História da Igreja

CRONOLOGIA

49 – Concílio de Jerusalém: a liberdade em Cristo.

107c. – † Inácio de Antioquia.

215 – Antes – † Clemente de Alexandria.

253-254 – † Orígenes.

313 – Imperador Constantino, pelo Edito de Milão, concede a liberdade de culto.

318 – Início da heresia ariana.

323 – Sínodo de Alexandria condena Ário. Pacômio funda Tabenise: nasce o monaquismo cenobítico.

325 – 1º CONCÍLIO ECUMÊNICO – I Concílio de Nicéia: Jesus é Filho de Deus, consubstancial (homoousios) ao Pai. Condenação da doutrina de Ário, sacerdote alexandrino, que sustentava que o Filho estava subordinado ao Pai e, conseqüentemente, não podia ser de sua mesma natureza.

330 – Translado da capital imperial de Roma para Constantinopla.

335 – Com a morte do imperador Teodósio, o Império se divide em: Oriente, sendo Constantinopla a capital e Arcádio o imperador; e Ocidente, com a capital Roma e o imperador Honório.

339 – † Eusébio de Cesaréia.

373 – † Efrém de Síria e Atanásio de Alexandria.

379 – † Basílio Magno de Cesaréia.

379-381 – Gregório de Nazianzo: exímio bispo de Constantinopla.

380 – Imperador Teodósio, pelo Edito de Tessalônica, torna o cristianismo uma “religião de Estado”.

381 – 2º CONCÍLIO ECUMÊNICO – I Concílio de Constantinopla: o Espírito Santo é Deus. A divindade do Espírito Santo estava sendo negada pelo bispo Macedônio (342-360) de Constantinopla. Seus seguidores foram chamados de “pneumatômacos”. O concílio também foi contra os arianos. “Símbolo da fé” – o “Credo” cristão.

386 – † Cirilo de Jerusalém.

390 – † Gregório de Nazianzo.

394 – † Gregório de Nissa.

398-407 – João Crisóstomo: outro exímio bispo de Constantinopla († 407).

444 – † Cirilo de Alexandria.

448 – Êutiques (monofisismo) condenado em Constantinopla.

431 – 3º CONCÍLIO ECUMÊNICO – Concílio de Éfeso: Maria é a Mãe de Deus – “Teotokos”. Condenação da doutrina de Nestório, bispo de Constantinopla e representante da escola antioquena.

451 – 4º CONCÍLIO ECUMÊNICO – Concílio de Calcedônia: em Cristo há uma pessoa e duas naturezas. Condenação do monofisismo, que afirmava existir em Cristo uma única natureza (monos phisis). Seu mentor principal foi Êutiques, um monge constantinopolitano. Condenação do nestorianismo.

476 – Cai o Império Romano do Ocidente. As intervenções papais geram desconfiança.

486 – Igreja da Pérsia se torna nestoriana.

491 – Igreja da Armênia se torna monofisista.

530 – Construção da Hagia Sofia em Constantinopla.

553 – 5º CONCÍLIO ECUMÊNICO – II Concílio de Constantinopla: condenação dos “três capítulos”.

614 – Invasão persa de Jerusalém.

637 – Invasão árabe de Antioquia.

638 – Invasão árabe de Alexandria e Jerusalém. A cruz é levada para Constantinopla.

662 – † Máximo o Confessor (* 580).

681 – 6º CONCÍLIO ECUMÊNICO – III Concílio de Constantinopla (Trulano): condenação do monotelismo.

715-843 – Iconoclastia: luta destruidora dos ícones.

717-741 – Leão III começa a destruição dos ícones de Cristo.

715-731 – Papa Gregório II protesta.

731-741 – Papa Gregório III convoca um sínodo no qual se condena o iconoclasmo.

Leão III ataca a Itália e subtrai da jurisdição papal para submetê-la ao patriarca de Constantinopla os territórios bizantinos da Itália meridional e o Ilírico.

