Visita na Paróquia Transfiguração

Entre os dias 28 de outubro a 06 de novembro de 2016, o Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch, OSBM realizou a Visita Canônica na comunidade da sede paroquial da Paróquia Transfiguração de Nosso Senhor na cidade de Ponta Grossa.

Fotos

  1. Palestra aos pais dos catequizandos
  2. Encontro com as catequistas
  3. Encontro com os jovens
  4. Presidente-Executivo Sr. João Broniski e sua esposa Evanilde saúdam o Metropolita
  5. Jovens Kauane Duarte Zatserkovney e Rikaard Mira recebem o Metropolita com pão e sal
  6. Pároco Metodio Techy, OSBM dá as boas-vindas ao Metropolita
  7. Felipe Hekavei e Natalia Brekailo cumprimentam o Metropolita com um vaso de flores
  8. Catequizandos cantam para o Metropolita
  9. Homilia
  10. Encontro com as Catequistas do Instituto Secular Sagrado Coração de Jesus
  11. Panakheda pelos finados
  12. Reunião com o Conselho Administrativo Paroquial
  13. Reunião com os responsáveis pela Pastoral da Saúde
  14. Encontro com a Família de Estefano Malantchen
  15. Encontro com as Irmãs Servas da Casa de Retiros Irmã Josafata Hordachevska
  16. Encontro com Dom Sérgio Braschi – Bispo Diocesano de Ponta Grossa
  17. Reunião com os membros da Pastoral Familiar
  18. Encontro com as Irmãs Servas do Hospital Bom Jesus
  19. Encontro com os membros do Apostolado da Oração
  20. Atuais coordenadores do Apostolado da Oração
  21. Encontro com a Família de Roberto Geraldo Camargo
  22. Encontro com os catequizandos e catequistas
  23. Encontro com os catequizandos e catequistas do 2º Nível
  24. Verificação dos livros paroquiais
  25. Proclamação do Santo Evangelho
  26. Homilia conclusiva
  27. Bênção Apostólica
  28. Agradecimentos
  29. Lideranças da Paróquia
  30. Encontro com a Família de João Broniski – Presidente-Executivo

28 de outubro – sexta-feira

Tendo participado do encontro do clero na Casa de Retiro Irmã Josafata Hordachevska em Ponta Grossa, o Arcebispo Metropolita hospedou-se na residência paroquial da Paróquia Transfiguração de Nosso Senhor, cujo Pároco é o Pe. Metodio Techy, OSBM e os Vigários Paroquiais são o Pe. Melécio Kraiczyi, OSBM e o Pe. Gregório Hunka, OSBM. O Pe. Melécio é capelão do Hospital Bom Jesus e atende pastoralmente as comunidades do Parque Nossa Senhora das Graças e de Wenceslau Braz. O Pe. Gregório é missionário e Coordenador Geral das Missões na Metropolia; quando não está em trabalho de missões, ele auxilia os demais sacerdotes nos afazeres pastorais.

O almoço foi servido pelas Irmãs Servas do Hospital Bom Jesus.

Para a janta, o Pároco levou o Metropolita e o Pe. Melécio à Pizzaria e Restaurante do Tony, amigo e colaborador da Paróquia.

29 de outubro – sábado

Como ontem, o almoço foi servido no refeitório das religiosas do hospital.

Às 14 horas, Dom Volodemer proferiu uma palestra aos pais dos catequizandos. Dentro da metodologia ver-julgar-agir, ele fez uma rápida análise da realidade sócio familiar, focalizando principalmente a polêmica levantada pela ideologia de gênero, que tem por objetivo evidente destruir a família de molde cristão-católico e assim minar as bases do Cristianismo e da Igreja Católica; para o julgamento e discernimento, lembrou o projeto de renovação das paróquias da CNBB e UGCC: Nova paróquia – comunidade de comunidades e Paróquia viva – lugar de encontro com Cristo vivo; como ação concreta, animou os pais a serem de fato os primeiros educadores e catequistas, colaborando com a escola e a Igreja, sempre dando exemplo de vida. Enfatizou a importância da vivência do amor e da misericórdia no âmbito familiar.

