Entre os dias 28 de outubro a 06 de novembro de 2016, o Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch, OSBM realizou a Visita Canônica na comunidade da sede paroquial da Paróquia Transfiguração de Nosso Senhor na cidade de Ponta Grossa.
Fotos
28 de outubro – sexta-feira
Tendo participado do encontro do clero na Casa de Retiro Irmã Josafata Hordachevska em Ponta Grossa, o Arcebispo Metropolita hospedou-se na residência paroquial da Paróquia Transfiguração de Nosso Senhor, cujo Pároco é o Pe. Metodio Techy, OSBM e os Vigários Paroquiais são o Pe. Melécio Kraiczyi, OSBM e o Pe. Gregório Hunka, OSBM. O Pe. Melécio é capelão do Hospital Bom Jesus e atende pastoralmente as comunidades do Parque Nossa Senhora das Graças e de Wenceslau Braz. O Pe. Gregório é missionário e Coordenador Geral das Missões na Metropolia; quando não está em trabalho de missões, ele auxilia os demais sacerdotes nos afazeres pastorais.
O almoço foi servido pelas Irmãs Servas do Hospital Bom Jesus.
Para a janta, o Pároco levou o Metropolita e o Pe. Melécio à Pizzaria e Restaurante do Tony, amigo e colaborador da Paróquia.
29 de outubro – sábado
Como ontem, o almoço foi servido no refeitório das religiosas do hospital.
Às 14 horas, Dom Volodemer proferiu uma palestra aos pais dos catequizandos. Dentro da metodologia ver-julgar-agir, ele fez uma rápida análise da realidade sócio familiar, focalizando principalmente a polêmica levantada pela ideologia de gênero, que tem por objetivo evidente destruir a família de molde cristão-católico e assim minar as bases do Cristianismo e da Igreja Católica; para o julgamento e discernimento, lembrou o projeto de renovação das paróquias da CNBB e UGCC: Nova paróquia – comunidade de comunidades e Paróquia viva – lugar de encontro com Cristo vivo; como ação concreta, animou os pais a serem de fato os primeiros educadores e catequistas, colaborando com a escola e a Igreja, sempre dando exemplo de vida. Enfatizou a importância da vivência do amor e da misericórdia no âmbito familiar.
Em seguida, pelas 16 horas, houve um encontro com as catequistas e a Equipe de Apoio à Catequese. O Metropolita verificou o funcionamento da Pastoral Catequética, comentou as dificuldades comuns constatadas nas nossas comunidades, apontou algumas perspectivas de ampliação do trabalho catequético na Paróquia e incentivou as catequistas a criarem uma metodologia mais eficiente no envolvimento e fidelização das famílias junto à comunidade eclesial. Isso porque hoje em dia é necessário se preocupar mais com a catequese dos adultos a fim de que o ensinamento das crianças seja mais produtivo.
Logo após a celebração da Divina Liturgia em português, às 19 horas, concelebrada pelo Pároco Metodio, Dom Volodemer encontrou-se com os jovens mais participativos da Paróquia. Verificada a organização e a atividade do grupo, ele falou sobre a busca da identidade humana, cristã, eclesial e profissional, que se deve conquistar por meio de cultivo permanente. Comentou o novo livro de Howard Gardner Cinco mentes para o futuro (Editora Artmed), que diz: “Os primeiros três tipos – mente disciplinada, mente sintética e mente criativa – formam uma sequência lógica, cada uma delas constrói a sucessiva e são todas de natureza cognitiva. As outras duas – a mente respeitosa e a mente ética – estão relacionadas com as relações humanas, que são particularmente importantes num mundo onde, potencialmente, cada um de nós pode entrar em contato com todos os outros”. Animou os jovens paroquianos a serem autênticos, tendo uma identidade e um foco bem definidos, sendo bons cristãos, católicos e ucranianos e, conforme a expressão do Papa Bento XVI, tendo a “coragem de remar contra a corrente”!
