Ecumenismo

ESPÍRITO SANTO – ECUMENISMO – DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO

 DUPUIS, Jacques. Diálogo inter-religioso. In: LATOURELLE, René – FISCICHELLA, Rino. Dicionário de teologia fundamental. Vozes – Santuário, Petrópolis – Aparecida, 1994, 231.

“O concílio adquiriu consciência crescente da influência universal exercida pelo Espírito Santo, muito além das fronteiras do cristianismo, atingindo o universo inteiro. O Espírito de Deus – que é também o Espírito de Cristo – enche o universo (GS 11). Os documentos AG e GS – ambos frutos da última sessão do concílio – fazem referências explícitas a esta presença universal do Espírito no espaço e no tempo: ‘Sem dúvida, o Espírito Santo operava no mundo, já antes de Cristo ser glorificado’ (AG 4); ele encontra-se também no mundo contemporâneo, nas aspirações de homens e mulheres de qualquer proveniência que aspirem a uma melhor qualidade de vida (GS 38), a uma ordem social mais digna do homem (GS 26, à fraternidade universal (GS 39). Sua influência constante mantém viva no homem a pergunta sobre seu próprio destino religioso (GS 41), oferecendo-lhe a luz e a força para confrontar-se com ela (GS 10). O homem resgatado por Cristo e tornou-se uma criatura nova no Espírito Santo (GS 37). Efetivamente, o Espírito chama agora todos os homens a Cristo, não só através da pregação do evangelho, mas também já com as ‘sementes do Verbo’ (AG 15); oferece a todos ‘a possibilidade de entrar em contato, da maneira que Deus conhece, com o mistério pascal’ (GS 22). Assim vivificada e reunida no Espírito de Cristo ressuscitado, a humanidade caminha para a consumação da história humana (GS 45) com uma viva esperança, dom do Espírito (GS 93).

“No que concerne aos crentes de outras tradições religiosas, o texto faz votos no sentido de que ‘um diálogo confiante possa conduzir todos nós a aceitar com fidelidade os impulsos do Espírito e levá-los a cabo com diligência’ (GS 92). Mas estas palavras generosas, nunca antes pronunciadas por um concílio ecumênico, não indicam o lugar que o diálogo inter-religioso ocupa na missão da igreja”.