História

Elaborando um breve histórico da Metropolia Católica Ucraniana São João Batista, tem-se trabalhado com seguintes pontos, que marcam as diversas fases: primórdios; Ordinariato; Exarquia; Eparquia; Metropolia.

Primórdios

Cardeal Dom Jaime de Barros Câmara
Cardeal Dom Jaime de Barros Câmara

A Igreja Católica de Rito Ucraniano no Brasil marcou seu início no final do século XIX, mais precisamente no ano de 1895, quando o primeiro grupo de imigrantes ucranianos, vindos majoritariamente da Ucrânia ocidental, desembarcou em nosso território. Seguiram-se outras levas, principalmente na 1ª e 2ª década do século XX.

Os nossos imigrantes, em sua maioria católicos, estabeleceram-se nos estados do Paraná e Santa Catarina. Até 1952 os fiéis ucranianos estavam sob a jurisdição dos bispos latinos das dioceses de Curitiba (mais tarde Arquidiocese), Ponta Grossa e Jacarezinho, das prelazias de Palmas e Foz do Iguaçu e de Joinville.

Ordinariato

Monsenhor Clemente Preima
Monsenhor Clemente Preima

Em virtude do número sempre crescente de fiéis de ritos orientais residentes no Brasil e para favorecer-lhes o dom espiritual de modo mais frutuoso, a Sagrada Congregação “Pro EcclesiaOrientali”, tendo considerado o assunto com seriedade, expediu um Decreto pelo qual confiava esses mesmos fiéis a um único Ordinário, com todas as faculdades necessárias para o bom atendimento. Para o cargo foi escolhido o Cardeal Dom Jaime de Barros Câmara, Arcebispo Metropolitano do Rio de Janeiro, com a faculdade de constituir um ou mais Vigários Gerais.

O Decreto de Criação do Ordinariato “Cum Fidelium” do Papa Pio XII se deu no dia 14 de novembro de 1951 e a posse no domingo da Páscoa, dia 13 de abril de 1952. Em 1953, foi nomeado para o cargo de Vigário Geral o Mons. Clemente Preima, acumulando os cargos de Vigário da Paróquia de Mallet e de Vigário Geral.

“Dom Jaime foi um grande amigo dos ucranianos, sempre atento e prestimoso na solução dos problemas que o cargo lhe impunha. Um verdadeiro defensor dos ritos orientais, dando verdadeiras lições aos latinos de como deviam tratar e respeitar os orientais, que, para os mesmos, nada mais eram do que ritos meramente tolerados, esquecendo-se ou desconhecendo as preocupações constantes que a Santa Sé demonstrou em todos os séculos pela conservação dos mesmos na Igreja. Enfim, muito fez Dom Jaime em favor dos orientais, seguindo a orientação dos Sumos Pontífices” (Pe. ValdemiroHaneiko: Uma centelha de luz, Editora Kindra, Curitiba, 1985, p. 71 e 93).

Em 10 de maio de 1958, a Igreja Católica de Rito Ucraniano no Brasil recebeu a alegre notícia da nomeação de seu primeiro bispo: Dom José Romão Martenetz, OSBM. Sua Santidade o Papa Pio XII o nomeou Bispo Titular de Soldaia e Auxiliar de Sua Eminência Dom Jaime de Barros Câmara. Dom José instalou sua sede episcopal em Curitiba.

Exarquia

Dom José Romão Martenetz, OSBM
Dom José Romão Martenetz, OSBM

Sua Santidade o Papa João XXIII, em 30 de maio de 1962, por meio da bula “QuiDiviniConsilio”, criou o Exarcado Apostólico para os fiéis do Rito, nomeando Dom José como Exarca.

Eparquia

Dom Efraim Basílio Krevey, OSBM
Dom Efraim Basílio Krevey, OSBM

Em 29 de novembro de 1971, Sua Santidade o Papa Paulo VI, pela Bula “EiusVicarius”, erigiu a Eparquia São João Batista para os ucranianos católicos no Brasil, com sede em Curitiba. Na mesma ocasião, o Papa, por meio da Bula “Cum Christus Jesus” nomeou Dom José como primeiro Eparca. Em 29 de julho de 1972, na Catedral São João Batista em Curitiba, na presença do Núncio Apostólico Sua Excelência Dom Humberto Mozzoni, do Arcebispo de Curitiba Dom Pedro Fedalto e vários bispos do Paraná e Santa Catarina, Dom José tomou posse da nova Eparquia.

Na mesma data da criação da Eparquia, o Papa Paulo VI emitiu a Bula “Ut Curam Omnem” nomeando para o cargo de Bispo Coadjutor o Revmo. Pe. Efraim Basílio Krevey, OSBM, Superior Provincial da Província São José da Ordem de São Basílio Magno. O novo bispo foi ordenado em Roma pelo Santo Padre o Papa Paulo VI, no dia 13 de fevereiro de 1972.

Aos 10 de maio de 1978, Dom José Romão Martenetz, OSBM, debilitado, em virtude da séria enfermidade, apresentou ao Santo Padre o Papa Paulo VI e obteve a renúncia ao Ministério Episcopal. Automaticamente, seu Coadjutor Dom Efraim assumiu o governo da Eparquia, sempre com sede em Curitiba. Dom José passou a residir no Seminário Maior dos Padres Basilianos em Curitiba, onde auxiliou na formação dos seminaristas.