30 de outubro – domingo – Festa de Cristo Rei
Paramentando-se na residência paroquial, o Arcebispo Metropolita e o Pároco, acompanhados pelos catequizandos que entoavam o canto mariano Pid tviy pokrov, às 9 horas, saíram em procissão até o interior da igreja e se posicionaram em frente ao altar. O Presidente-Executivo Sr. João Broniski, acompanhado de sua esposa Evanilde, proferiu uma saudação em português; ele disse: “Hoje para nós é um dia especial, um dia que faz história, pois a Providência Divina permitiu que pudéssemos ter em nosso meio o nosso Arcebispo Metropolita para realizar junto da nossa Paróquia a sua Visita Canônica. Uma atitude nobre daquele que é indicado para ser o ‘pastor’, o ‘guia’ para os eu povo. Ele vem para ver a nossa realidade, sentir de perto o seu rebanho, nos ouvir, nos orientar e com as suas mãos apostólicas trazer a sua bênção para as nossas famílias, nosso trabalho e a nossa missão”. Em seguida, os jovens Kauane Duarte Zatserkovney e Rikaard Mira saudaram o Visitador com pão e sal. Os catequizandos entoaram um canto religioso em ucraniano fazendo uma coreografia apropriada. O Pároco Metodio fez uma saudação em ucraniano. Lembrando primeiramente os objetivos da visita, ele disse: “Радіємо, Високопреосвященніший Митрополите, вашою присутністю і бажаємо вам щасливого побуту тут між нами. Ваша присутність є для нас підпорою і заохотою до більшої участі та співпраці, згоди, любові і порозуміння. Щоб ми, під вашим проводом і благословенням, зростали матеріально і духовно”. O menino Felipe Hekavei e a menina Natalia Brekailo entregaram a Dom Volodemer um vaso de flores.
Deu-se início à Divina Liturgia. A homilia discorreu sobre o reinado de Cristo com seus significados fundamentais: bíblico-neotestamentário, cristológico, eclesial, espiritual e pastoral. A Paróquia e todos os cristãos, seguidores de Jesus Cristo, devem se esforçar para encarnar os valores do Reino na esfera pessoal, familiar, comunitária, paroquial e social, concluiu Dom Volodemer.
Após a celebração litúrgica, o Pároco passou os avisos paroquiais e apresentou o cronograma da Visita Canônica.
O Arcebispo Metropolita viajou a Curitiba para votar, pois hoje aconteceu o segundo turno das eleições municipais em todo o Brasil, e também para resolver várias questões de cunho protocolar e administrativo.
01 de novembro – terça-feira
Às 10 horas, o Arcebispo Metropolita viajou de volta a Ponta Grossa a fim de prosseguir com a Visita Canônica na Paróquia. Às 18:30, ele fez uma visita e celebrou a Divina Liturgia na residência Instituto Secular das Catequistas do Sagrado Coração de Jesus, cuja Diretora é Olga Haliski. Em sua homilia, ele falou sobre a missão específica dos membros dos institutos seculares em serem o “sal da terra e luz do mundo” (Mt 5,13-16), transformando e santificando as estruturas e ambientes profissionais da sociedade. O cristão tem duplo papel: como sal, para interromper ou retardar o processo da corrupção moral e espiritual da sociedade, e como luz, para desfazer as trevas e ser referência para os outros.
Dom Volodemer conversou com as Catequistas sobre os trabalhos pastorais da Paróquia Transfiguração para a qual elas contribuíram muito significativamente na sua fundação. Além da Diretora Olga, as seguintes Catequistas fazem parte da casa: Vera Lucia Vinharski, Adriana Zaiacz, Ana Tlumaski e Olga Baran, que há dois anos depende totalmente da ajuda das cuidadoras.
02 de novembro – quarta-feira – Finados
Dentro do espírito do Ano da Misericórdia, foi celebrada a Divina Liturgia, com início às 09 horas, e depois a Panakheda pelos falecidos da Paróquia. O Superior Provincial Pe. Antônio Roik Sobrinho, OSBM, o Pároco Metodio Techy, OSBM e o Vigário Paroquial Pe. Melecio Kraiczyi, OSBM concelebraram. O Arcebispo Metropolita fez uma reflexão sobre a morte, um processo natural da vida, mas que inclui necessariamente uma espiritualidade própria: lembrança e reconhecimento dos antepassados e pioneiros; a fragilidade e a transitoriedade da vida, que, hoje em dia, toma a forma da banalização; o voltar-se para Cristo, o Senhor da vida e da morte; a necessidade de bem viver para bem morrer, vivendo o princípio fundamental do Evangelho, que é a misericórdia, conforme se lê em Mt 25,31-46.
