Diáconos Permanentes

DIÁCONO JOÃO KARPOVITCH

3.1.3-1 Diácono João KarpoviczNasceu em Antônio Olinto, no dia 7.3.1937. Filho de Volodymyr e Catarina Romanovitch Karpovitch. Tem dois irmãos: Antônio e Meron. Fez os estudos elementares na Escola Rural de Campina, Antonio Olinto, entre 1945 e 1948.

O Pe. João Michaltchuk, Vigário de Antonio Olinto, o preparou para a Primeira Comunhão.

Em 1949, tendo falecido o Vigário, a Paróquia foi entregue aos cuidados dos Padres Basilianos. O Pe. Benedito Melnik, OSBM fazia suas visitas à Paróquia periodicamente. E como sempre, o Pe. Melnik procurava e encaminhava os meninos para o Seminário de Prudentópolis. Assim, em 1951, João foi encaminhado ao Seminário de Prudentópolis, onde fez o Ginásio entre 1951 e 1954. A vida no Seminário era agradável, em boa convivência com os Padres professores.

Concluindo o terceiro ano ginasial em 1953, visitou seus pais e em 1954 foi aceito no Noviciado Basiliano, de Ivaí. O Pe. Nicolau Lysko, OSBM era o mestre de noviços. Após alguns dias, foi nomeado mestre de noviços o Pe. Doroteu Shimtsiy, OSBM.

Durante o Noviciado, frequentemente era tomado pela epilepsia, uma grave doença, que começou a se manifestar nos tempos do Seminário Menor.

Concluindo o tempo de prova, fez os votos temporários e com outros colegas foi para Prudentópolis fazer os Estudos Humanísticos (Escolaticado). O novo Seminário estava em construção. No primeiro ano, a doença se intensificou a tal ponto que o jovem estudante basiliano teve que abandonar os estudos. Voltou para Ivaí, onde trabalhou na encadernação de livros. De Ivaí, viajava a Curitiba para se tratar.

Na deliberação sobre os votos perpétuos, os superiores decidem pelo afastamento da Ordem por causa da epilepsia, o que foi muito difícil aceitar.

Após 5 anos de vida no mosteiro, dia 6.2.1959 retornou para a casa de seus pais em Antônio Olinto. Neste mesmo ano, casou-se com a jovem Lúcia Jurkiv.

No início de 1960, conseguiu do Governo a sua nomeação para professor da escola local de Campina, onde ainda dava aulas de catecismo e preparava as crianças para a Primeira Comunhão.

Tendo sido renovado o Diaconato Permanente pelo Concílio Vaticano II, sob a orientação de Dom José Romão Martenetz, OSBM, o Pe. Taras Oliynek, OSBM o preparou convenientemente para poder ser ordenado Diácono, ministrando cursos particulares entre 1968 e 1970. Nos dias 16- 18.11.1970, no Seminário São Basílio de Curitiba, com o Pe. Taras, fez os retiros como preparação para as Ordens Menores. Na igreja de Antônio Olinto, Dom José lhe conferiu as Ordens Menores (Subdiaconato).

Obtendo o acordo de sua Esposa Lúcia, em documento assinado no dia 8.11.1970, a aprovação da Congregação para as Igrejas Orientais (N. 285/70, 11.11.1970), e se preparando com o retiro espiritual, orientado pelo Pe. Hilário Bardal, nos dias 27-30.12.1970, OSBM, Dom José Martenetz, OSBM o ordenou Diácono no dia 14.2.1971, em Antônio Olinto.

Desde aquela data até os dias atuais, continua exercendo as atividades próprias de Diácono em Antônio Olinto.

DIÁCONO JOÃO BASNIAK

3.1.3-2 Diácono João BasniakNasceu no dia 6.5.1936 em Fluviópolis, São Mateus do Sul. Seus pais: Pedro Basniak e Maria Mazur.

Os estudos iniciais foram feitos no Colégio São Vicente em Rio Claro, Mallet, entre 1945 e 1949.

Em 1953, a família foi morar na Colônia Santa Cruz, em Mallet, trabalhando na agricultura.

Em 18.4.1964, casou-se com Nádia Polishko. Estabeleceu-se perto dos pais, sempre trabalhando na roça, como pequeno agricultor.

Com a graça de Deus, formou 4 filhos – duas moças e dois rapazes: Maria Margarida é casada com Jonas Maievskij, Ana Maria é casada com João Novatski, Genésio José solteiro, Severo Pedro é casado com Andréia Flecher.

Em Santa Cruz, além do trabalho agrícola, João trabalhou na escola, exercendo a função de secretário e dirigia as reuniões do Apostolado da Oração.

Em 1978, mudou-se para Mallet, Terceira Colônia, a fim de poder dar melhor estudo aos filhos e participar mais intensivamente da vida da Igreja e auxiliando mais os sacerdotes.

Na Paróquia de Mallet, dirigia as reuniões do Apostolado da Oração, lia a Epístola e auxiliava nas celebrações litúrgicas. Por três anos foi Presidente-Executivo do Conselho Administrativo Paroquial. Dirigiu a Associação dos Pequenos Agricultores durante 5 anos.

Para sua tristeza e provação, no dia 8.1.1994 faleceu sua esposa Nádia. João ficou com seus dois filhos, suas filhas já estavam casadas.

Aconselhado pelo Pe. Sérgio Krasniak e tendo a bênção de Dom Efraim Krevey, OSBM, ingressou no Seminário Maior São Josafat de Curitiba para estudar Teologia no Studium Teologicum dos Padres Claretianos, entre 1996 e 1999.

João foi ordenado Diácono por Dom Efraim Krevey, OSBM no dia 18.7.1999, na Igreja Sagrado Coração de Jesus de Mallet, onde presta serviços pastorais até os dias de hoje. Especialmente, o Diácono João ajuda na manutenção e no acompanhamento formativo dos seminaristas menores do Seminário São Josafat.