Movimentos

MOVIMENTOS ECLESIAIS NA METROPOLIA CATÓLICA UCRANIANA SÃO JOÃO BATISTA

“Movimento” é um termo proveniente do latim movere e significa mover; “eclesial” remete à ecclesia, também do latim, igreja. Na linguagem comum, movimento quer dizer deslocamento de um corpo em relação a um ponto fixo. O conceito é tratado em filosofia e sociologia.

No contexto da vida da Igreja, movimento eclesial é um agrupamento de fiéis em ordem a uma ação particular em que se acentua o caráter vivo e dinâmico deste grupo (DTF). É o impulso sistemático de um grupo de pessoas para conseguir algo que se considera pouco vivido e se percebe como altamente desejável. Assim surgiram e se desenvolveram, sobretudo nos começos do século XX, os movimentos bíblico, litúrgico, ecumênico e outros (DTR).

Na Igreja Católica, os movimentos são previstos pelo Código de Direito Canônico e são fundados geralmente a partir dos fiéis leigos e organizados de acordo com as estruturas das dioceses ou independentemente. Os movimentos eclesiais podem ou não ter estatuto próprio. Existem e funcionam de vários modos, de acordo com uma necessidade local da Igreja ou mesmo do tempo em que vivem. A Igreja é enriquecida por diversos movimentos, uns mais tradicionais e outros mais atuais, conhecidos como “novos movimentos eclesiais”.

Para entender o alcance dos atuais movimentos eclesiais católicos, é preciso voltar à época do Concílio Vaticano II (1962-1965), que produziu novidades que mudaram a face da Igreja Católica. A própria concepção da Igreja mudou, pois não é mais compreendida como “sociedade perfeita”, numa concepção preferencialmente hierárquica, mas é todo o “povo de Deus”, que reparte o espaço com a sociedade civil. “Descobriu-se” o papel indispensável dos leigos.

Os novos movimentos eclesiais oferecem frequentemente uma espiritualidade mais adequada aos dias de hoje. São associações fundadas, muitas vezes, por leigos, das quais participam também sacerdotes, religiosos e também bispos. Os novos movimentos, nascidos do coração da Igreja em sua dimensão universal, em estreita comunhão com o Papa, são chamados a realizar sua missão na Igreja local, na Metropolia, Eparquia, Diocese.

Em 2006, o Papa Bento XVI convocou representantes de cerca de cem movimentos e novas comunidades eclesiais para outro grande encontro no Dia de Pentecostes. Eram mais de 300 mil pessoas. Também estiveram presentes convidados especiais dos diferentes organismos da Igreja, bispos de várias partes do mundo, observadores de diferentes instituições católicas e delegados de outras igrejas e confissões cristãs. Fazendo jus ao tema “A beleza de ser cristão e a alegria de comunicá-lo”, foi ocasião de aprofundamento sobre a natureza do próprio evento cristão e como ele é vivido nos movimentos e nas novas comunidades, e como se pode comunicá-lo para responder às exigências e expectativas dos homens do nosso tempo. A própria escolha do Dia de Pentecostes foi um reconhecimento oficial da Igreja de que nesses movimentos age o Espírito Santo, que quer “renovar a face da terra”.

A variedade de métodos educativos que representam e a riqueza de experiências e frutos que trazem, esses movimentos configurados em novas formas associativas, ao lado das outras mais tradicionais do laicato católico, constituem um recurso importante para a formação de leigos adultos na fé e no testemunho cristão nos modernos “areópagos” de um mundo dominado pela “ditadura do relativismo, que não reconhece nada como definitivo e que deixa como medida última somente o próprio eu e as suas vontades” (RATZINGER, Joseph. Homilia durante a Missa pro Eligendo Romano Pontifice. Basílica Patriarcal Vaticana, 18 de abril de 2005). (http://www.ultimato.com.br/revista/artigos/307/movimentos-eclesiais-na-igreja-catolica-romana1)

Em nossa Metropolia, temos os seguintes movimentos eclesiais: Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Movimento Eucarístico Jovem (MEJ), Movimento dos Ícones (Prudentópolis), Cursilhos de Cristandade (teve forte atuação nas décadas de 70 e 80 em Prudentópolis), Renovação Carismática Católica (Prudentópolis), Focolares (seguido por alguns religiosos), Missões Populares, ditas Santas Missões.