Logo após a celebração litúrgica, houve um encontro com os membros do Conselho Administrativo Paroquial. Conhecendo há muito tempo a boa administração e reconhecendo as grandes conquistas patrimoniais da Paróquia, o Arcebispo Metropolita enfatizou mais os desafios pastorais da Metropolia, como a implantação da Pastoral Familiar, que deverá fazer um trabalho mais profundo de evangelização dos adultos e de suas respectivas famílias. Os participantes opinaram, fazendo observações e dando sugestões concretas para os trabalhos pastorais. Enfatizaram principalmente o valor e a necessidade urgente de praticar a acolhida em nossas comunidades.
Para o almoço, o Pároco Metodio providenciou um encontro festivo na Churrascaria Estrela de Prata Executive, com a presença o Pe. Antônio Roik Sobrinho, OSBM – Superior Provincial, que está realizando a Visita Canônica anual na residência basiliana (casa paroquial), o Pe. Melecio e os Irmãos Jonas Samuel Chupel, OSBM e Osvaldo Vaselkoski, OSBM.
Às 15 horas, aconteceu uma reunião com os integrantes da Pastoral da Saúde: Rosalia Brecailo, Amélia Zubacz, Denise Daciuk, Emília Brecailo Fogaça, Verônica Pankio, Helena Melniski Daciuk. Ponta Grossa é a única Paróquia da Metropolia que possui a Pastoral Familiar. O Metropolita verificou o funcionamento dessa pastoral, ouviu a exposição das atividades realizadas e também as dificuldades presentes. Finalizando, recomendou para que se amplie o número de voluntários e animou o grupo para que continue os trabalhos com coragem.
O jantar foi oferecido pela família de Estefano Malanchen Sobrinho e Lucia Prechasniuk Malantchen e seus filhos Adriano e Solange. O Sr. Estefano e seu filho Adriano trabalham com transportes, dirigindo seus próprios caminhões. Solange se formou em Direito e trabalha como sócia de um escritório de advocacia. Dom Volodemer estava acompanhado pela mesma “turma” que o acompanhou no almoço.
03 de novembro – quinta-feira
De manhazinha, o Metropolita dirigiu-se até a Casa de Retiros Irmã Josafata Hordachevska, onde celebrou a Divina Liturgia para as religiosas e funcionários. Comentando o texto sobre a expulsão dos vendedores do templo (Mt 21,12-17), ele falou sobre o significado espiritual da Casa de Retiros num contexto social de poluição sonora e dispersão, pois o estabelecimento auxilia as pessoas que aí chegam a se encontrarem mais profundamente com Deus. Após o café da manhã, ele conversou com as Irmãs Zita Prochera – Superiora, Teresa Lubyi – Vice, Dozeteia Onesko, Lídia Halczuk, Catarina Cetna e Tecla Maria Latczuk sobre os trabalhos da própria casa e os da Paróquia.
Por volta das 11 horas, o Bispo Diocesano de Ponta Grossa Dom Sérgio Braschi foi convidado para um encontro com o Arcebispo Metropolita na casa paroquial. Com a participação do Pároco Metodio, os prelados conversaram sobre alguns problemas relacionados à administração dos Sacramentos entre os dois Ritos. Concluiu-se que, no momento oportuno, Dom Sérgio instruirá mais uma vez seus sacerdotes e que o assunto será tratado em nível episcopal, com a elaboração de instruções pastorais inter-rituais. O encontro terminou com o almoço.
À noite, houve um encontro com a recém-formada equipe da Pastoral Familiar na residência de Mário e Lídia Strauski. O Arcebispo Metropolita ficou conhecendo seus membros: Roberto Geraldo Camargo e Simone C. D. Camargo, Ir. Anizia Horodenski, SMI, Pe. Metodio Techy, OSBM, Suelli Hellmann de Souza e Décio de Souza, Valdenice Schastai Bardal e José Miguel Bardal, Mario Strauski e Lidia Strauski. O Coordenador Sr. Roberto apresentou o projeto da pastoral. Os demais componentes relataram as atividades cumpridas recentemente. Todos ouviram as explicações e orientações sobre a introdução dessa pastoral na Metropolia. O encontro foi encerrado com o jantar oferecido pelo casal anfitrião.
04 de novembro – sexta-feira
O Arcebispo Metropolita celebrou a Divina Liturgia e teve um encontro com as Irmãs Servas de Maria Imaculada que vivem e trabalham no Hospital Bom Jesus. Interpretando o texto sobre o cego na entrada de Jericó (Lc 18,35-43), ele falou sobre a saúde integral, que depende de quatro integrações essenciais: com Deus, com o próximo, com a natureza e consigo mesmo. O pecado provoca as desintegrações. O dualismo grego – espírito contra a matéria – distorce a compreensão da realidade humana. Os conceitos bíblicos “shalom” e “soteria” dão o significado de saúde, paz e salvação da totalidade do ser humano. Durante o almoço a Ir. Superiora Roberta Badeluk, SMI e algumas suas coirmãs responderam às perguntas de Dom Volodemer relacionadas aos serviços pastorais prestados no hospital e na Paróquia.
