Instituto Secular das Catequistas do S.C.J

Sede do Instituto e Centro de Formação3.2.6 Sede do Instituto

Caixa Postal, 10
84400-000 PRUDENTÓPOLIS – PR
Fone: 42 3446-1383

www.institutoscj.org.br

[email protected]

 

Este instituto é único em toda a Igreja Greco-Católica Ucraniana e um dos quatro existentes nas Igrejas Orientais Católicas.

História

O Instituto Secular das Catequistas do Sagrado Coração de Jesus foi fundado no ano de 1940 pelo Pe. Cristóforo Myskiw, OSBM (* 19.05.1905 – + 07.06.1973), em Prudentópolis, Paraná, Brasil.

É um Instituto secular feminino, fundamentado na Encíclica “Provida Mater Ecclesia” (02.02.1947) do Papa Pio XII e outros documentos da Igreja. De Direito Pontifício (Decretum Laudis: 12.06.1971), atua na Eparquia Ucraíno-Católica de São João Batista. É regido pelas Constituições aprovadas pela Sé Apostólica, sob o Prot. N° 672/68, de 13 de novembro de 1984, da Sagrada Congregação para as Igrejas Orientais, pelas Diretrizes e pelas normas da Assembleia Geral e Diretoria Geral.

O Instituto Secular das Catequistas do Sagrado Coração de Jesus é dirigido pela Diretora Geral com seu Conselho, eleitas em Assembleia Geral para cinco anos.

São membros do Instituto as pessoas que nele se consagram a Deus pelos conselhos evangélicos temporária e definitivamente. Conforme previsto nas Constituições, o Instituto possui membros no sentido mais amplo, as Catequistas Auxiliares, que nas comunidades onde vivem, exercem o apostolado de acordo com as diretrizes do Instituto.

O Instituto provê para as Catequistas uma sólida formação religiosa e espiritual, como também uma educação intelectual e profissional para que possam exercer devidamente sua missão e apostolado, conforme o carisma do mesmo. Sendo um Instituto de rito Oriental, é dada aos seus membros uma formação adequada ao próprio rito e Igreja.

A formação dos membros é feita em três períodos. As candidatas à consagração no Instituto realizam, num espaço de dois ou três anos, o primeiro período de formação, durante o qual elas conhecem o Instituto, sua espiritualidade e carisma, seu estilo de vida e trabalho e recebem uma formação básica de iniciação à vida consagrada pela vivência dos conselhos evangélicos. O primeiro período de formação, desde o seu início em 1949, está instalado em Prudentópolis, berço e sede do Instituto.

No segundo período, no mínimo de cinco anos, as Catequistas dão continuidade à sua formação espiritual e tratam de aperfeiçoar-se no seu trabalho profissional, visando exercê-lo com dedicação e competência, para que lhes sirva de instrumento na atuação apostólica e para o sustento próprio e de outros membros.

No terceiro período – a formação permanente – as Catequistas zelam pelo seu permanente e contínuo aperfeiçoamento espiritual, intelectual e profissional, utilizando-se de meios como: exercícios espirituais, retiros, cursos, encontros, seminários, congressos, leituras, programas de TV católicas, Internet, etc, a fim de que possam ser autênticas cristãs, introduzindo o Reino do amor de Cristo em todos os setores da vida cotidiana.

Carisma e espiritualidade 

– Tendo como objetivo principal a santificação pessoal e a evangelização, as Catequistas, assim popularmente chamadas, vivem seu carisma através da pastoral catequética, principalmente de crianças e jovens, e no apostolado de inserção, inerente aos leigos consagrados.

– Animadas pelo Espírito Santo, vivem a espiritualidade fundamentada no amor do Sagrado Coração Eucarístico de Jesus, que revela o amor da Trindade.

– Vivem no mundo e para o mundo, testemunhando o Evangelho em todo tempo e lugar, praticando e propagando a devoção ao Coração Misericordioso de Cristo.  Nas ações cotidianas de suas vidas, do seu trabalho pastoral e profissional procuram, a exemplo do modo de ser do Sagrado Coração de Jesus, viver o amor gratuito, ser sal, luz e fermento para a construção do Reino de Deus em cada pessoa e nas estruturas sociais.

Casas

O Instituto Secular das Catequistas do Sagrado Coração de Jesus mantém 8 casas comuns, denominadas centros, para a residência das Catequistas, nas cidades e localidades onde exercem seu apostolado:

Brasil (06): Prudentópolis, Ponte Nova, Ligação, Curitiba, Ponta Grossa e Ivaiporã.

Em Ivaiporã, o Instituto mantém o Colégio Santa Olga – Educação Infantil e Ensino Fundamental e Médio, no qual anualmente são atendidos 450 alunos.

Em Prudentópolis, o Instituto mantém o Internato Santa Olga, no qual anualmente são mantidas, em média, cerca de 30 crianças e adolescentes em idade escolar, cujos pais, na sua grande maioria, vivem na zona rural, em pequenas propriedades agrícolas e exploram a terra com tração animal ou através do trabalho braçal. Além de freqüentar o ensino regular, as internas recebem formação religiosa, social, cultural e aulas de artesanato, cantos litúrgicos e folclóricos.

