No decorrer dos dias 6 a 11 de janeiro de 2026, na Casa de Oração Josafata Hosdachevska, em Ponta Grossa (PR), aconteceu o XXII Capítulo da Província São Miguel Arcanjo das Irmãs Servas de Maria Imaculada. O Capítulo teve como tema “Chamadas a conviver e servir”, iluminado pelo exemplo de Maria Santíssima e de Jesus Cristo, que “não veio para ser servido, mas para servir”.
Os principais objetivos do Capítulo foram: fortalecer a vivência da vocação como um chamado de amor e serviço, inspirando-se na entrega de Maria e na missão de Jesus Cristo; cultivar o espírito de comunhão fraterna e o compromisso com um serviço dedicado no seguimento cristão; revisar as diretrizes da Província; e eleger o novo Conselho Provincial para os próximos cinco anos.
O Capítulo contou com uma preparação de seis meses, durante os quais as irmãs de todas as casas da Província participaram ativamente. Esse período incluiu palestras com temas relevantes, a revisão da vivência comunitária e do Diretório Provincial, além da oração diária pelo bom andamento do Capítulo. Uma comissão de quatro irmãs trabalhou fervorosamente no envio dos materiais e na organização das devolutivas.
Participaram do Capítulo 45 irmãs, que vivenciaram momentos de intensa oração, reflexão e tomadas de decisões importantes, entre elas a escolha do novo Conselho Provincial.
A abertura oficial foi marcada pela Divina Liturgia, celebrada pelo Bispo Eparca Dom Meron Mazur, da Eparquia Imaculada Conceição de Prudentópolis (PR). Em sua homilia, o Eparca destacou que o Capítulo é um tempo de graça e de ação de Deus – kairós – que requer escuta atenta de cada participante, desejando que todas fossem atentas e disponíveis como a Imaculada Virgem Maria.
Nos dias seguintes, as irmãs participaram diariamente da Divina Liturgia, tendo como celebrante o Pe. Eufrem Krefer, OSBM, Pároco da Paróquia Transfiguração de Nosso Senhor Jesus Cristo, em Ponta Grossa (PR), que, em uma de suas homilias, comparou o Capítulo Provincial com o Cenáculo, onde estavam reunidos os apóstolos com Maria: um tempo oportuno e fecundo da presença de Deus, no qual cada irmã é chamada a se colocar em atitude de abertura e confiança à ação do Espírito Santo.
Este tempo foi também marcado pela eleição da Madre Provincial, Irmã Rosangela de Melo Campanharo, e do novo Conselho Provincial, assim constituído: Vice Provincial e Primeira Conselheira, Irmã Marilda Cozar; Segunda Conselheira, Irmã Marli de Melo Campanharo; Terceira Conselheira, Irmã Eliceia Harmatiuk; e Quarta Conselheira, Irmã Ana Regina Praisner. Antes da posse, realizou-se a cerimônia de despedida e agradecimento ao Conselho anterior e, em seguida, a posse do novo Conselho.
Assim, o XXII Capítulo Provincial confirmou-se como um tempo de acolhimento, comunhão e renovação da missão, confiando ao Espírito Santo os passos futuros, com novas propostas e possíveis projetos para a Província São Miguel Arcanjo.
O encerramento ocorreu com a Divina Liturgia solene, celebrada pelo Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch, da Metropolia São João Batista de Curitiba (PR). Dom Volodemer, em sua reflexão, destacou que o Capítulo, vivido em contexto litúrgico e comunitário, é um momento de fé, oração e discernimento, que fortalece a unidade da Província e de cada irmã, com repercussões também na Igreja. Ressaltou ainda que se trata de uma oportunidade de renovação da vocação e do carisma congregacional, centrado no amor e no serviço, para glorificar a Deus, formar o coração humano e atender às maiores necessidades, inspiradas em Maria Santíssima. Inspirado nas cartas paulinas, enfatizou a importância da unidade da fé, que conduz ao ideal do “Homem Perfeito”: no sentido pessoal, o cristão que alcança a maturidade espiritual; e, no sentido coletivo, Cristo como “Homem Novo”, Cabeça e membros, formando o corpo total que é a Igreja.
Ao final, todas as irmãs foram encorajadas pela nova Madre Provincial a retornarem às suas comunidades, levando a alegria que brota da ação do Espírito Santo. Assim foram vivenciados os dias do Capítulo Provincial, em clima de discernimento dos próximos cinco anos para as irmãs da Província do Brasil, reafirmando o compromisso com o carisma iniciado pela Cofundadora e hoje Bem-Aventurada Josafata.
Texto: Ir. Zenobia Michalichen, SMI
Fotos: Ir. Eliane Hadena Kmet, SMI