Visita de Dom Volodemer à Comunidade de Serra Azul

Normalmente, o Arcebispo Metropolita encerra a Visita Canônica numa paróquia na comunidade da igreja matriz. Mas, por atrapalho no agendamento, Dom Volodemer acabou visitando por último a Comunidade de Serra Azul. A sede paroquial de Mallet com suas instituições foi visitada entre os dias 24 de abril e 04 de maio e a comunidade de Serra Azul teve a visita do Metropolita entre os dias 07 a 10 de maio de 2015.

Consagrada à Apresentação de Nossa Senhora ao Templo, é uma comunidade antiga, como se constata lendo sua história (ver abaixo), hoje com 56 famílias. A distância da sede paroquial é de 17 km. No ano de 2013, o Pe. Daniel Horodeski, nomeado Reitor do Seminário Menor São Josafat e Vigário Paroquial da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, começou a atender a comunidade.

Atualmente, o Presidente-executivo é o jovem Josnei Cheremeta, que procura trabalhar em benefício da comunidade em harmonia com outras lideranças, que são as seguintes: Sr. Pedro Cheremeta – Zelador do Apostolado da Oração; Sra. Alzira Pauloski, Sra. Regina de Fátima Moreira da Silva e a jovem Shayane Talia da Silva – Catequistas; Ir. Claudia Michalichen, ICSA, vindo de Rio Azul, acompanha o grupo de jovens e auxilia nas celebrações litúrgicas, principalmente no canto.

A comunidade recebeu com alegria a visita do Arcebispo Metropolita. Dia 7 de maio, às 18 horas, ele foi recebido com pão e sal pelo Presidente-executivo Josnei Cheremeta e sua noiva Patricia Haracem. As meninas Bruna Teixeira dos Santos, Érica Cheremeta, Raquel Juki, Ana Paula Cheremeta, Daiana Fernanda Masnei e Raiany Moreira da Silva o saudaram em forma de jogral. Pe. Daniel o cumprimentou como o bom pastor.

Dom Volodemer hospedou-se na casa nova de Josnei Cheremeta, que em breve vai se casar, tomando o café da manhã na vizinha casa de seus pais José e Marlene. Visitou o cemitério e o local onde era a igreja antiga, no alto de um monte. Conversou com as lideranças e encontrou-se com os grupos do CAP, Apostolado da Oração e dos catequizandos e Catequistas. Visitou ainda as seguintes famílias, que lhe ofereceram almoço ou janta: Pedro Cheremeta, José Crispim e Dalvio Blasczyk, em cuja casa foi servido o almoço de confraternização no domingo, dia 10, por ocasião do encerramento da Visita Canônica e também do Dia das Mães.

Fotos: Metropolia e Felipe Cheremeta

  1. Josnei Cheremeta – Presidente-executivo e Patrícia Haracem saúdam o Arcebispo Metropolita com pão e sal
  2. Reunião com o Conselho Administrativo Paroquial
  3. Encontro com o Apostolado da Oração
  4. Encontro com as Catequistas e catequizandos
  5. Encontro com os jovens
  6. Crianças homenageiam suas mães
  7. Lideranças
  8. Cheremeta: Josnei, José, Ana Paula, Marlene, Dom Volodemer
  9. Cheremeta: Ângela Maria Joch Cheremeta, Pedro Cheremeta, Felipe Cheremeta, Dom Volodemer
  10. Crispim: José Crispim, Adriane Cheremeta Crispim, Gabriel Crispim
  11. Crispim + Cheremeta: José Crispim, Adriane Cheremeta Crispim, Filho Gabriel (na frente), José Cheremeta, Filha Ana Paula (na frente), Marlene Cheremeta, Josnei Cheremeta, Noiva Patrícia Haracem, Dom Volodemer
  12. Sr. Dalvio Blasczyk e Sra. Margarete Blasczyk – Confraternização

HISTÓRIA DA COMUNIDADE DE SERRA AZUL

As primeiras celebrações eram realizadas na casa do Sr. João Vasco pelo Pe. Pedro Protczkiw e depois pelo Pe. Emiliano Ananevitch, que foi o fundador da congregação das irmãs catequistas de Sant’Ana em Serra Azul, a primeira Irma que trabalhou na escola Santa Maria foi a professora e Ir. Bernadete Domitila Jowtei e a primeira superiora do colégio Nossa Senhora de Fátima foi a Irma Inês Dobrowolski.

