Curitiba – Catedral

PARÓQUIA SÃO JOÃO BATISTA

ENDEREÇO

Av. Pres. Kennedy, 3275 – Água Verde
80610-000 CURITIBA – PR
Fone/Fax: 41 3329-3036

CRIAÇÃO DA PARÓQUIA

Decreto nº 421/63 de 17 de janeiro de 1963, assinado por Dom José Romão Martenetz, OSBM.

A 1ª construção da matriz iniciou-se em 1953 com o pároco Pe. Melécio Kaminski, OSBM. A cúpula foi completada em 1957 e a inauguração da Catedral aconteceu em 1959 com a vinda de Dom José Romão Martenetz, OSBM, primeiro bispo.

cateReforma e ampliação da Catedral de São João Batista: em 1963-64 deu-se a construção dos muros de arrimo, sob a direção do então pároco Pe. Passivo Lozovei, OSBM. Uma reforma quase completa deu-se com o reforço da fundamentação, ou seja, dos alicerces, a ampliação da nave, acréscimo de três cúpulas, altar, sacristias e cripta, que aconteceu nos anos 1983-85 e foi conduzida pelo então Eparca Dom Efraim Basílio Krevey, OSBM, sendo pároco o Pe. Josafat Gaudeda. Nesta reforma, reforçaram-se os muros de concreto e foi totalmente reformada a estrutura da catedral, a sua fachada, foi construída cripta no subsolo, permanecendo originais a cúpula central e o presbitério. Esta reforma registrou o marco da celebração do Milênio da Oficialização do Cristianismo da Ucrânia. Foi solenemente inaugurada em maio de 1985 com a presença de Dom Myroslau I. Lubachivskyj, Arcebispo Maior e Cardeal da Igreja ucraíno-católica, Bispos do Canadá, dos Estados Unidos, da França e da Argentina.

Os párocos e coadjutores residem na sede da Eparquia ou no Seminário Eparquial Maior São Josafat.

No pátio da Catedral encontra-se um pavilhão de festas. Ultimamente foi construído um salão fechado, com 165 m², destinado às reuniões, ensaios do Coral e atividades do grupo da terceira idade.

Para a catequese semanal a paróquia utiliza as salas do Centro Cultural Religioso Poltava, de propriedade da Eparquia, como também se utiliza de salas da antiga escola Dom José Romão Martenetz, também propriedade da Eparquia.

PÁROCO E VIGÁRIO PAROQUIAL:

Pe. Joaquim Sedorowicz e Pe. Edson Ternoski

COMUNIDADES DE VIDA RELIGIOSA E OUTRAS EXISTENTES NA PARÓQUIA

Sede oficial da Eparquia e residência do Eparca, construída sob a administração de Dom Efraim Basílio Krevey, OSBM, e inaugurada no dia 01 de dezembro de 1974.

Seminário Eparquial Maior São Josafat, junto à residência do Eparca, ampliado e inaugurado em 1986 e outubro de 2010.

Catequistas do Instituto Secular das Catequistas do Sagrado Coração de Jesus, do rito bizantino-ucraniano, de Direito Pontifício.

Noviciado das Irmãs Basilianas, na comunidade do Bairro do Boqueirão.

Monumento ao Milênio da Oficialização do Cristianismo na Ucrânia.

Gruta de Nossa Senhora de Lourdes.

ATIVIDADES PASTORAIS

Catequese: realiza-se todos os sábados, abrangendo crianças e adolescentes. É ministrada pelas Catequistas do Sagrado Coração de Jesus, pelas Irmãs Basilianas, Irmãs Servas de Maria Imaculada, catequistas leigas e seminaristas maiores. Têm o apoio da Comissão Catequética Paroquial composta pelos pais.

Cultos e devoções tradicionais: durante a Quaresma – Via-Sacra e Missa dos Dons Pré-Santificados, celebrações próprias da Semana Santa. Durante o mês de maio – tradicional novena (Maivka). No mês de junho – Novena ao Sagrado Coração de Jesus. Mês de outubro – recitação do terço. Apostolado das Capelinhas. Rosário no 1º sábado do mês, novena de Natal. Romaria Penitencial Anual em Iracema, SC e Itapará, PR, Romaria Penitencial Anual Mariana em Antonio Olinto, PR.

Ação Social: atendimento semanal à Casa de Repouso para Idosos Nossa Senhora do Amparo, em Marcelino, São José dos Pinhais, PR, construída sob os auspícios do Eparca Emérito Dom Efraim. Inaugurada em 1998, como monumento em homenagem ao Milênio do Cristianismo na Ucrânia. É de propriedade da Eparquia. São realizadas promoções pelo Apostolado da Oração em prol das famílias carentes e da Casa de Repouso acima citada.

Associações leigas religioso-culturais: Apostolados da Oração; Grupos de Jovens; Cruzada Eucarística; Grupo da Terceira Idade; Comissão Administrativa Paroquial (CAP); Comissão de Catequese; Centro Religioso Cultural Poltava de propriedade da Eparquia, construído a partir do ano 1982 e oficialmente inaugurado em 1985. Obra projetada e realizada por Dom Efraim; Coral Misto da Catedral; Grupo Cultural Folclórico Poltava: Adulto e infanto-juvenil com 110 membros; Grupo Folclórico Tchoven (A barca), junto à comunidade de São José dos Pinhais. Com 25 membros; Capela de Banduristas Fialka: Adulto e infanto-juvenil com 65 membros; Pequena Orquestra do Clube Poltava.

PARÓQUIA DA CATEDRAL SÃO JOÃO BATISTA – COMUNIDADES

Pinhais: Igreja construída em 1992-93. Padroeiro: Exaltação da Santa Cruz. Famílias: 176. Distância da sede paroquial: 18 km.

Vila Oficinas – Curitiba: 1ª capela construída em 1987, za atual igreja, em alvenaria, em 1998. Padroeiro: Sagrada Família. Famílias: 98. Distância da sede paroquial: 9 km.