Membros pertencentes à casa de Prudentópolis, têm residência fixa nas localidades de Cachoeirinha, Barra de Areia, Herval, Banhado Vermelho e Ligação. Em Ligação, as catequistas desenvolvem seu apostolado desde 1947 e atualmente, além de suas atividades pastorais, ministram aulas aos alunos no Ensino Fundamental e Médio, amplo campo de atividade educacional e de apostolado.

Em Ponta Grossa, é mantida a Casa de Estudantes Santa Olga, onde vivem em regime de internato, jovens universitárias. Essas jovens freqüentam escolas públicas ou privadas e na casa recebem todo atendimento e orientações para viver segundo os princípios cristãos.

            Em Curitiba, os membros do Instituto trabalham incessantemente na pastoral catequética e acompanham a associação do Apostolado da Oração, junto da catedral São João Batista. Ministram aulas de cultura, idioma, artesanato e folclore ucranianos para crianças, adolescentes e jovens.

Além desses importantes trabalhos, desde 1961, quando foi criada a casa do Instituto em Curitiba, no bairro Água Verde, e construída a residência do então Eparca Dom José Romão Martenetz, OSBM e depois Dom Efraim Basílio Krevey, OSBM, as catequistas prestam relevantes e constantes serviços na administração da residência e sede oficial do Eparca atual Dom Volodemer Koubetch, OSBM e da Eparquia.

Argentina (01): Oberá, Província de Missiones – dirigem um internato para meninas.

Paraguai (01): Encarnación – a seu cargo está a direção de um internato para meninas.

Estendendo seu apostolado, o Instituto possui membros trabalhando em Stamford, USA, onde, desde 1989, assumem os trabalhos domésticos na residência episcopal e no Seminário Eparquial, sob a tutela do Bispo Eparca atual Dom Paulo Chomnitsky, OSBM. Além das atividades na sede e seminário eparquiais, as catequistas desenvolvem a pastoral catequética de crianças e jovens nas paróquias da referida Eparquia e nas Colônias de Férias, promovidas pela comunidade ucraniana dos Estados Unidos.

Atividades

A principal característica dos membros do Instituto, como leigas consagradas, é a difusão da glória e do amor de Deus no mundo e para o mundo, por meio da evangelização no seu ambiente secular, visando ser testemunhas vivas do Evangelho de Cristo. Vivendo o carisma para o qual fora fundado, e nascido na Igreja Oriental de rito bizantino-ucraniano, o Instituto prioriza o trabalho catequético-pastoral entre os fiéis dessa Igreja Particular.

Concretamente, os trabalhos são os mais diversos:

– Educação e formação de líderes cristãs: formação religiosa (dentro do rito ucraniano) e profissional, no Instituto e Internato Santa Olga.

– Pastoral catequética: as Catequistas ministram catequese durante o período letivo e durante as férias escolares.

– Retiros e encontros: anualmente são organizados e coordenados retiros para as catequistas auxiliares. Nas diversas paróquias e comunidades da Eparquia são organizados encontros vocacionais, com a participação de jovens, crianças e adultos.

– Nesses dados não estão incluídos os alunos das muitas escolas públicas e/ou particulares, onde os membros do Instituto exercem suas atividades docentes e desempenham um importante papel na formação religiosa, espiritual e moral das crianças e dos jovens.

– Participação e trabalho nas comissões eparquiais: Catequese, Liturgia, Apostolado da Oração, Pastoral da Juventude e Vocacional.

– Coordenação dos Cursos Catequéticos para leigos e docência nos mesmos, promovidos pela Comissão Eparquial de Catequese, anualmente realizados nas dependências do Instituto, em Prudentópolis.

– Participação e trabalho nas comissões paroquiais de catequese.

– Coordenação dos cursos paroquiais de aperfeiçoamento catequético e docência nos mesmos.

– Participação e trabalho nos grupos, movimentos e congressos juvenis.

– Participação e trabalho nos grupos do Apostolado da Oração, Cursilhos de Cristandade e Movimento Eucarístico Jovem.

– Participação dos Conselhos Paroquiais.

– Colaboração com os sacerdotes no trabalho pastoral, missões, obras apostólicas e sociais.

– Participação e trabalho nos Conselhos Municipais de Saúde e de Assistência Social.

– Coordenação dos grupos folclóricos ucranianos.

– Direção dos grupos e das escolas paroquiais de língua e cultura ucraniana e docência nos mesmos.

– Inserção nas diferentes instituições e organizações religiosas, sociais, educacionais, culturais, políticas, folclóricas, artísticas, ecumênicas, propagando o Evangelho e dando seu testemunho de vida cristã, em conformidade com o Magistério da Igreja.

– Preservação e propagação da identidade e espiritualidade do rito oriental ucraniano-bizantino, da língua, dos valores espirituais, religiosos, morais, éticos, culturais e sociais herdados dos ancestrais ucranianos.