O início da construção da igreja deu-se em meados do ano de 1909 e concluída em 1910 por moradores vindos da Ucrânia que residiam nas proximidades. O terreno medindo 1 alqueire foi doado pelo Sr. José Lucas e família, as madeiras foram doadas pelo Sr. Danelo Masney e outros. As madeiras eram desdobradas nos lugares das arvores e transportadas nas costas até o local. O mestre de obras foi o Sr. Romão Gudz, que também fez o desenho da planta da igreja.

Para a construção da mesma foi necessário a ajuda de voluntários, que foram muitos, entre eles: Elias Masney, Demétrio Masney, João Vasco, Basilio Squiba, Miguel Cheremeta, Theodoro Kuas, Danelo Masney, Martin Joch, Pedro Zembek, Basilio Joch, Basilio Bezruska, José Lucas, Alexandre Triska, Estanislau Les, Theodoro Hreczuk, José Hreczuk, João Iurko, Atanásio Iurko, João Tracz, Estefano Pasternak, Gregorio Matos, Gregorio Matuiczuk, Atanasio Lebib, Matias Iuzek, José Les entre outros.

Os padres que atenderam neste periodo foram Pe. Pedro Protczkiw, Pe. Emiliano Ananévitch, Pe. Valdomiro Haneiko, Pe. Demetrio Peperechnei, Pe. Clemente Preima, Pe. Carlos Frenk, Pe. Severo Preima, Pe. Paulo Barabach, Pe. Josafat Gaudeda.

No ano de 1935 a Igreja teve uma pequena reforma, realizada pelo Sr. Pedro Vasco, a mesma teve as portas e janelas trocadas e foi construída uma área na frente.

Já no ano de 1977 o Pe. Josafat Gaudeda sugeriu mudanças na comissão que tinha o presidente Sr. Paulo Bilek, vice presidente Sr. Miguel Haracemiv e o tesoureiro João Cheremeta que já permaneciam na liderança da comunidade por mais de 20 anos. Foram eleitos presidente o Sr. Leonardo Haracemiv, vice Sr. Vitório Kuas e tesoureiro Sr. João Cheremeta.

Em uma passagem do Bispo Dom. Efraim Basilio Krevey, com o Pe. Josafat Gaudeda juntamente com a nova comissão decidiram à construção de uma nova igreja, em um lugar mais próximo a estrada que havia tido um desvio, já que a antiga não oferecia condições de trafego. Realizado um abaixo assinado na comunidade, liderados pelo presidente Sr. Leonardo e vice Sr. Vitório, os quais visitaram mais de 100 residências nesta comunidade e em comunidades que frequentavam como Beira Linha e Vera Cruz, das quais somente 04 famílias foram contra a mudança de local.

Foi comprado um terreno a margem da estrada principal, juntamente com o da escola. O terreno foi adquirido do Sr. Paulo Dubeski e família, novamente as famílias se mobilizaram com doações de madeiras para construir a nova igreja. O prefeito de Rio Azul na época o Sr. Leonardo Skalicz juntamente com o Engenheiro Orlando Agulhão que era engenheiro municipal, cederam a planta da igreja. Reunidos, Prefeito, Bispo, Padre e comissão, o prefeito propôs colaborar com a frente de alvenaria e o restante seria feito com a madeira doada pela comunidade, então o Bispo Dom. Efraim tomou a palavra e sugeriu, se o prefeito construir a frente, então a comunidade poderia construir o restante, toda ela de alvenaria. Com toda a madeira já beneficiada decidiu-se vender e adquirir materiais. Foram feitas várias campanhas de arrecadação de alimentos, festas e outras promoções. A igreja antiga foi vendida para o Sr. Luiz Wrubleski. Neste tempo o presidente era Sr. João Haracemiv, vice Sr. Basilio Lucas e tesoureiro Sr. Lauro Antonio, neste tempo também presidiu a comissão liderada pelo presidente Sr. Lauro Antonio, vice Sr. Teodoro Turek e tesoureiro Sr. João Cheremeta.