Em seguida, pelas 16 horas, houve um encontro com as catequistas e a Equipe de Apoio à Catequese. O Metropolita verificou o funcionamento da Pastoral Catequética, comentou as dificuldades comuns constatadas nas nossas comunidades, apontou algumas perspectivas de ampliação do trabalho catequético na Paróquia e incentivou as catequistas a criarem uma metodologia mais eficiente no envolvimento e fidelização das famílias junto à comunidade eclesial. Isso porque hoje em dia é necessário se preocupar mais com a catequese dos adultos a fim de que o ensinamento das crianças seja mais produtivo.

Logo após a celebração da Divina Liturgia em português, às 19 horas, concelebrada pelo Pároco Metodio, Dom Volodemer encontrou-se com os jovens mais participativos da Paróquia. Verificada a organização e a atividade do grupo, ele falou sobre a busca da identidade humana, cristã, eclesial e profissional, que se deve conquistar por meio de cultivo permanente. Comentou o novo livro de Howard Gardner Cinco mentes para o futuro (Editora Artmed), que diz: “Os primeiros três tipos – mente disciplinada, mente sintética e mente criativa – formam uma sequência lógica, cada uma delas constrói a sucessiva e são todas de natureza cognitiva. As outras duas – a mente respeitosa e a mente ética – estão relacionadas com as relações humanas, que são particularmente importantes num mundo onde, potencialmente, cada um de nós pode entrar em contato com todos os outros”. Animou os jovens paroquianos a serem autênticos, tendo uma identidade e um foco bem definidos, sendo bons cristãos, católicos e ucranianos e, conforme a expressão do Papa Bento XVI, tendo a “coragem de remar contra a corrente”!

30 de outubro – domingo – Festa de Cristo Rei

Paramentando-se na residência paroquial, o Arcebispo Metropolita e o Pároco, acompanhados pelos catequizandos que entoavam o canto mariano Pid tviy pokrov, às 9 horas, saíram em procissão até o interior da igreja e se posicionaram em frente ao altar. O Presidente-Executivo Sr. João Broniski, acompanhado de sua esposa Evanilde, proferiu uma saudação em português; ele disse: “Hoje para nós é um dia especial, um dia que faz história, pois a Providência Divina permitiu que pudéssemos ter em nosso meio o nosso Arcebispo Metropolita para realizar junto da nossa Paróquia a sua Visita Canônica. Uma atitude nobre daquele que é indicado para ser o ‘pastor’, o ‘guia’ para os eu povo. Ele vem para ver a nossa realidade, sentir de perto o seu rebanho, nos ouvir, nos orientar e com as suas mãos apostólicas trazer a sua bênção para as nossas famílias, nosso trabalho e a nossa missão”. Em seguida, os jovens Kauane Duarte Zatserkovney e Rikaard Mira saudaram o Visitador com pão e sal. Os catequizandos entoaram um canto religioso em ucraniano fazendo uma coreografia apropriada. O Pároco Metodio fez uma saudação em ucraniano. Lembrando primeiramente os objetivos da visita, ele disse: “Радіємо, Високопреосвященніший Митрополите, вашою присутністю і бажаємо вам щасливого побуту тут між нами. Ваша присутність є для нас підпорою і заохотою до більшої участі та  співпраці, згоди, любові і порозуміння. Щоб ми, під вашим проводом і благословенням, зростали матеріально і духовно”. O menino Felipe Hekavei e a menina Natalia Brekailo entregaram a Dom Volodemer um vaso de flores.

Deu-se início à Divina Liturgia. A homilia discorreu sobre o reinado de Cristo com seus significados fundamentais: bíblico-neotestamentário, cristológico, eclesial, espiritual e pastoral. A Paróquia e todos os cristãos, seguidores de Jesus Cristo, devem se esforçar para encarnar os valores do Reino na esfera pessoal, familiar, comunitária, paroquial e social, concluiu Dom Volodemer.

