Visita em Mafra

Continuando o segundo ciclo de suas visitas às comunidades das paróquias da Metropolia Católica Ucraniana São João Batista, o Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch, OSBM encerrou a Visita Canônica na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro com sede na cidade de Mafra, Estado de Santa Catarina, nos dias 23 a 25 de fevereiro de 2018. Iniciando pela comunidade de Joinville, visitada em 25 e 26 de novembro do ano passado, ele já visitou as demais comunidades pertencentes à Paróquia de Mafra, todas situadas no norte de Santa Catarina: Guaramirim (09-10/12/2017), Timbó (17/12/2017), Volta Grande (03/02/2018), Rio Negrinho (03/02/2018), São Bento do Sul (04/02/2018), Itaiópolis (17-18/02/2018).

Neste segundo ciclo, a primeira Paróquia a ser visitada foi a de São Paulo. A próxima será a Paróquia da Catedral São João Batista. Dom Volodemer está imprimindo um caráter mais unitário, comunitário, eclesial e paroquial, seguindo o espírito do projeto “Paróquia Viva” que visa a renovação geral das paróquias com suas respectivas comunidades a fim de que sejam realmente “um lugar de encontro com Cristo vivo”.  Lembre-se que a CNBB também trabalhou com a temática da renovação paroquial propondo o lema “Nova paróquia: comunidade de comunidades”. Por isso, a documentação final da Visita Canônica constituirá um bloco único, contendo os seguintes elementos para cada comunidade: história da comunidade; documento final da Visita Canônica de 2007, que continua sendo válido; vida pastoral; projetos da comunidade (administrativos, culturais, pastorais). A documentação se completará com uma carta pastoral para toda a Paróquia, aplicando o método ver-julgar-agir.

Vindo de Curitiba sexta-feira à tarde, 23, o Metropolita foi hospedado na casa paroquial. O Pároco Jaime Valus, OSBM apresentou a repartição, onde será montado o arquivo paroquial, e os livros da comunidade de Itaiópolis e da Matriz a serem examinados.

Dia 24 de fevereiro de 2018, sábado, durante o dia, o Arcebispo Metropolita trabalhou na elaboração da documentação final, principalmente na busca de fontes históricas das comunidades e da matriz, que podem ser encontradas em seu próprio diário e no Boletim informativo. À tarde, ele dedicou um tempo para inspecionar a manutenção da igreja e fazer a verificação dos livros documentais da comunidade de Itaiópolis e da sede paroquial.

Após a celebração das 18h30min, encontrando-se com toda a comunidade paroquial, Dom Volodemer explanou o significado e a importância de sua visita, que, pelo próprio nome, chama-se “canônica”. Na sequência, ele falou sobre a situação pastoral e o projeto pastoral que deverá ser adotado e aplicado a partir deste ano de 2018 em toda a Metropolia. O Metropolita focalizou alguns problemas administrativos e pastorais para os quais é necessário encontrar com urgência soluções mais eficientes: desalinhamento administrativo entre a Cúria e as Paróquias e entre estas e suas capelas; o centralismo clerical que sobrecarrega os sacerdotes e não forma lideranças leigas; a pastoral de conservação que se restringe à administração dos sacramentos, sem preparação, sem catequese. As soluções devem ser buscadas nas propostas dadas pela Igreja: “Igreja em saída” (Papa Francisco); “Paróquia Viva” (Igreja Católica Ucraniana); “Nova paróquia: comunidade de comunidades” (CNBB). Dentro desse quadro de ações pastorais, a Metropolia coloca em foco a catequese de adultos a ser cumprida principalmente pelas Pastorais da Juventude e da Família. Para este ano, as atenções estarão voltadas para a Liturgia e vida de oração, que constituem a dinâmica e a alma de uma paróquia. Segundo o Pároco Jaime, “suas ricas palavras apresentaram como realmente precisamos viver na prática do dia-a-dia a nossa vivência cristã”.

