Deus

DEUS UNO E TRINO

Não existiu e não existe no mundo nenhum povo que não acredite em alguma divindade ou ser superior, ou seja, num Deus, que é mistério, absoluto, transcendente, mas também imanente, e Ele é Uno e Trino.

DEUS É MISTÉRIO

Deus é mistério: está totalmente fora do alcance da nossa inteligência. Nós podemos somar toda a sabedoria, todas as ciências, todas as teorias, todos os conhecimentos e todas as inteligências do mundo e ainda assim não chegaremos ao que é Deus. Nós podemos saber somente algumas coisas sobre Deus.

Tudo o que se fala e o que se escreve sobre Deus sempre foi e será insuficiente. Será sempre um gaguejar sobre Deus. Embora Ele mesmo tenha falado a nós e se tenha revelado, continua incompreensível e insondável nos seus planos e no seu amor. Deus é sempre muito mais do que aquilo que sobre Ele sabemos ou poderemos saber.

DEUS É ABSOLUTO

Deus é absoluto, porque tudo o que existe depende dele. Ele existe por si mesmo, nele mesmo. Ele não teve início e não terá fim. Tudo é obra de suas santas mãos. Deus é o início e o fim de tudo. Ele é o fundamento de toda a existência. Nada pode existir sem a vontade de Deus. Tudo o que existe é relativo, somente Deus é absoluto.

A grandeza de Deus não cabe no intelecto humano. Os conhecimentos humanos têm os seus limites. Deus é eterno; nós começamos a existir no tempo. Deus é infinito; nós somos finitos. O infinito não cabe no finito. A nós é permitido somente um determinado grau de conhecimento.

 DEUS É TRANSCENDENTE

Deus é absolutamente transcendente, porque está muito além da nossa realidade física e biológica. Nos dizemos que Deus está no Céu e nós estamos aqui na terra.

DEUS É IMANENTE

Mas Deus também é absolutamente imanente, quer dizer que Ele está dentro de nós e da nossa realidade. Ele está presente no mundo criado. Tudo recebe o abraço e o carinho do amor divino, porque tudo o que existe é fruto de sua santíssima vontade.

Contemplando a criação, a beleza e a inteligência com que tudo é criado, nós chegamos à dedução de que existe uma inteligência superior, um ser superior sumamente belo e inteligente que tudo dirige e tudo governa. 

DEUS É TRINDADE

Deus é Um e Três ao mesmo tempo. Deus é Pai, Deus é Filho e Deus é Espírito Santo. São três pessoas em Deus, mas existe um só Deus. Este é o maior e mais profundo mistério de Deus. Não temos palavras que expliquem o mistério que cremos. “Querer sondar este mistério é temeridade, crer nele é piedade, chegar a compreender é vida eterna” (são Bernardo). “É mais fácil meter a água do mar numa pocinha cavada na areia da praia, do que colocar Deus no intelecto humano” (santo Agostinho).

Três velas acesas, quando separadas apresentam um fogo cada uma, mas quando estão ligadas mostram um único fogo. O fogo único é a única natureza divina, mas que está em cada uma das pessoas divinas.

O sinal da cruz lembra a Santíssima Trindade.

Na liturgia, na anáfora, o sacerdote lembra: “A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vós” (2Cor 13,13).

Entre Pai, Filho e Espírito Santo, três pessoas distintas, existe um amor tão profundo que eles formam uma só natureza: a Natureza Divina. O mistério da Santíssima Trindade nos foi revelado por Jesus Cristo no Novo Testamento pelas suas palavras. Várias vezes na sua vida terrestre as três pessoas se manifestaram: Batismo, Transfiguração (Mt 3,13-17; 28,19; Jo 14,16-17).

A Trindade é o máximo modelo para a vida cristã: na família, na comunidade, na Igreja.