No ano de 1982 foi iniciada a construção da nova igreja, o padre que atendia a comunidade era o Pe. Edison Boiko que pediu ajuda de outros países, na qual a comunidade foi agraciada. No ano de 1983 foi eleita a nova comissão liderada pelo presidente Sr. Vitório Koas, vice Sr. Lonardo Haracemiv e tesoureiro Sr. Lauro Antonio, neste mesmo ano já com a igreja coberta, em 24 de abril de 1983 teve a 1ª visita do Bispo Dom. Efraim que fez a benção das paredes e da pedra fundamental. Os construtores foram, Sr. Argemiro Domingues, Sr. Bernardo Zub, Sr. Cassemiro Mosson e a ajuda voluntaria de várias pessoas da comunidade. Também atenderam esta comunidade os padres: Pe. Jaroslau Susla, Pe. Metódio Kravetz, Pe. Floro Vodonos, Pe. Daniel Koslinski, Pe. Sergio Krasniak, Pe. Mario Lazoski.

Em março de 1987 foi realizada a primeiras missões, do dia 18 a 23, pelo padre missionário Taras Olinek. Neste mesmo ano foi eleita a nova comissão que foi presidente Sr. Dionizio Roiko, vice Sr. Silvestre Ratuchinhak e tesoureiro Sr. João Turek. Neste tempo foram adquiridos 16 novos bancos, os antigos vendidos para igreja do lajeado de baixo, mas esta comissão somente permaneceu por 1 ano por motivo de doença na família.

Em 1988 com a presença do padre Sergio Krasniak foi eleita a nova diretoria: presidente Sr. Pedro Cheremeta, vice Sr. Marquiano Haracemiv, tesoureiro Sr. Sergio Haracemiv e secretário Sr. Dionisio Cheremeta. Em reunião proposta pelo presidente eleito, decidiu-se a construção de um pavilhão de festas, novamente a comunidade se mobilizou em campanhas, doações de alimentos, madeiras, e foi construído o novo pavilhão de festas. Que esteve à frente da construção foi o pedreiro Sr. Estevo Lachoski com a ajuda de toda a comunidade.

Neste mesmo ano deu-se início a pintura artística da igreja pelo Sr. Antonio Petrek, que levou cerca de quatro anos e meio para concluir a obra, permanecia ao lado, no salão em anexo, a alimentação durante este tempo foi oferecida por João e Rosa Cheremeta e Lauro e Tereza Antonio, onde vários moradores da comunidade levavam donativos até estas duas famílias para serem feitas as refeições. A obra da pintura teve um custo muito baixo, pois o Sr. Antonio não visava lucros e não fazia preço pelo seu serviço. Também neste tempo foi construído o sineiro, adquirido o confessionário, novas vias-sacras e erguida a torre na frente da igreja na forma de 3 cruzes. O salão ao lado da igreja foi vendido para o Sr. João Osatchuk Filho.

Em 27 de setembro de 1992 teve a segunda visita de Dom. Efraim B. Krevey onde oficiou o rito da consagração da igreja e a benção do pavilhão de festas. Neste momento atendia a comunidade era o Pe. Sergio Krasniak junto com o Pe. José Hadada. No mesmo ano foi eleita a nova comissão presidente Sr. Antonio Lopachinski, vice Sr. Antonio Juki, tesoureiro Sr. Floriano Ratuchinhak e secretário Sr. Dionisio Cheremeta, foram construídos novos banheiros em anexo ao pavilhão e os acabamentos das obras que faltavam.

