Ana;

4 – Irmãs da Ordem de São Basílio Magno – Irmãs Basilianas;

5 – Congregação das Irmãs de São José;

6 – Instituto Secular das Catequistas do Sagrado Coração de Jesus.