752 – Constantino V (741-775), filho de Leão III, convoca um sínodo no palácio de Hieria com 338 bispos adeptos do iconoclasmo, condenando o culto dos ícones. O patriarca de Constantinopla Germano, iconófilo, foi demitido e anatematizado, juntamente com João Damasceno.

754 antes – † João Damasceno, o maior defensor dos ícones.

775-780 – Leão IV, filho de Constantino V, falece prematuramente. Estando seu filho Constantino com apenas dez anos, sua viúva Irene elegeu o iconófilo Tarásio para ocupar a sede constantinopolitana e convocou o II Concílio ecumênico de Nicéia.

787 – 7º CONCÍLIO ECUMÊNICO – II Concílio de Nicéia: condenação do iconoclasmo; sancionou a veneração dos ícones. Argumento teológico dos iconófilos: encarnação de Cristo.

813-843 – Segunda etapa da perseguição iconoclasta.

815 – Celebra-se um sínodo em Constantinopla, com a cumplicidade do patriarca Teodósio, reafirmando o sínodo de Hieria (754).

813-820 – Imperador Leão V o Armênio intervem. Os iconófilos, o patriarca Nicéforo de Constantinopla foi deposto e o monge Teodoro Studita (759-826) foi desterrado.

820-829 – Imperador Miguel II é mais moderado na perseguição.

829-843 – Imperador Teófilo, filho de Miguel II, aumentou a perseguição, exterminando muitos monges. Diante de sua morte imprevista e da minoridade de seu filho Miguel III, sua mulher Teodora assume a regência. Ela restabelece o culto aos ícones e institui a festa da Ortodoxia (primeiro domingo da Quaresma) como vitória sobre a iconoclastia.

862-884 – Irmãos de Tessalônica, Cirilo e Metódio, evangelizam os principados eslavos: Morávia, Bulgária e Rus.

864 – Bóris, rei da Bulgária, é batizado na Igreja Ortodoxa.

867-869 – Cisma de Fócio – questão do Filioque.

869 – 8º CONCÍLIO ECUMÊNICO – Excomunhão de Fócio.

877-886 – Fócio novamente patriarca de Constantinopla. Rejeita o Concílio.

955 – Princesa Olga recebe o batismo. Ela dirigiu-se ao imperador germano Otón I solicitando um bispo e sacerdotes.

988 – Grão-duque Valdomiro (979-1015) recebe o batismo no rito bizantino e é seguido por todo o povo.

1015-1045 – Com Jaroslau o Sábio, o cristianismo de tradição bizantina e na língua eslava se difunde em todo o Estado.

1022 – † Simeão o Novo Teólogo (* 949).

1054 – 16 de julho – cisma oriental: excomunhão recíproca entre o delegado romano, o cardeal Humberto e o patriarca Miguel Cerulário (1043-1058) de Constantinopla. Roma e Constantinopla se consideram separadas. Os adjetivos “católico” e “ortodoxo” são usados para denominar os dois mundos cristãos.

1075 – Papa Gregório VII (1073-1085) concedeu o título real aos príncipes de Kiev que haviam pedido que o reino estivesse sob a proteção de são Pedro. Dictatus Papae: supremacia pontifícia na sociedade.

1096-1099 – 1ª Cruzada.

          1099 – Jerusalém retomada pelas cruzadas. Reino e patriarcado latino de Jerusalém. Restaurado em 1847.

1110 – Patriarcado latino em Antioquia.

1123 – 9º CONCÍLIO ECUMÊNICO – I Concílio de Latrão.

1139 – 10º CONCÍLIO ECUMÊNICO – II Concílio de Latrão. Sancionado o celibato para os diáconos e sacerdotes.

1179 – 11º CONCÍLIO ECUMÊNICO – III Concílio de Latrão.

1203-1204 – Constantinopla é parcialmente destruída e saqueada pela quarta cruzada. Patriarcado latino (parece que também em Alexandria).

