Assembleias

thumb-1.3Instituição muito importante de governo da Igreja Católica Ucraniana é a Assembleia Arcebispal Maior (Sobor), um grupo consultivo de toda a Igreja, convocado, presidido ou prorrogado pelo Arcebispo Maior (CCEO, 142), que presta sua colaboração ao Arcebispo Maior e ao Sínodo dos Bispos na resolução de assuntos de maior importância, sobretudo no que concerne à atualização das formas e meios de apostolado e à disciplina eclesiástica, acomodando-os às circunstâncias do tempo presente e ao bem comum da própria Igreja (CCEO, 140).

A Assembleia (Sobor) deve ser convocada ao menos a cada cinco anos ou quantas vezes o considere útil o Arcebispo Maior, com o consentimento do Sínodo permanente ou do Sínodo dos Bispos (CCEO, 141). Tal Assembleia envolve uma grande participação eclesial, sendo convocados representantes de todas as instituições da própria Igreja, de outras Igrejas sui iuris e também de observadores de Igrejas não católicas (CCEO, 143).

A última Assembleia (Sobor) da Igreja Católica Ucraniana, que foi a V Sessão, abordando o tema da Vida Consagrada, aconteceu entre os dias 31 de agosto e 04 de setembro de 2011 em Prudentópolis, cuja tradução em português foi publicada recentemente.

A próxima – VI Sessão da Assembleia será realizada em setembro de 2015 na Ucrânia, na Metropolia de Ivano-Frankivsk, trabalhando o tema “Paróquia viva: lugar de encontro com Cristo vivo”, situando-se, portanto, dentro do projeto de pastoral de toda a Igreja Católica Ucraniana até o ano de 2020.