No domingo, dia 25, após paramentarem-se, acompanhado pelo Pároco, o Metropolita dirigiu-se até a entrada principal da igreja, onde foi recepcionado pela comunidade, começando pelas crianças. A catequizanda Ana Alice Schuppel Gonçalves Maia fez uma breve acolhida proferindo palavras de boas-vindas: “saudamos como nosso pastor que vem em nome de Jesus trazer-nos palavras e conforto espiritual”. A pequena Heloisa Chuppel entregou ao Arcebispo um belo vaso de orquídeas. Representando os jovens, a jovem Marina Schitz externou as boas-vindas ao Arcebispo. “Bendito o que vem em nome do Senhor, mensageiro da paz, harmonia, servidor da Igreja de Cristo. Dom Volodemer, nosso pastor, pai e irmão, nós vos saudamos com alegria e gratidão. … Cremos na Igreja, dirigida por Vossa Excelência, e que procura ser o sal, a luz e o fermento. Cremos na Igreja, família de Deus, que se realiza nas paróquias, comunidades menores e nas famílias”, disse Marina.

Representando o Conselho Administrativo Paroquial (CAP), falando em ucraniano, o Zelador do Apostolado de Oração da Paróquia o Sr. Marco Aurélio Barão recepcionou o Arcebispo manifestando alegria e gratidão pela presença, pedindo bênçãos para a comunidade e também orando pela sua missão: “Благословіть всіх нас, нашу працю, нашу господарку та всі наші мрії. Молимося і просимо світла Божого на всі ваші змагання та працю. Прийміть нашу пошану, любов і вдячність”. Na sequência, o casal de paroquianos Sr. Mário Mageroski e Dorotéia Chupel Mageroski entregaram-lhe o pão e o sal, representando o fruto do trabalho de toda a comunidade. Finalmente, o Padre Pároco proferiu as suas palavras em ucraniano, agradecendo a ilustre visita, cumprimento-o e solicitando muitas bênçãos: “Вітаємо Вас, Вископреосвященніший Митрополите, як вірні діти Бога і Церкви Христової. Прийміть хліб і сіль, плоди нашої праці і благословіть нас, наші доми, наші праці, наші труди, наші змагання, цілу нашу парафію”. Pe. Jaime pediu que o Visitador adentrasse as dependências da igreja para celebrar a Divina Liturgia e rezar por toda a comunidade e abençoar a todos a fim de que realmente cada um esteja mais fortalecido na sua vivência de fé.

A Divina Liturgia foi cantada pela própria comunidade – e muito bem cantada, num tom mais alto e cadência mais ritmada. Em sua homilia, o Metropolita falou sobre a identidade e vivência cristã-católica-ucraniana no mundo fragmentado, relativista, secularista e confuso no mundo de hoje. Conforme nos ensina o Papa Francisco na Evangelii gaudium, é preciso ter muita coragem e criatividade para fazer o bem, estar com Jesus e ser Igreja. Este pensamento foi iluminado com a interpretação do evangelho de hoje que fala sobre a “cura holística” de um paralítico (Mc 2,1-12).

Após as sessões de fotos dentro da bela igreja, foi servido por adesão o almoço de confraternização no centro de eventos da Paróquia, durante o qual as lideranças paroquiais e outras pessoas puderam conversar com o Arcebispo Metropolita e ter um momento de ágape.

A Visita Canônica bem realizada é constituída de três fases: pré-visita, visita e pós-visita. Tal visita eclesial e oficial não deve ser considerada um ponto de chegada, mas, antes, um ponto de partida. A presente visita encerrou oficialmente neste final de semana, mas é bem provável que o Arcebispo Metropolita, em regime de pós-visita, retornará mais vezes à Paróquia de Mafra a fim de auxiliar os líderes paroquiais nos encaminhamentos estruturais a serem dados principalmente nas comunidades incipientes como Joinville e Guaramirim.