Organizações

AJUB – ASSOCIAÇÃO DA JUVENTUDE UCRAÍNO-BRASILEIRA

Um apanhado histórico

A partir da preocupação por não haver um órgão que representasse os interesses, direitos e aspirações da juventude ucraniana no Brasil, um dos jovens representante de São Paulo lançou durante o VIII Congresso da Juventude Ucraíno-Brasileira em Mallet, uma idéia afirmando a criação de uma instituição que atendesse aos anseios da juventude. O objetivo foi adquirindo formas e entusiasmo durante o IX Congresso da Juventude Ucraíno-Brasileira em Pitanga – Paraná, em 21 de fevereiro de 1982. A idéia despertou o interesse de vários jovens. O projeto foi aprimorado numa importante reunião bem participada pelos jovens realizada no dia 25 de julho de 1982 nas dependências do “Clube Poltava” em Curitiba quando nesta data aconteceu a fundação da AJUB – Associação da Juventude Ucraíno-Brasileira, que tem por finalidade dar apoio a todos os jovens de descendência ucraniana e também aos admiradores dessa etnia.

Os primeiros passos na elaboração do Estatuto da Associação foram feitos pelo Pe. Daniel Kozlinski e pelo jovem João Kindra, que se responsabilizaram pelo seu devido registro em Cartório e por divulgar e conquistar sócios que ajudassem nessa árdua caminhada. Dorotey Gaudeda continuou o trabalho exercendo as funções da Associação perante toda comunidade. Também desenvolveu o Boletim Informativo “Mê Rostemó” que significa “Nós Crescemos”, que se tornou um dos mais importantes canais de comunicação entre a juventude, onde são veiculadas informações a respeito das comunidades, grupos de jovens, grupos folclóricos, cultura, entretenimento, atualidades da Ucrânia, notícias e opiniões sobre os mais diferentes assuntos. Outro grande colaborador e assíduo conselheiro foi Dom Efraim Basílio Krevey, OSBM que sempre acompanhou e muito contribuiu para o crescimento da AJUB, sendo, na verdade, um dos seus fundadores.

O papel da AJUB é também o de designar uma comunidade interessada em sediar o Congresso da Juventude Ucraíno-Brasileira, ajudando e orientando na preparação do mesmo, mantendo, desta forma, a tradição do evento. Não se pode falar em revista “Me Rostemó” órgão oficial da juventude ucraíno-brasileira, sem lembrar e percorrer um pouquinho a história da AJUB, da sua fundação e da sua caminhada. O 1º Encontro da Juventude aconteceu no dia 15 de novembro de 1969 na cidade de Porto Alegre, RS, quando algumas dezenas de participantes de Curitiba, Ponta Grossa e Porto Alegre se reuniram com o objetivo de manter acesa a chama da cultura ucraniana e congregar os grupos ativos para que pudessem divulgar e defender as tradições, proporcionando uma troca de conhecimentos entre a juventude ucraniana do Brasil. O 2º Encontro foi realizado em Curitiba, PR, em 1970, nas dependências da Sociedade TPUK. O 3º na cidade de S. Paulo, SP. De princípio não eram denominados Congressos e sim eram chamados apenas de Encontros da juventude ucraíno-brasileira. Todos os três foram organizados pelo Profº. Nicolau Hec, de saudosa memória, homem de vasta cultura e amplas visões. Após o histórico 3º Encontro, o Prof. Hec, confiou e entregou aos cuidados da Igreja, na pessoa de  Dom Efraim, então recém-eleito Bispo Coadjutor, os destinos dos futuros Encontros que a começar de 1972,  tomaram o nome de Congressos. Incluído o Congresso de 2006 somam-se 33 Congressos da Juventude realizados anualmente com grande sucesso nas diversas cidades que reúnem o maior número da nossa etnia. O V Congresso, em 1978, aconteceu em Prudentópolis com participação de 1.529 jovens, sendo ministrado em língua ucraniana. Em 1979 realiza-se o VI Congresso, onde se definiu que doravante o evento será oficialmente chamado “Congresso da Juventude Ucraíno-Brasileira”.

Em 1994 a Associação organizou o 1º Festival Nacional de Hopak, seguido de outros, hoje chamado de Festival Nacional de Danças Ucranianas, que tem como intuito manter viva a tradição do folclore ucraniano, valorizando-o e divulgando-o a outras comunidades. Além disso, o evento promove a integração e o entrosamento entre os Grupos Folclóricos Ucranianos do Brasil, que no momento são em número de 21, apresentando-se nas diversas cidades do país e no exterior.

A AJUB congrega jovens descendentes de ucranianos e admiradores do nosso folclore de outras etnias, dispostos a participar, preservar e desenvolver a identidade ucraniana herdada de seus antepassados, visando igualmente valorizar os objetivos religioso-culturais. Hoje, a maioria dos jovens ucranianos no Brasil faz parte da terceira, quarta e quinta gerações de descendentes, e todos buscam o mesmo ideal: preservar a cultura ucraniana, através da língua (escrita, lida e falada), religião, rito, folclore (canto, danças, artesanato, etc.), culinária e muitas outras formas de manifestações típicas ucranianas.

Daniela Evaniki
Presidente da AJUB
Gestão 2006/2007