Irmãs de São José

CASAS DE FORMAÇÃO

Congregação das Irmãs Ucranianas de São José

Rua Alcides Silva, 493 – Distrito de São Cristóvão
84600-000 UNIÃO DA VITÓRIA – PR
Fone: 42 3524-2667
[email protected]

Colégio São José

Linha Vitória
Caixa Postal, 15
84620-000 – CRUZ MACHADO – PR
Fone: 42 3554-1656

Colégio Imaculada Conceição

Eduardo Chaves
Caixa Postal, 116
84400-000 PRUDENTÓPOLIS – PR
Fone: 42 9142-7345

História

História da Congregação

A Congregação foi fundada em 28 de agosto de 1898 em Zebliw (Zhuzhel), Sokal, Ucrânia Ocidental. Seu fundador foi o Pe. Cirilo Celetskei. Irmãs co-fundadoras foram: Josefa Kyslyk e Ana Matvijtzena. A Congregação tem como padroeiro e protetor – São José cuja festa é comemorada no dia 26 de dezembro.

As primeiras irmãs a ingressarem na Congregação foram: Anna Kyslyk, Maria Matvijtzena e Parasquevia Kyslyk. Em 1911, são formadas mais 12 Irmãs. A primeira irmã superiora da Congregação foi a Irmã Bárbara Catarina Chapka (1925-1942). Ela foi uma Irmã muito querida por todos, zelava pelo bem da comunidade, cuidava de todos os afazeres e orações comunitárias.

A Congregação foi crescendo, desenvolvendo seu trabalho em outros Países como: Polônia, Canadá, Brasil e Rússia. Em 1940, a Congregação contava com 26 residências e aproximadamente 200 membros. Infelizmente, com a perseguição comunista, no ano de 1946, as casas foram fechadas, muitas irmãs deportadas para a Sibéria, outras dispersas pela Ucrânia e Polônia.

No ano de 1957, a convite de Dom André Roboretsky, a nova Congregação das Irmãs de São José estabelece-se no Canadá, na localidade de Saskatun.

Atualmente, a principal residência das irmãs, ou seja, onde reside a cúria e a superiora geral está situada na cidade de Lviv – Ucrânia. Desde o ano 2005 nessa residência estão as relíquias das Irmãs Beatas Olímpia e Laurentia que sofreram e entregaram a sua vida em defesa da fé.

Hoje, na Ucrânia existem nove residências entre elas: 2 jardins pré-escolares, 2 orfanatos e escola infanto-juvenil. Na Polônia, as Irmãs têm duas residências, desenvolvem o trabalho pastoral, hospital, educação …  No Canadá, a Congregação possui um asilo, onde residem irmãs do Canadá, Ucrânia, Brasil e Polônia. A superiora é a Irmã Josaphata e a administradora é a Irmã Teodósia. As irmãs também desenvolvem o trabalho pastoral. Na Rússia, as Irmãs também desempenham um belo trabalho pastoral junto à comunidade e à igreja.

Suas Constituições foram aprovadas em 1918 por Dom Josafat Kotzolowskyj, OSBM. A Congregação desenvolveu e continua desenvolvendo suas atividades pastorais entre os fiéis do rito bizantino-ucraniano na Galícia (Ucrânia Ocidental), na Polônia e, desde o ano 1966, no Canadá.

Através do Decreto Pontifício, oriundo da Sagrada Congregação Oriental, Prot. nº 346/69, de 24 de junho de 1982, a Santa Sé Apostólica elevou a Congregação ao grau de dignidade de Congregação de Direito Pontifício.

História da Vice Província brasileira

As Irmãs de São José vieram para o Brasil, provenientes de Saskatoon, Canadá, no dia 29 de maio de 1969, estabelecendo-se em Linha Vitória – Cruz Machado, Estado do Paraná. Através do convite do Pe. Basílio W. Zinco, OSBM e a bênção de Dom José Romão Martenetz, OSBM, veio ao Brasil a Irmã Josefa Trochaniak. De início, ela ficou hospedada no Colégio das Catequistas do Sagrado Coração de Jesus, em Curitiba. Depois foi para a Colônia Santa Maria, Município de Pitanga, permanecendo aí por um ano. Em seguida, transferiu-se para Prudentópolis, de inicio residindo no Colégio das Catequistas do Sagrado Coração de Jesus, posteriormente na residência das Irmãs Servas de Maria Imaculada, aguardando um local para a morada definitiva.

