Pastoral Litúrgica

Todas as Igrejas cristãs fundamentam-se sobre a única mensagem de Cristo e, assim, condividem necessariamente um patrimônio comum. Por isso, não são poucos os princípios da Constituição conciliar sobre a sagrada liturgia que fornecem elementos válidos universalmente para as liturgias de todas as Igrejas e devem ser aplicados também nas celebrações das Igrejas que não seguem o rito romano. As normas práticas desta Constituição e aquelas do Código de Direito Canônico, promulgado no ano de 1983, referem-se apenas à Igreja de rito latino.

Princípios e normas para a liturgia que dizem respeito diretamente às Igrejas orientais, encontram-se em vários documentos conciliares, como na Lumen Gentium (n. 23), Unitatis Redintegratio (nn. 14-17) e , com um peso maior, na Orientalium Ecclesiarum.

Nestes textos ressalta-se o valor das tradições próprias e ao mesmo tempo diversificadas, das Igrejas orientais. Depois do Concílio Vaticano II, o mais importante documento que recolhe as normas sobre as Igrejas orientais, é constituído pelo Código dos Cânones das Igrejas Orientais.

Os documentos citados colocam os princípios gerais e normas práticas a respeito dos vários aspectos da vida eclesial. Alguns legislam em matéria litúrgica, indicando normas para todas as Igrejas orientais católicas; eles não pretendem exaurir o complexo das indicações que regulam as celebrações litúrgicas de cada Igreja sui iuris. Tais prescrições pertencem ao direito particular de cada Igreja.

Ver matérias publicadas neste site em PDF na seção LITURGIA com as diversas subseções; mais precisamente, ver a subseção sobre os Sacramentos