A nossa identidade eclesial abrange os seguintes elementos: Igreja Católica, Rito Bizantino Ucraniano, Arcebispado Maior e Metropolia.
Somos uma Igreja Católica de Rito Bizantino Ucraniano, tendo a configuração canônica de uma Metropolia pertencente a um Arcebispado Maior.
Fundada por Cristo, a Igreja é constituída pelos fiéis que, incorporados a ele pelo batismo, formam o povo de Deus e, feitos partícipes da função sacerdotal, profética e real de Cristo, cada qual segundo sua própria condição, são chamados a desempenhar a missão que Deus mandou cumprir à Igreja no mundo. Esta Igreja, constituída e ordenada como sociedade neste mundo, subsiste na Igreja Católica, governada pelo sucessor de Pedro e pelos Bispos em comunhão com ele (CCEO 7).
A Metropolia São João Batista, juntamente com a Eparquia sufragânea Nossa Senhora Imaculada Conceição, faz parte da Igreja Católica, como uma Igreja Particular, uma Diocese, ou seja, é uma porção da Igreja Católica – Igreja de Cristo – presente em todo mundo (por isso se diz universal), governada pelo Papa. Desde que esteja em comunhão com a Igreja de Roma e com outras Eparquias (equivalente latino Dioceses), cada uma das Eparquias é a Igreja de Cristo. A unidade da única Igreja do Senhor convive perfeitamente com a pluralidade das Igrejas Particulares, que são as Eparquias (ou Dioceses).
O rito é o patrimônio litúrgico, teológico, espiritual e disciplinar, distinto da cultura e das circunstâncias históricas dos povos e que se expressa no modo de viver a própria fé de cada Igreja sui iuris (CCEO 28 § 1). Igreja sui iuris é a agrupação de fiéis cristãos junto com a hierarquia, a qual a autoridade suprema da Igreja reconhece expressa ou tacitamente como sui iuris (CCEO 27).
Os diversos ritos têm sua origem das seguintes tradições: alexandrina, antioquena, armênia, caldeia e constantinopolitana ou bizantina (CCEO 28 § 2). É a partir desta tradição bizantina que se desenvolveu o rito bizantino-ucraniano.
A Metropolia São João Batista pertence à Igreja Ucraniana Greco-Católica, como é denominada na Ucrânia, e tem sua sede na capital Kiev. Portanto, é governada por um Arcebispo Maior – Dom Sviatoslav Shevchuk, eleito no final de março de 2011.
O Arcebispo Maior é o Metropolita de uma sede determinada ou reconhecida pela suprema autoridade da Igreja, que está à frente de toda uma Igreja oriental sui iuris não dotada de título patriarcal (CCEO 151).
Em geral, o que se diz no direito comum sobre as Igrejas patriarcais ou sobre os Patriarcas há de entender-se que tem validade para as Igrejas arcebispais maiores ou para os Arcebispos maiores (CCEO 152).
A atual configuração canônica da Igreja Católica Ucraniana no Brasil foi criada com a criação da Eparquia sufragânea Nossa Senhora Imaculada Conceição com sede em Prudentópolis, cujo Bispo Eparca é Dom Meron Mazur, OSBM, e a elevação canônica da Eparquia São João Batista com sede em Curitiba à Arquieparquia ou Metropolia com a respectiva nomeação do primeiro Arquieparca ou Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch, OSBM.
A Eparquia é uma porção do povo de Deus, cujo cuidado pastoral se encomenda ao Bispo, com a cooperação do presbitério, de maneira que, unida a seu pastor e congregada por ele, no Espírito Santo, mediante o Evangelho e a Eucaristia, constitua uma Igreja particular, na qual verdadeiramente está presente e atua a Igreja de Cristo una, santa, católica e apostólica (CCEO 177 §1).
O Eparca é aquele a quem se tem confiado uma Eparquia para que a apascente em nome próprio e governe como vigário e legado de Cristo; a potestade que ele, em nome de Cristo, pessoalmente desempenha, é própria, ordinária e imediata, ainda que o exercício dessa potestade, em última instância, seja regulado pela suprema autoridade da Igreja e possa circunscrevê-lo dentro de certos limites, visando o bem da Igreja e de seus fiéis cristãos (CCEO 178).
A Metropolia São João Batista é pessoal, o que significa que, ao menos teoricamente, abrange todo o território brasileiro. Em termos territoriais, porém, tanto a Eparquia sufragânea quanto a Metropolia possuem seus territórios delimitados pelas respectivas paróquias, concentradas no Paraná e norte de Santa Catarina e abrangem cada uma parte dos estados brasileiros.
Metropolitas são os Arcebispos das sés às quais está anexo o ofício de presidir a uma província eclesiástica, por determinação ou aprovação do Romano Pontífice (CIC 435). O Arcebispo Metropolita tem todos os poderes do bispo em sua própria arquidiocese e poderes de supervisão e jurisdição limitada sobre as demais dioceses, chamadas sufragâneas. Entre outras atribuições, ao Arcebispo Metropolita compete: convocar o Sínodo metropolitano; erigir o tribunal metropolitano; vigilar para que a fé e a doutrina eclesiástica sejam observadas fielmente; realizar a visita canônica quando esta é descuidada pelo Bispo eparquial; quando necessário, ele pode interferir nas nomeações administrativas (CCEO 133§1 2º-6º). “Em todos os assuntos jurídicos da província, a representa o Metropolita” (CCEO 133§2).
“A dignidade de Metropolita está sempre unida com uma determinada sede eparquial. O Metropolita tem na própria eparquia os mesmos direitos e obrigações que o Bispo eparquial na sua. O Metropolita tem de ser lembrado por todos os Bispos e demais clérigos na Divina Liturgia e nas Liturgia das Horas segundo as prescrições dos livros litúrgicos” (CCEO 134 e 135).
A Metropolia São João Batista dos Católicos Ucranianos no Brasil faz parte, ou seja, é vinculada juridicamente com a Igreja-Mãe, dita Greco-Católica, com sede na Ucrânia, dirigida pela autoridade máxima na pessoa do Arcebispo Maior, atualmente Dom Sviatoslav Shevchuk. Na pessoa do seu Bispo ou Bispos, a Metropolia sempre participou e participa dos Sínodos desta Igreja que se realizaram em Roma ou em outras localidades e nos dias atuais acontecem normalmente em Kiev e Lviv na Ucrânia.