1215 – 12º CONCÍLIO ECUMÊNICO – IV Concílio de Latrão. Somente o patriarcado de Alexandria estava em comunhão com Roma.

1231 – Gregório IX estabelece a Inquisição.

1245 – 13º CONCÍLIO ECUMÊNICO – I Concílio de Lião.

1274 – 14º CONCÍLIO ECUMÊNICO – II Concílio de Lião: o primeiro que teve como finalidade a união com os gregos (Bizâncio), que foi efêmera. Introdução do conclave na eleição papal.

1281 – Papa Martim IV (1281-1285) depõe o patriarca João Beccos e excomunga o imperador Miguel Paleólogo, que havia assinado uma profissão de fé no II Concílio de Lião (1274).

1299 – Bispos da eparquia de Halycs, criada em 1141, é transferida para Lviv, enquanto a sede metropolitana de Kiev foi para Vladimir e logo para Moscou.

1311-1312 – 15º CONCÍLIO ECUMÊNICO – Concílio de Viena (França).

1333-1370 – Estabelecimento da hierarquia latina na Ucrânia, nos tempos do rei polonês Casimiro. Em 13 de fevereiro de 1375, o papa Gregório XI (1370-1378) erigiu a diocese metropolitana de Halycs, mais tarde transferida para Lviv.

1341-1351 – Palamismo adotado como expressão da ortodoxia pela Igreja bizantina.

1359 – † Gregório Palamas em Tessalônica (* 1269 em Constantinopla).

1400 – † Nicolau Cabasilas (* 1320c.), teólogo leigo palamita.

1414-1418 – 16º CONCÍLIO ECUMÊNICO – Concílio de Constança: decreto Sacrosancta afirma a supremacia do concílio sobre o Papa (1415). No final do concílio, o metropolita de Kiev, Gregório Chambla, apresenta ao papa Martim V (1417-1431) o projeto de um concílio comum para todas as Igrejas orientais, o que se realizou vinte anos mais tarde no Concílio de Florença, cujo protagonista foi o metropolita Isidoro de Kiev. Em seu retorno proclamou a união na Ucrânia, em Lviv e em Kiev, sendo favoravelmente aceita.

1431-1449 – 17º CONCÍLIO ECUMÊNICO – Concílio de Florença (Basiléia…, Ferrara (1437), Florença (1439): com o papa Eugênio IV (1431-1447). Comissões mistas de alto nível. 1438 – Decreto de união com a Igreja grega. Ao regressarem, os participantes orientais foram recebidos como apóstatas.

1431 – Grão-duque Basílio III mandou Jonas para Constantinopla para ser consagrado metropolita de Moscou. O patriarca escolheu Isidoro, favorável à união, concluída no Concílio de Florença (1439).

          1436 – Constantinopla designa Isidoro metropolita de Kiev e de toda a Rush.

1439 – Grécia, acusada de apostasia, perde a credibilidade diante da Rússia.

1441 – Moscou não aceitou a união. O grão-duque Basílio III aprisionou o metropolita Isidoro de Kiev, que mais tarde fugiu e refugiou-se em Roma, sendo nomeado cardeal. A partir desse momento, Moscou se separa de Kiev.

1448 – Moscou se proclama autocéfala, tendo eleito Jonas (1448-1461) como seu metropolita, sem pedir confirmação ao patriarca de Constantinopla.

1443 – Separam-se de Roma, definitivamente, os patriarcados de Alexandria, Antioquia e Jerusalém.

1453 – Constantinopla cai em poder dos turcos. Desaparece qualquer intenção de diálogo.

1458 – Sob os papas Calixto III (1455-1458) e Pio II (1458-1464), o metropolita Isidoro de Kiev renuncia. Esta metropolia é dividida em duas partes: Rússia superior, com a sede em Moscou, sob o metropolita Jonas, e Rússia inferior, com a sede em Kiev, sob o metropolita Gregório.

