Visita à comunidade de São Paulo

Dia 06 de outubro, via Santos e São Caetano do Sul, o Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch, OSBM, viajou a São Paulo para visitar a comunidade católica ucraniana, congregada em torno da Paróquia Imaculada Conceição, na Vila Bela.

A bela e majestosa igreja é birritual, ou seja, é sede da Paróquia ucraniana Imaculada Conceição e da Paróquia latina Nossa Senhora da Glória. O Pároco de ambas é o Pe. Moacyr Leczuk, OSBM. Os Vigários Paroquiais são os Padres Josafat Vozivoda, OSBM e Neomir Doopiat Gasperin. Este, enviado pela Metropolia e muito gentilmente acolhido pelos Padres Basilianos, faz o Mestrado em Direito Canônico. O Pe. José Novossad, OSBM, antigo pároco, vindo de Ivaí, marcou presença nesses dias, sendo convidado a assistir o matrimônio de uma paroquiana latina amiga.

A comunidade realmente é pequena, porém está bem organizada e é muito unida, colaborando nas promoções e eventos. Eis alguns dados: famílias visitadas e recadastradas em 2017 – 51; participantes nas celebrações dominicais: 40-50 paroquianos; Apostolado da Oração – 23 membros, sob o acompanhamento da Zeladora Maria Hrustchak; grupo de jovens – 9, tendo a Verônica Grelhuk como Presidente; coral paroquial – 20 cantores, dirigido pelo jovem maestro Danilo Zajac; Presidente-Executivo do Conselho Administrativo Paroquial – Bohdan Antonio Czujko; Tesoureiro Ricardo Lesiv. Ao lado da igreja situa-se o Educandário Nossa Senhora Aparecida, dirigido pelas religiosas ucranianas da Congregação das Irmãs Servas de Maria Imaculada, que sempre prestaram inestimáveis serviços pastorais.

Dom Volodemer permaneceu na Paróquia nos dias 07 e 08, sábado e domingo. Conversou longamente com os sacerdotes principalmente sobre a situação da Paróquia ucraniana e sobre várias outras questões relacionadas à vida da Igreja, tanto latina como ucraniana, e à Ordem Basiliana de São Josafat.

Domingo, dia 08, a comunidade paroquial recebeu calorosamente o Metropolita. Às 10 horas, aconteceu uma recepção formal na entrada da igreja. O Presidente-Executivo Sr. Bogdan Czujko proferiu um discurso de acolhida em ucraniano. Seguindo a nossa tradição, os jovens irmãos Leo e Marina Rybka saudaram o Metropolita com pão e sal. A catequizanda Sofia Marinhak Krokosz lhe entregou um buquê de flores. O Pároco Moacyr, também em ucraniano, cumprimentou o Metropolita e pediu para que adentrasse o santo templo e celebrasse a Divina Liturgia na intenção de todos os seus paroquianos, que constituem “uma pequena grande comunidade”, porque é pequena em números de fiéis, mas possui qualidade pastoral pela união e colaboração de seus integrantes e também pela preservação das tradições ucranianas.

A celebração litúrgica foi abrilhantada por um canto vigoroso do coral paroquial, de vozes masculinas muito fortes, dirigido pelo jovem Danilo Zajac. Os Padres acima mencionados, inclusive o visitante Pe. Novossad, concelebraram. Em sua homilia, partindo dos textos proclamados, Dom Volodemer falou sobre o valor do trabalho, que deve ser reconhecido e também justamente remunerado, mas que deve ter também uma motivação sólida, mais do que uma motivação puramente humana, com a possibilidade de “ir além do que normalmente se faz, indo para ‘águas mais profundas’”. Aplicando a Evangelii gaudium, é preciso encontrar soluções mais definitivas para a continuidade da vida da paróquia com “coragem e criatividade”, concluiu o Metropolita.

Após a celebração, foi servido um almoço festivo, em tonalidade mais informal. A alegre confraternização contou com a participação do Grupo de Danças Folclóricas Ucranianas Kyiv e com a Banda da Sociedade Ucraniano-Brasileira Unificação, que apresentaram várias danças folclóricas ucranianas e executaram várias canções populares em homenagem ao Arcebispo Metropolita. A festividade teve ainda outra motivação importante: a diaconia social, tema de reflexão e ação deste ano em nossa Igreja. Os participantes contribuíram generosamente, num gesto concreto de caridade, porque parte do dinheiro arrecadado será revertido para a Casa de Repouso Nossa Senhora do Amparo, localizada na Colônia Marcelino, São José dos Pinhais/PR, uma decisão tomada em assembleia paroquial no mês de agosto. A Casa de Repouso está necessitando de reformas.

Especial agradecimento a Marli Zajac – organizadora do evento! Parabéns ao Coral, aos dançarinos do Grupo Kyiv, aos músicos e a todos os organizadores pela realização de mais um belíssimo domingo, que foi metropolitano, paroquial, sociocultural e misericordioso!