Após a celebração litúrgica, o Pároco passou os avisos paroquiais e apresentou o cronograma da Visita Canônica.

O Arcebispo Metropolita viajou a Curitiba para votar, pois hoje aconteceu o segundo turno das eleições municipais em todo o Brasil, e também para resolver várias questões de cunho protocolar e administrativo.

01 de novembro – terça-feira

Às 10 horas, o Arcebispo Metropolita viajou de volta a Ponta Grossa a fim de prosseguir com a Visita Canônica na Paróquia. Às 18:30, ele fez uma visita e celebrou a Divina Liturgia na residência Instituto Secular das Catequistas do Sagrado Coração de Jesus, cuja Diretora é Olga Haliski. Em sua homilia, ele falou sobre a missão específica dos membros dos institutos seculares em serem o “sal da terra e luz do mundo” (Mt 5,13-16), transformando e santificando as estruturas e ambientes profissionais da sociedade. O cristão tem duplo papel: como sal, para interromper ou retardar o processo da corrupção moral e espiritual da sociedade, e como luz, para desfazer as trevas e ser referência para os outros.

Dom Volodemer conversou com as Catequistas sobre os trabalhos pastorais da Paróquia Transfiguração para a qual elas contribuíram muito significativamente na sua fundação. Além da Diretora Olga, as seguintes Catequistas fazem parte da casa: Vera Lucia Vinharski, Adriana Zaiacz, Ana Tlumaski e Olga Baran, que há dois anos depende totalmente da ajuda das cuidadoras.

02 de novembro – quarta-feira – Finados

Dentro do espírito do Ano da Misericórdia, foi celebrada a Divina Liturgia, com início às 09 horas, e depois a Panakheda pelos falecidos da Paróquia. O Superior Provincial Pe. Antônio Roik Sobrinho, OSBM, o Pároco Metodio Techy, OSBM e o Vigário Paroquial Pe. Melecio Kraiczyi, OSBM concelebraram. O Arcebispo Metropolita fez uma reflexão sobre a morte, um processo natural da vida, mas que inclui necessariamente uma espiritualidade própria: lembrança e reconhecimento dos antepassados e pioneiros; a fragilidade e a transitoriedade da vida, que, hoje em dia, toma a forma da banalização; o voltar-se para Cristo, o Senhor da vida e da morte; a necessidade de bem viver para bem morrer, vivendo o princípio fundamental do Evangelho, que é a misericórdia, conforme se lê em Mt 25,31-46.

Logo após a celebração litúrgica, houve um encontro com os membros do Conselho Administrativo Paroquial. Conhecendo há muito tempo a boa administração e reconhecendo as grandes conquistas patrimoniais da Paróquia, o Arcebispo Metropolita enfatizou mais os desafios pastorais da Metropolia, como a implantação da Pastoral Familiar, que deverá fazer um trabalho mais profundo de evangelização dos adultos e de suas respectivas famílias. Os participantes opinaram, fazendo observações e dando sugestões concretas para os trabalhos pastorais. Enfatizaram principalmente o valor e a necessidade urgente de praticar a acolhida em nossas comunidades.

Para o almoço, o Pároco Metodio providenciou um encontro festivo na Churrascaria Estrela de Prata Executive, com a presença o Pe. Antônio Roik Sobrinho, OSBM – Superior Provincial, que está realizando a Visita Canônica anual na residência basiliana (casa paroquial), o Pe. Melecio e os Irmãos Jonas Samuel Chupel, OSBM e Osvaldo Vaselkoski, OSBM.

