Sínodos

As Igrejas orientais em geral, especialmente as católicas, em cuja esfera se situa a Igreja Católica Ucraniana, é governada de forma sinodal, ou seja, por meio dos Sínodos, que são anuais (CCEO, 106§2), ordinários, ou extraordinários, se alguma situação assim o requerer, como foi o caso da eleição do novo Arcebispo Maior Sviatoslav Shevchuk em março de 2011, por causa da renúncia de Dom LubomyrHusar.

O Sínodo dos Bispos católicos ucranianos é um órgão legislativo e judicial dentro dos limites da Igreja Católica Ucraniana presente na Ucrânia e em outros países. É convocado, dirigido, prorrogado ou dissolvido pelo Arcebispo Maior (CCEO, 108§1).

Compete ao Sínodo fazer a promulgação das leis para todo Arcebispado Maior (110§1); por si mesmo constitui um tribunal (110§2); realiza a eleição do Arcebispo Maior e dos Bispos (110§3). Anualmente, os Bispos reunidos sinodalmente estudam e deliberam sobre as mais diversas questões, jurídicas, litúrgicas e pastorais, que tocam a vida das eparquias católicas na Ucrânia e em outros continentes.

Nos tempos do comunismo, com a libertação do Cardeal JosyfSlipyj, os Sínodos athumb-sinodosconteciam em Roma. Após a queda do regime soviético, normalmente se realizavam em Lviv ou Kiev. Contemplando-se ocasiões especiais, alguns Sínodos foram celebrados em outras eparquias: em 2007 – Filadélfia, USA, por ocasião da vinda do primeiro Bispo SoterOrtynskij; em 2011 – Curitiba, por ocasião da realização da Assembleia Geral (Sobor) da Igreja Católica Ucraniana sobre a Vida Consagrada, lembrando o Centenário da vinda da Congregação das Irmãs Servas de Maria Imaculada ao Brasil; em 2012 – Winnipeg, Canadá, celebrando a nomeação do primeiro Bispo, o Beato NykytaBudka.

Além do Sínodo dos Bispos, o Arcebispo Maior governa a Igreja por meio do Sínodo permanente, composto por ele mesmo e quatro Bispos nomeados para um quinquênio. Destes, três são eleitos pelo Sínodo e um é nomeado pelo Arcebispo Maior (CCEO, 114, 115). Corresponde ao Arcebispo Maior convocar e presidir o Sínodo Permanente, fazendo-o em datas determinadas ao menos duas vezes por ano e sempre que achar oportuno (CCEO, 116§1, 120).

O atual Secretário do Sínodo dos Bispos e também do Sínodo Permanente é DomBohdanDziurach.