No dia 13 de novembro de 1970, a Irmã Josefa, junto com a jovem Natalia Veres, de Santa Maria, fixaram residência em Linha Vitória, Município de Cruz Machado. Irmã Josefa, a pioneira, veio ao Brasil sem conhecer nada sobre o Brasil e teve a coragem de enfrentar o desafio do novo país, tudo porque acreditava na providência Divina.

Mais tarde veio uma Irmã do Canadá para auxiliar nos trabalhos. As mesmas moravam numa pequena casa pertencente à Igreja. As irmãs trabalhavam com entusiasmo e alegria, pois sabiam que tudo o que faziam era por amor a Deus e o bem do próximo. No ano de 1971, quatro primeiras candidatas entraram no noviciado e hoje são Irmãs de São José.

As irmãs davam continuidade nos trabalhos pastorais e formação de religiosas. Com o apoio de Dom José Romão Martenetz, OSBM e graças aos próprios esforços, também recebendo ajuda financeira da Congregação do Canadá, elas construíram casas em União da Vitória, Bairro São Cristóvão. Com o passar do tempo, e ainda com a ajuda das comunidades e das autoridades municipais, as construções foram sendo aos poucos ampliadas e adaptadas, conforme a situação e as diversas necessidades.

Com a graça de Deus e a ajuda dos benfeitores, a Congregação aos poucos foi se desenvolvendo, tendo apoio do então Eparca Dom Efraim Basílio Krevey, OSBM e a ajuda espiritual quanto às vocações e também a ajuda financeira, principalmente do Exmo Pe. Basílio Zinco, OSBM, o qual não mediu esforços para ajudar na vida das Irmãs da Congregação de São José.

Carisma e espiritualidade

Tendo uma identificação singular – a simplicidade, busca-se viver o carisma: amar, servir e louvar. Todos os dias, a Congregação só tem que agradecer a Deus por tudo e por todos. Irmã da Congregação de São José possui: um coração com o qual Jesus ama, mãos com as quais Jesus serve e lábios com os quais Jesus glorifica.

Além da santificação própria pela observância dos votos e de suas constituições, a Congregação dedica-se à educação da infância e da juventude, à assistência aos doentes, ao trabalho e apostolado nos asilos, hospitais, orfanatos, na conservação e adorno das igrejas, capelas, na pastoral da catequese e no ensino nas escolas elementares.

Casas

Hoje, no Brasil, as Irmãs têm quatro residências: uma em Linha Vitória, Cruz Machado, onde foi o Berço da Congregação, uma na cidade de Cruz Machado, uma no Distrito São Cristóvão, União da Vitória e uma na Colônia Eduardo Chaves, Prudentópolis.

Atividades 

Em Linha Vitória, as irmãs desenvolvem o trabalho pastoral com as crianças (catequese), jovens, e adultos, Apostolado da Oração; trabalham no Hospital Santa Terezinha de Cruz Machado; são professoras da Escola Municipal e Estadual. Além dos afazeres domésticos na própria residência, trabalham na formação das meninas, as quais aprendem sobre a cultura ucraniana, valores, religião…

Em União da Vitória, no Bairro São Cristóvão, as irmãs desempenham o trabalho pastoral junto à comunidade e à Igreja e ainda fornecem cursos de inglês e ucraniano. Também tem uma Escola de Educação Infantil para crianças de três a cinco anos de idade.

Em Prudentópolis, na Colônia Eduardo Chaves, existe a casa de formação para a vida consagrada. Aí as irmãs exercem um grande trabalho pastoral junto à comunidade, atendendo as crianças, jovens e adultos e também visitando os doentes ou auxiliando os mais necessitados.