Às 15 horas, aconteceu uma reunião com os integrantes da Pastoral da Saúde: Rosalia Brecailo, Amélia Zubacz, Denise Daciuk, Emília Brecailo Fogaça, Verônica Pankio, Helena Melniski Daciuk. Ponta Grossa é a única Paróquia da Metropolia que possui a Pastoral Familiar. O Metropolita verificou o funcionamento dessa pastoral, ouviu a exposição das atividades realizadas e também as dificuldades presentes. Finalizando, recomendou para que se amplie o número de voluntários e animou o grupo para que continue os trabalhos com coragem.

O jantar foi oferecido pela família de Estefano Malanchen Sobrinho e Lucia Prechasniuk Malantchen e seus filhos Adriano e Solange. O Sr. Estefano e seu filho Adriano trabalham com transportes, dirigindo seus próprios caminhões. Solange se formou em Direito e trabalha como sócia de um escritório de advocacia. Dom Volodemer estava acompanhado pela mesma “turma” que o acompanhou no almoço.

03 de novembro – quinta-feira

De manhazinha, o Metropolita dirigiu-se até a Casa de Retiros Irmã Josafata Hordachevska, onde celebrou a Divina Liturgia para as religiosas e funcionários. Comentando o texto sobre a expulsão dos vendedores do templo (Mt 21,12-17), ele falou sobre o significado espiritual da Casa de Retiros num contexto social de poluição sonora e dispersão, pois o estabelecimento auxilia as pessoas que aí chegam a se encontrarem mais profundamente com Deus. Após o café da manhã, ele conversou com as Irmãs Zita Prochera – Superiora, Teresa Lubyi – Vice, Dozeteia Onesko, Lídia Halczuk, Catarina Cetna e Tecla Maria Latczuk sobre os trabalhos da própria casa e os da Paróquia.

Por volta das 11 horas, o Bispo Diocesano de Ponta Grossa Dom Sérgio Braschi foi convidado para um encontro com o Arcebispo Metropolita na casa paroquial. Com a participação do Pároco Metodio, os prelados conversaram sobre alguns problemas relacionados à administração dos Sacramentos entre os dois Ritos. Concluiu-se que, no momento oportuno, Dom Sérgio instruirá mais uma vez seus sacerdotes e que o assunto será tratado em nível episcopal, com a elaboração de instruções pastorais inter-rituais. O encontro terminou com o almoço.

À noite, houve um encontro com a recém-formada equipe da Pastoral Familiar na residência de Mário e Lídia Strauski. O Arcebispo Metropolita ficou conhecendo seus membros: Roberto Geraldo Camargo e Simone C. D. Camargo, Ir. Anizia Horodenski, SMI, Pe. Metodio Techy, OSBM, Suelli Hellmann de Souza e Décio de Souza, Valdenice Schastai Bardal e José Miguel Bardal, Mario Strauski e Lidia Strauski. O Coordenador Sr. Roberto apresentou o projeto da pastoral. Os demais componentes relataram as atividades cumpridas recentemente. Todos ouviram as explicações e orientações sobre a introdução dessa pastoral na Metropolia. O encontro foi encerrado com o jantar oferecido pelo casal anfitrião.

04 de novembro – sexta-feira

O Arcebispo Metropolita celebrou a Divina Liturgia e teve um encontro com as Irmãs Servas de Maria Imaculada que vivem e trabalham no Hospital Bom Jesus. Interpretando o texto sobre o cego na entrada de Jericó (Lc 18,35-43), ele falou sobre a saúde integral, que depende de quatro integrações essenciais: com Deus, com o próximo, com a natureza e consigo mesmo. O pecado provoca as desintegrações. O dualismo grego – espírito contra a matéria – distorce a compreensão da realidade humana. Os conceitos bíblicos “shalom” e “soteria” dão o significado de saúde, paz e salvação da totalidade do ser humano. Durante o almoço a Ir. Superiora Roberta Badeluk, SMI e algumas suas coirmãs responderam às perguntas de Dom Volodemer relacionadas aos serviços pastorais prestados no hospital e na Paróquia.

