Votos perpétuos da Irmã Eliane Hadena Kmet em Ponta Grossa

A Festa da Imaculada Conceição de Maria (08/12) é, para as Irmãs Servas de Maria Imaculada, uma data muito especial. Neste dia, as Irmãs celebram sua Padroeira, recordam a presença e proteção de Maria Santíssima na Congregação e renovam sua consagração, se dispondo a amar e servir onde houver maior necessidade.

Renovadas na fé e na esperança, após oito dias de retiro, tendo como pregador o Pe. Genésio Viomar, OSBM, e com espírito de alegria e gratidão, no dia 08 de dezembro de 2023, às 09:30 horas, na Casa de Oração Josafata Hordashevska, em Ponta Grossa, foi celebrada pelo Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch e concelebrada pelos Padres Genésio Viomar, OSBM e Inácio Malinoski, OSBM a Divina Liturgia durante a qual Ir. Eliane Hadena Kmet fez sua profissão religiosa, emitindo os votos perpétuos. Participaram desta cerimônia especial irmãs de várias comunidades e familiares da Ir. Eliane, que é natural de Saltinho I, Ivaí – Paraná.

No início da celebração, Ir. Celina Sloboda, SMI fez uma bela introdução, explicando a grandeza deste dia e o significado da consagração perpétua. Fez um breve relato da caminhada cristã e vocacional da Ir. Eliane e convidou a todos os presentes a rezarem por ela, neste dia de sua entrega total e definitiva a Deus.

Após o tropário, deu-se início a cerimônia da Profissão Perpétua. Ir. Eliane aproximou-se do altar e respondeu às perguntas dirigidas pelo Metropolita. Em seguida, com a mão sobre o Evangelho, proferiu a fórmula da consagração. Conforme a Constituição da Congregação, ela fez assinatura do livro e, aproximando-se novamente do altar, deitou-se no chão em forma de cruz, simbolizando sua entrega total a Cristo. Toda a assembleia rezou por ela durante as preces proferidas pelo Arcebispo. Depois, ela recebeu o “paraman”, a vela e a Constituição, simbolizando sua pertença e compromisso assumido na Congregação das Irmãs Servas de Maria Imaculada.

A homilia focalizou Maria Santíssima como o caminho, mulher sinodal por excelência, aquela que, tendo primeiramente se colocado no caminho do Senhor, soube conduzir os outros caminhantes na estrada da verdade, do bem e da vida. Segundo as palavras de Dom Volodemer, Maria foi a “organizadora do Pentecostes, convocando, animando, motivando, unindo e orando com os Apóstolos no cenáculo” e afirmou: “Creio que sem Maria não aconteceria o Pentecostes e não existiria a Igreja”. O Metropolita disse que “todos os cristãos devem ser sinodais com e como Maria” e concluiu: “Sendo Maria modelo de sinodalidade e seguidora de Cristo por excelência, ela mesma se tornou o caminho para Cristo como reza a expressão muito conhecida: ‘a Cristo por Maria’. Então, com Maria vamos nos aproximar mais de Cristo, vamos nos esforçar para ser melhores caminhantes e encaminhadores eclesiais e comunitários, vamos fortalecer a Igreja e vamos construir o Reino de Deus!”

Motivando o “Mnohaia lita”, Dom Volodemer reconheceu que Ir. Eliane foi encaminhada ao serviço de Deus e da Igreja pelos seus pais, que vivem o espírito sinodal, e que a jovem religiosa em sua missão de consagrada na Congregação das Irmãs Servas deverá ser uma caminhante e encaminhadora de outras pessoas para o serviço do Reino e da Igreja.

Finalizando a celebração, Ir. Deonisia Diadio, Superiora Provincial, saudou a Ir. Eliane, dizendo que este é um momento sagrado e jubiloso, um testemunho de compromisso, onde a entrega total à vontade divina se assemelha à resposta generosa da Virgem Maria. Ela afirmou ainda que, professando os votos perpétuos, Ir. Eliane se consagra completamente a Deus, abraçando um caminho de serviço, oração e amor, que transforma não apenas a sua vida, mas também a vida daqueles com quem convive. Ir. Deonisia desejou que a luz do “eis-me aqui” dito pela Ir. Eliane, continue a brilhar, iluminando o caminho para uma entrega constante e um serviço dedicado. Por fim, ela agradeceu a Deus pela família e pela bela vocação da Ir. Eliane, pedindo a proteção de Maria Santíssima e a intercessão da Bem-aventurada Josafata.

Após a celebração, as Irmãs e demais presentes participaram do almoço festivo.

Damos graças a Deus por este dia tão especial! Bendizemos ao Senhor pela vida e vocação da Ir. Eliane, que fez sua entrega total a Deus na Congregação das Irmãs Servas de Maria Imaculada! Rogamos para que Cristo suscite outras jovens, que ouçam o chamado e tenham coragem de dar sua resposta e colocar-se a serviço de Deus e da Igreja.

Por tudo dizemos: Glória a Deus, Louvor a Maria e Paz para nós!

Texto e fotos: Ir. Juliane Martinhuk, SMI