Vitalidade na Paróquia de Ponta Grossa

Dando continuidade a suas visitas pastorais, dentro das possibilidades do contexto pandêmico, da tarde do dia 16 até a tarde do dia 18 de outubro de 2020, o Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch esteve visitando a Paróquia Transfiguração de Nosso Senhor em Ponta Grossa.

Um diálogo mais prolongado com o Pároco Metodio Techy e os Vigários Paroquiais Melécio Kraiczyi e Francisco Kochmanski, todos basilianos, aconteceu durante o jantar e no dia seguinte durante o café da manhã.

Sábado, num dia bonito, com muito sol e céu azul, pelas 11 horas, o Pároco Metodio mostrou ao Metropolita o novo piso da igreja em cerâmica. Ficou muito bonito e fácil para limpeza. O novo cruzeiro ao lado da igreja ficou majestoso; sua frente branca e brilhante se destaca à noite.

O Pároco informou que, após se ter tentado recuperar o piso antigo e, não obtendo bom resultado, acabou-se por trocar o piso todo, substituindo a antiga “granitina” por granito. “Talvez, o momento não fosse o ideal, devido à crise que se instaurou por causa da pandemia, mas era oportuno devido às restrições para a participação dos fiéis nas celebrações”, disse o Pe. Metodio. O custo total foi de R$ 83.295,35, aproximadamente R$ 200,00 o metro quadrado. Foi realizada uma campanha para cobrir os custos da obra e as famílias colaboraram generosamente conforme suas possibilidades. A campanha continua para honrar custos pendentes. Cada família, livremente, com quanto e quando puder, faz a sua oferta dentro das suas reais condições. “Toda colaboração é bem-vinda”, anima o Pároco.

Às 18h30min, o Metropolita participou do Santo Terço em português, na igreja, sendo conduzido pela Ir. Celina Hadada, SMI, que auxilia nas celebrações. Dom Volodemer presidiu a Divina Liturgia recitada em português. O Pároco concelebrou e distribuiu a comunhão. Comentando o texto do evangelho de Lucas 7,11-16, que narra a ressurreição do filho único de uma viúva em Naim, Dom Volodemer focalizou a realidade da “cultura de morte” dos dias atuais, focando principalmente o drama mortal da pandemia. Contra essa triste realidade se contrapõe a injeção de ânimo que Cristo oferece para valorizar mais a vida e viver melhor.

Para a janta, na casa paroquial, foi encomendada uma bela e saborosa pizza.

Dia 18, domingo de manhã, às 08h30min, o Santo Terço foi rezado em ucraniano e também conduzido pela Ir. Celina Hadada, SMI. Dom Volodemer participou da reza, atendeu algumas confissões e presidiu a Divina Liturgia em ucraniano, toda cantada, com um número maior de fiéis, todos de máscara. Mas o canto litúrgico estava muito bonito e alegrou a alma de muita gente. Segundo o Pároco, que concelebrou, aos poucos, dentro dos cuidados exigidos, as celebrações estão voltando à normalidade.

Iniciando sua fala, o Metropolita agradeceu primeiramente a hospitalidade e parabenizou a comunidade pelas melhorias e pela boa-vontade. A homilia seguiu a mesma abordagem de ontem, com o acréscimo de alguns textos bíblicos relacionados à vida, que é dada por Deus e a Ele deve voltar, e com a ilustração da metáfora da orquestra em que cada um recebe a partitura de Deus, toca seu instrumento ou canta, e se esforça para estar sempre afinado, obedecendo a regência do Maestro – Deus. “‘Levanta-te’ é uma ordem de Deus a fim de que valorizemos e respeitemos mais a vida. Também hoje Jesus diz: ‘tenha coragem! Não desanime, comigo vencerás”, concluiu o pregador.

Após a celebração, o Metropolita cumprimentou alguns paroquianos mais conhecidos e antigos amigos. Depois, ele teve um encontro com um belo grupo de jovens. Falou-lhes sobre a missão do Papa Francisco no mundo de hoje, enfatizando sua preocupação com a ecologia, a formação integral e a moral social. Comentou um pouco o projeto relançado pelo Papa no dia 12 de outubro – Projeto Educativo Global em que ele propõe valores cristãos e humanos para a educação em geral: maturidade, bem comum, casa comum, amor, misericórdia, solidariedade, irmandade. Mas são valores recorrentes nos documentos e pronunciamentos do Papa, o que o faz uma das vozes morais mais abalizadas no mundo contemporâneo, de significativa aceitação inclusive entre não católicos e também não cristãos.

O almoço, em companhia do Pároco, foi servido na comunidade das Irmãs do Hospital Bom Jesus. A comunidade recebe religiosas de outras comunidades que vêm ao hospital para tratamentos mais sérios. A conversa fraterna foi também divertida, aliviando as tensões causadas pelo trabalho hospitalar extenuante e agravadas pelas situações da pandemia. Mas a sabedoria cristã torna tudo isso mais suave e possibilita um viver mais otimista e sadio.

Fazendo ainda um atendimento espiritual e descansando um pouco, pelas 15 horas, o Arcebispo Metropolita partiu de volta à capital, mais revigorado por ter constatado a vitalidade de fé e ação da comunidade que tem como Padroeiro o Cristo transfigurado – Transfiguração de Nosso Senhor. Que suas luzes continuem a transfigurar toda a Paróquia e seus fiéis paroquianos!

Secretariado Metropolitano