Às 16 horas, o Metropolita teve um encontro com os membros do Apostolado da Oração que tinham se reunido para fazer a adoração ao Santíssimo, como sempre fazem nas primeiras sextas-feiras do mês. A atual diretoria é composta pelos seguintes membros: Ir. Amélia Kraiczyi, SMI – Coordenadora, Mariano Zavaski e Izabel Chveda Zavaski – Zeladores, Marlena de Almeida Spaki e João Spaki Sobrinho – Tesoureiros, Roseli Hneda – Secretária. Primeiramente, Dom Volodemer se inteirou das atividades do grupo e depois falou sobre a espiritualidade do movimento; orientou para que se resolvam alguns problemas, como o do uso do idioma ucraniano nas celebrações, pelo diálogo e prudência pastoral.

O jantar foi oferecido pela família de Roberto e Simone Camargo. O Pároco acompanhou o Metropolita. Foram tratados vários assuntos relacionados à implantação da Pastoral Familiar na Paróquia e outros temas paroquiais.

05 de novembro – sábado

O último encontro grupal do Visitador Dom Volodemer foi com os catequizandos e com os adolescentes do MEJ. Eles se reuniram na sala principal, às 14 horas, acompanhados por suas Catequistas, e tiveram um diálogo sobre o aproveitamento da catequese e o Ano da Misericórdia. Todas as seis turmas se reuniram separadamente com suas Catequistas, estudaram um texto bíblico indicado pelo Metropolita e depois um representante de cada turma apresentou uma síntese e outro fez uma pergunta ao Metropolita. Terminando o encontro, o Metropolita sorteou distribuiu pirulitos às crianças e sorteou pequenos prêmios.

Após o encontro com os catequizandos, Dom Volodemer atendeu espiritualmente duas pessoas e verificou os livros paroquiais na salinha de atendimento, tendo um diálogo final com o Pároco.

Ao anoitecer, às 19 horas, com a concelebração do Pároco, o Arcebispo Metropolita celebrou a Divina Liturgia em português e fez algumas considerações conclusivas relacionadas à Visita Canônica. Ele fez uma rápida avaliação da Paróquia como um todo e uma reflexão a partir de Lc 9,23-26. Focalizou a identidade católica ucraniana a ser cultivada no mundo multicultural atual. Para isso, são necessários quatro elementos: estudo, coragem, fidelidade e compromisso.

06 de novembro – domingo

Antes da Divina Liturgia, iniciada pouco depois das 9 horas, o Pároco Metodio rezou a Novena ao Sagrado Coração de Jesus e logo em seguida concelebrou com o Arcebispo Metropolita. Em sua homilia conclusiva, o Visitador fez algumas considerações finais em relação à realidade pastoral, considerada muito boa – “um salto de qualidade nos últimos anos, tanto no sentido administrativo e patrimonial como no sentido pastoral e espiritual”. O pregador lembrou alguns elementos bíblico-históricos para iluminar assuntos um pouco espinhosos, como por exemplo, o uso do idioma ucraniano nas celebrações. Finalizou citando a diretriz geral do Papa Francisco na busca de uma “Igreja em saída”; e em chave de “saída” interpretou a Parábola do Bom Samaritano. Animou a todos os paroquianos a continuarem fazendo as “saídas” necessárias para o bem da comunidade paroquial e do Reino de Deus.

Após a entoação dos “Mnohaia Lita”, foi concedida a bênção apostólica por ocasião do Ano Santo da Misericórdia e do encerramento da Visita Canônica. O Pároco Metodio e o Presidente-Executivo Sr. João Broniski tomaram a palavra para fazer os agradecimentos.

Com a participação dos Padres Metodio e Melecio e um casal de amigos, o Presidente-Executivo e sua Esposa Sra. Evanilde ofereceram ao Metropolita em sua residência no Bairro São José um saboroso almoço de confraternização, muito alegres e agradecidos pela semana que transcorreu com elevado proveito para a Paróquia Transfiguração de Nosso Senhor.