Em outubro de 1981, Dom José foi acometido de derrame cerebral, que o deixou parcialmente paralisado e sem fala durante sete anos e quatro meses, mas que não o impediu de dar um testemunho extraordinário de vida humana, cristã, monástica e sacerdotal. Em sofrimento absolutamente silencioso, faleceu em “odor de santidade” na tarde de 23 de fevereiro de 1989, sendo sepultado na manhã do dia 25, na cripta da Catedral São João Batista em Curitiba.

Assumindo o pastoreio da Eparquia, Dom Efraim Basílio Krevey, OSBM se distinguiu principalmente pelo seu perfil empreendedor e zelo apostólico. Em 1972, iniciou a construção da nova sede eparquial em Curitiba. Sempre incentivou as construções de novas igrejas, fazendo com que a Eparquia muito prosperasse. Além das construções de igrejas, ele providenciou outras de caráter social e cultural, como a Casa de Repouso para Idosos Nossa Senhora do Amparo em Marcelino e o Centro Religioso Cultural Poltava em Curitiba. Incentivou e participou ativamente de empreendimentos culturais como os congressos dos profissionais e da juventude ucraniana no Brasil.Dom Efraim tornou-se o segundo Eparca no dia 10 de maio de 1978, cargo que ele exerceu com muita competência e habilidade.

Dia 13 de dezembro de 2006, Sua Santidade o Papa Bento XVI nomeou o Bispo Coadjutor Dom Volodemer Koubetch, OSBM como terceiro Eparca. Ele foi nomeado Bispo Coadjutor por Sua Santidade o Papa João Paulo II no dia 10 de dezembro de 2003 e foi ordenado Bispo no dia 21 de março de 2004, em Curitiba, por sua Beatitude Dom LubomyrHusar. Foi entronizado no cargo de Eparca por Dom Dionísio Lachovicz, OSBM, Bispo da Cúria Patriarcal em Kiev, representando sua Beatitude o Arcebispo Maior Dom Lubomyr Cardeal Husar, no dia 7 de fevereiro de 2007.
A Eparquia recebeu mais dois Bispos Auxiliares: Dom Meron Mazur, OSBM, nomeado por sua Santidade o Papa Bento XVI no dia 21 de dezembro de 2005 e ordenado por sua Beatitude Dom Lubomyr no dia 26 de fevereiro de 2006, em Prudentópolis; e Dom Daniel Kozlinski, nomeado no dia 20 de junho de 2007 e ordenado pelo Metropolita de Winnipeg, Canadá, Sua Excelência Dom Lourenço Huçulhak, OSBM, no dia 16 de setembro de 2007, em Mallet.

Metropolia

Dom Volodemer Koubetch, OSBM
Dom Volodemer Koubetch, OSBM

Através da Congregação para as Igrejas Orientais, o Papa Francisco acolheu as resoluções do Sínodo dos Bispos católicos ucranianos em relação à estrutura canônica da Igreja Católica Ucraniana no Brasil. Com a decisão, a Eparquia São João Batista foi elevada ao status de Arquieparquia – Arcebispado Metropolitano – Metropolia, nomeando seu primeiro Arquieparca – Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch, OSBM e foi criada uma nova Eparquia a ela sufragânea nomeando Dom Meron Mazur, OSBM seu primeiro Bispo Eparca. As cerimônias de entronização ou tomada posse aconteceram nos dias 13 e 15 de julho de 2014 e foram oficiadas por Sua Beatitude Dom Sviatoslav Shevchuk – Arcebispo Maior.

Após vários anos de estudos e projetos, no dia 12 de maio de 2014, a Metropolia foi canonicamente erigida e constituída pelo Santo Padre com todos os efeitos jurídicos e continuará tendo como padroeiro São João Batista, com sede em Curitiba, permanecendo também a mesma Catedral, a residência e a Cúria da precedente Eparquia.
As Paróquias da Eparquia-mãe São João Batista são as seguintes: Antônio Olinto, Canoinhas, Cruz Machado, Curitiba – Catedral, Curitiba – Martim Afonso, Curitiba – Pinheirinho, Dorizon, Iracema, Mafra, Mallet, Paulo Frontin, Ponta Grossa, Reserva, São Paulo, União da Vitória, contabilizando 96 comunidades. Considerando todo o território brasileiro, abrange os seguintes estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná (leste), São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiânia, Bahia, Tocantins, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Maranhão.

A nova eparquia, na linguagem canônica latina – diocese, foi criada, tendo como padroeira Nossa Senhora Imaculada Conceição, com sede na igreja de Vila Iguaçu, transformada em Catedral, em Prudentópolis. Ela é sufragânea da Metropolia São João Batista, ficando com as seguintes Paróquias: Apucarana, Campo Mourão, Cantagalo, Cascavel, Guarapuava, Irati, Ivaí, Pato Branco, Pitanga, Prudentópolis, Roncador, com um total 127 de comunidades. Em relação ao território brasileiro, os seguintes estados pertencem à nova Eparquia: Paraná (oeste), Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima, Pará, Amapá.