Às 16 horas, o Metropolita teve um encontro com os membros do Apostolado da Oração que tinham se reunido para fazer a adoração ao Santíssimo, como sempre fazem nas primeiras sextas-feiras do mês. A atual diretoria é composta pelos seguintes membros: Ir. Amélia Kraiczyi, SMI – Coordenadora, Mariano Zavaski e Izabel Chveda Zavaski – Zeladores, Marlena de Almeida Spaki e João Spaki Sobrinho – Tesoureiros, Roseli Hneda – Secretária. Primeiramente, Dom Volodemer se inteirou das atividades do grupo e depois falou sobre a espiritualidade do movimento; orientou para que se resolvam alguns problemas, como o do uso do idioma ucraniano nas celebrações, pelo diálogo e prudência pastoral.
O jantar foi oferecido pela família de Roberto e Simone Camargo. O Pároco acompanhou o Metropolita. Foram tratados vários assuntos relacionados à implantação da Pastoral Familiar na Paróquia e outros temas paroquiais.
05 de novembro – sábado
O último encontro grupal do Visitador Dom Volodemer foi com os catequizandos e com os adolescentes do MEJ. Eles se reuniram na sala principal, às 14 horas, acompanhados por suas Catequistas, e tiveram um diálogo sobre o aproveitamento da catequese e o Ano da Misericórdia. Todas as seis turmas se reuniram separadamente com suas Catequistas, estudaram um texto bíblico indicado pelo Metropolita e depois um representante de cada turma apresentou uma síntese e outro fez uma pergunta ao Metropolita. Terminando o encontro, o Metropolita sorteou distribuiu pirulitos às crianças e sorteou pequenos prêmios.
Após o encontro com os catequizandos, Dom Volodemer atendeu espiritualmente duas pessoas e verificou os livros paroquiais na salinha de atendimento, tendo um diálogo final com o Pároco.
Ao anoitecer, às 19 horas, com a concelebração do Pároco, o Arcebispo Metropolita celebrou a Divina Liturgia em português e fez algumas considerações conclusivas relacionadas à Visita Canônica. Ele fez uma rápida avaliação da Paróquia como um todo e uma reflexão a partir de Lc 9,23-26. Focalizou a identidade católica ucraniana a ser cultivada no mundo multicultural atual. Para isso, são necessários quatro elementos: estudo, coragem, fidelidade e compromisso.
06 de novembro – domingo
Antes da Divina Liturgia, iniciada pouco depois das 9 horas, o Pároco Metodio rezou a Novena ao Sagrado Coração de Jesus e logo em seguida concelebrou com o Arcebispo Metropolita. Em sua homilia conclusiva, o Visitador fez algumas considerações finais em relação à realidade pastoral, considerada muito boa – “um salto de qualidade nos últimos anos, tanto no sentido administrativo e patrimonial como no sentido pastoral e espiritual”. O pregador lembrou alguns elementos bíblico-históricos para iluminar assuntos um pouco espinhosos, como por exemplo, o uso do idioma ucraniano nas celebrações. Finalizou citando a diretriz geral do Papa Francisco na busca de uma “Igreja em saída”; e em chave de “saída” interpretou a Parábola do Bom Samaritano. Animou a todos os paroquianos a continuarem fazendo as “saídas” necessárias para o bem da comunidade paroquial e do Reino de Deus.
Após a entoação dos “Mnohaia Lita”, foi concedida a bênção apostólica por ocasião do Ano Santo da Misericórdia e do encerramento da Visita Canônica. O Pároco Metodio e o Presidente-Executivo Sr. João Broniski tomaram a palavra para fazer os agradecimentos.
Com a participação dos Padres Metodio e Melecio e um casal de amigos, o Presidente-Executivo e sua Esposa Sra. Evanilde ofereceram ao Metropolita em sua residência no Bairro São José um saboroso almoço de confraternização, muito alegres e agradecidos pela semana que transcorreu com elevado proveito para a Paróquia Transfiguração de Nosso Senhor.