Em 1994 foi eleita nova comissão. Presidente Sr. José Cheremeta, vice Sr. Jorge Garstka, tesoureiro Sr. Silvio Masney e secretario Sr. Dionisio Cheremeta, neste período foi construído e ampliado o churrasqueiro e o Pe. Samuel Koslinski atendia a comunidade.

Em 1996 eleita nova comissão, presidente Sr. José Kochimanski, vice Sr. Miguel Paulowski, tesoureiro Sr. Rogério Joch e secretario Sr. Dionisio Cheremeta, onde foram feitas várias melhorias na comunidade, o Pe. Bogdan Fleithuk atendia a igreja.

No ano de 1999 foi eleita a comissão, presidente Sr. Sérgio Wrubléski, vice Sr. Amilton Haracemiv, tesoureiro Sr. José Vilmar Antonio e secretario Sr. Dionisio Cheremeta. Onde foi realizada a pintura externa da igreja e também do pavilhão de festas, a igreja era atendida pelo Pe. Jorge Chauniuk.

Em 2001 eleita nova comissão, presidente Sr. Darci Juki, vice Sr. David Garstka, tesoureiro Sr. Osmar Turek e secretario Sr. Dionisio Cheremeta.

Entre os dias 24 a 29 de outubro de 2004 houve missões, celebradas pelos missionários Pe. Gregório Hunka e Pe. Dionizio Bobalo onde a comunidade neste tempo era atendida pelos padres Pe. Demétrio Kovaltchuk e Pe. Sérgio Krasniak.

Em 2005 foi eleita uma nova comissão, presidente Sr. Pedro Cheremeta, vice Sr. Sérgio Haracemiv, tesoureiro Sr. Josnei Cheremeta e a secretária Srª Adriane Crispim. O Pe. Joaquim Sedorowitz atendia a igreja neste período. Nesta época foi ampliada a cozinha e o pavilhão de festas, construído um leiloeiro, abrigo para lenhas, cercado o pátio da igreja com 290 mts de murro, com doações de madeiras da comunidade foi feitas novas mesas, bancos e cavaletes, também adquiridos armário, prateleiras e ventiladores na cozinha.

Na data de 23 de julho de 2006, teve a primeira visita do Bispo Dom. Volodemer Koubetch.

Em 2008 foi eleita nova comissão, presidente Sr. Dionisio Cheremeta, vice Sr. Mario Haracemiv, tesoureiro Sr José Vilmar Antonio e secretaria Srª Adriane Crispim. Houve a ampliação da Igreja com duas novas salas e a construção das cúpulas com projeto doado pelo engenheiro Eugenio J. Musial, o Sr. Rogério Majeski e Sr. Alceu Firman foram responsáveis pela execução da obra com ajuda de membros da comunidade, foram colocadas calhas no telhado da igreja, feito grafiato da parte externa da mesma, construção de novos banheiros no pátio.

No ano de 2010 tivemos a celebração do centenário da comunidade pelo Pe. Luis Pedro Polomei.

Em 31 de julho de 2011 teve a visita do Bispo Dom. Daniel Koslinski que fez a benção das cúpulas, onde a comunidade era atendida também pelo Pe. Sandro Dobkowski.

Em 2012 eleita nova comissão, presidente Sr. Sérgio Haracemiv, vice Sr. Sérgio Wrubleski, tesoureiro Sr. Cezar Wrubleski e secretaria a Srª Luciane Haracemiv, a igreja era atendida pelo Pe. Vassilio Burko. Nesta administração foi novamente ampliada a cozinha, retirado o leiloeiro para construção de um novo pavilhão de festas, adquiridos bancos, mesas e cavaletes, ventiladores dentro da igreja, foi feito o grafiato da parte externa do pavilhão e aumento de carga de energia e adequação do projeto contra incêndio dos bombeiros.

Nas datas de 06 até 12 de julho de 2014 houve missões na comunidade com presença do missionário Pe. Gregório Hunka e atendimento a está comunidade do pároco Pe. Irineu Vaselkoski e Pe. Daniel Horodeski.