1459 – Igreja russa se separa de Bizâncio.

1470 – Patriarca de Constantinopla confirma Gregório e conservam-se as relações com Roma, porém considerando–se só o território da Rússia inferior.

1506 – Indulgência jubilar para a construção da Basílica de São Pedro (1534).

1512-1517 – 18º CONCÍLIO ECUMÊNICO – V Concílio de Latrão.

1517 – Teses de Lutero sobre as indulgências.

1521 – Excomunhão de Lutero.

1545-1563 – 19º CONCÍLIO ECUMÊNICO – Concílio de Trento, realizado em três etapas.

1570 – Papa Pio V declarou a liturgia gregoriana obrigatória em todo o Ocidente. O Rito Romano se impôs e o Papa Gregório o Grande (século VI) fez várias modificações, passando o mesmo a ser chamado “Liturgia Gregoriana”.

1589 – Moscou alcança a dignidade patriarcal, forçando o patriarca Jeremias de Constantinopla a consagrar Jó seu primeiro patriarca. Aspira ser a “terceira Roma”, querendo estender sua jurisdição sobre a metropolia de Kiev, que permanece unida a Roma.

1594 – Metropolita Miguel Rahosa, juntamente com os bispos da metropolia de Kiev, decidem em um sínodo a união com Roma. Durante a ocupação polonesa.

1595 – Rahoza elaborou um acordo com Roma.

1595 – 23 de dezembro: União oficializada em Roma com uma cerimônia solene, na qual os bispos de Kiev Cirilo Terleckyj e Itpatio Potij, com a adesão de toda a hierarquia, prestaram obediência ao Papa Clemente VIII (1592-1605), que reconheceu a União, emitindo a Constituição apostólica Magnus Dominus et laudabilis nimis, acolhendo assim a anexação da metropolia de Kiev, reconhecendo-lhe todos os direitos precedentes.

1596 – 23 de fevereiro: União selada pela bula de Clemente VIII Decet Romanum Pontificem, à qual a metropolia de Kiev e Halycs e outras eparquias da Bielo-Rússia e Volynia aderiram, reconhecendo ao metropolita Miguel Rahoza de Kiev e Halycs o privilégio de consagrar auctoritate et nomine Sedis Apostolicae a bispos, sem recorrer a Roma.

1596 – 16 de outubro: União ratificada no Sínodo episcopal em Brest-Litovsk. Iniciou-se um período de grande desenvolvimento da Igreja ucraniana, mas também de perseguições.

1623 – Martírio de Josafat Kuncewicz, arcebispo de Polock e Vitebsk, mártir da união.

1630-1640 – Pëtr Moghila organiza em Kiev a escola teológica sobre o modelo polonês.

1652-1667 – Eclode o raskol sob o patriarca russo Nikon.

1666/7 – Tzar russo Aleksej Michailovitch (1645-1676) convoca o “grande sínodo”, no qual Nikon foi deposto e se sancionou o primado do temporal. As reformas nikonianas foram ratificadas (liturgia).

1721 – Pëtr o Grande (1689-1725) implantou uma violenta reforma laicizante, dentro dos moldes do cesaropapismo, suprimindo o patriarcado e erigindo em seu lugar o “santo sínodo”, que vigorou até 1917.

1782 – Publicação em Veneza da Filocália, que impulsionou a renovação monástica em terras russas.

1722-1794 – Paisij Velitchkovskij.

1724-1783 – Tikhon de Zadonsk.

1759-1833 – Serafim de Sarov.

1815-1894 – Teofan o Recluso (bispo).

1829-1908 – Ivan Kronstad.

1807 – Papa Pio VII (1800-1823) confirma as faculdades já concedidas em 1596 pelo papa Clemente VIII sobre a eleição de bispos sem recorrer a Roma, adquirindo o prestígio de centralidade da Igreja ucraniana.

