Visita solidária do Vice-Prefeito Eduardo Pimentel à Metropolia

Na quinta-feira, dia 24 de fevereiro de 2022, por volta das 16 horas, transcorreu na sede da Metropolia Católica Ucraniana São João Batista, um encontro que contou com a presença do Senhor Vice-Prefeito de Curitiba Eduardo Pimentel, o senhor Gabriel Assunção – jornalista e assessor de comunicação do Vice-prefeito, o senhor Eliseu Sebastião Rocha – assessor do governador, Sua Excelência Reverendíssima Dom Volodemer Koubetch – Arcebispo Metropolita para os Ucranianos Católicos do Brasil, e com a presença dos Reverendíssimos Padres Edson Ternoski – Ecônomo da Metropolia e Reitor do Seminário Maior São Josafat e Michael Barbusa – Vice-chanceler da Metropolia.

Na forma de uma conversa informal, o encontro teve o propósito de apresentar, da parte da Prefeitura de Curitiba, a solidariedade à Igreja Católica Ucraniana na Ucrânia, na chamada “diáspora” (ucranianos espalhados pelo mundo) e no Brasil por conta da situação de agressão e invasão bélica da Rússia contra a Ucrânia e a disponibilidade do governo municipal em relação às necessidades da Igreja.

No decorrer da conversa, foram abordados os seguintes assuntos: a questão da guerra na Ucrânia; a situação da Igreja Católica Ucraniana em meio ao conflito; os eventos programados aqui no Brasil, sobretudo, a possível visita do Arcebispo Maior Dom Sviatoslav Shevchuk ao Brasil por ocasião do Centenário da visita do Metropolita Andrey Sheptytsky e 50 anos de fundação da Eparquia São Batista (desde 2014 Metropolia), visita que, por causa da pandemia estava incerta e que, com os conflitos na Ucrânia, agravou-se a incerteza; o apoio da Prefeitura de Curitiba, apresentado pelo Vice-Prefeito Eduardo, falando também em nome do Prefeito Rafael Greca, para os possíveis eventos religiosos e civis a serem ainda programados; e outros assuntos relacionados à presença dos ucranianos no Brasil e no Estado do Paraná, especialmente em Curitiba.

Por fim, após o momento de conversa e café, todos se dirigiram ao espaço da Arquicatedral São João Batista onde, guiados pelo Metropolita, conheceram o monumento em forma de mosaico, efetuado em comemoração aos 125 anos da imigração dos ucranianos ao Estado do Paraná. Depois adentraram o espaço sagrado da Arquicatedral para conhecer a cripta onde estão sepultados os dois primeiros Bispos ucranianos do Brasil: Dom José Romão Martenetz, OSBM (07.02.1903 – 23.02.1989) e Dom Efraim Basilio Krevey, OSBM (12.121928 – 03.04.2012). Os nobres visitantes ficaram conhecendo o ambiente em que são realizadas as celebrações da Divina Liturgia e a rica iconografia da Arquicatedral, cuja obra foi dirigida pelo Pároco Joaquim Sedorowicz, que também é iconógrafo.

Agradecemos a presença de todos e reforçamos o convite para que juntos rezemos pela paz na Ucrânia! Que Deus proteja a Ucrânia e abençoe a todos!

Slava Ukraini – Heroiam slava!

Pe. Michael Barbusa