1839 – Supressão da metropolia de Kiev: no século XVIII, com a repartição da Polônia, o território da Igreja ucraniana que ficou sob o domínio russo sofreu atrozes perseguições, fazendo desaparecer de seus domínios a Igreja católica. Em compensação, acontece a criação da metropolia de Lviv, sob o domínio austro-húngaro.

1762-1796 – Tzarina russa Catarina.

1825-1855 – Tzar russo Nicolau I.

1855-1881 – Tzar russo Alexandre II.

1870 – 20º CONCÍLIO ECUMÊNICO – I Concílio Vaticano: dogma da Infalibilidade papal. Alguns bispos orientais solicitaram a revisão do direito canônico, pobre; não realizado devido à interrupção do Concílio.

1891 – Sínodo de Lviv.

1917 – 1 de maio: criação da Sagrada Congregação para as Igrejas Orientais. Promulgação do Código de Direito Canônico latino que concedia à referida Congregação as mesmas faculdades de outras Congregações para o rito latino. Restabelecimento do patriarcado russo.

1929: decisão em fazer a codificação do Direito Canônico Oriental

1935: comissão de estudos – promulgação por partes, as mais urgentes – motu próprios de Pio XII:

Crebre allatae sunt (22.02.1949) sobre Direito matrimonial

Sollicitudi­nem nostram (06.01.1950) sobre Direito processual

Postquam Apostolicis Litteris (06.02.1952) sobre Direito dos religiosos, bens temporais da Igreja

Cleri sanctitati (02.06.1957) sobre Direito dos ritos orientais e pessoas

1945 – Preso pelos comunistas, o metropolita de Lviv Josyf Slipij (1944-1984) e condenado a trabalhos forçados na Sibéria. Também outros líderes da Igreja ucraniana foram presos, deportados, torturados e mortos.

1946 – Pseudo-sínodo pelo qual se anexou a Igreja católica ucraniana à ortodoxa, juntamente com os seus bens, tornando-a, na verdade, ilegal.

1962-1965 – 21º CONCÍLIO ECUMÊNICO – II Concílio Vaticano, composto de quatro sessões.

– Decretos orientais: Unitatis redintegratio sobre o ecumenismo; Orientalium ecclesiarum (21.11.1964) sobre as Igrejas orientais católicas.

1963 – Libertação de Slipij graças à petição do papa João XXIII ante as autoridades soviéticas. Participa das celebrações do Concílio Vaticano II. Desde 23 de dezembro de 1963, a Igreja católica ucraniana é um arcebispado maior.

1964 – Viagem de Paulo VI à Terra Santa e encontro com o patriarca Atenágoras de Jerusalém. A excomunhão de Miguel Cerulário (1054) é retirada.

1972 – Criação de uma nova Comissão de Direito Canônico Oriental em consonância com a nova realidade eclesial e as recentes disposições conciliares.

1983 – 25 de março: Promulgação do Código de Direito Canônico latino.

1984 – Falece o cardeal Slipij.

1988 – Comemorações do milênio do cristianismo na Ucrânia e nas Igrejas da chamada “diáspora”.

1989 – Fim da era comunista com a política da perestroika de Gorbatchev.

1990 – 18 de outubro: Promulgação do Código de Direito Canônico para as Igrejas orientais. Reconhecimento da Igreja ucraniana de rito bizantino. Devolução da catedral de Lviv. Pela primeira vez o papa se reúne com os bispos católicos ucranianos.

1992 – Translado dos restos mortais do cardeal Slipij de Roma (igreja de Santa Sofia) para a catedral de Lviv. O cardeal Ivan Lubachivsky reside em sua sede (1984-2000).

1993 – 23 de junho: Documento de Balamand, Líbano, proveniente do diálogo ortodoxo-católico, com o objetivo de superar as dificuldades e avançar na direção do restabelecimento da comunhão plena.

1995 – Encíclica Ut unum sint sobre o ecumenismo (25 de maio de 1995).