Visita Canônica na Paróquia São José de Dorizon

Nos dias 26-29 de setembro e 05-06 de outubro, foi realizada a Visita Canônica nas comunidades de Taquari, Serra do Tigre e Dorizon, que formam a pequena, porém muito valorosa e viva Paróquia São José, com sede em Dorizon, Município de Mallet. Realizando as visitas, o Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch se hospedou na antiga casa onde residiam as Irmãs Servas de Maria Imaculada e onde reside atualmente o Pároco Vassilio Burko Neto. O atendimento pastoral é feito na casa paroquial ao lado da igreja São José. Quando a comunidade levantar os recursos necessários, essa casa passará por uma reforma geral. A seguir, estão os relatórios de cada uma das visitas.

TAQUARI

Dia 28 de setembro, sábado, saindo de Dorizon às 08h15min, o Pároco Vassilio Burko Neto levou de carro o Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch à localidade de Taquari, Município de Cruz Machado para um encontro com a comunidade ucraniana Nossa Senhora do Amparo.

Chegando à localidade, Dom Volodemer conversou com o Presidente-Executivo Sr. Iziquiel Zwieczykowski e outros membros do Conselho Administrativo Paroquial. Ele explicou a reforma em curso da entrada da igreja, sobre a qual estava a cúpula. Por problemas de vazamento e infiltração, a pequena estrutura tinha que ser demolida, com a retirada da cúpula a ser reaproveitada. Há dois meses, a nova estrutura foi levantada, mas a base octogonal para a instalação da cúpula não foi feita corretamente. Será feita uma remodelação da parte inferior da cúpula, aproveitando, o quanto possível, o mesmo material, a fim de fazer o encaixe da cúpula na estrutura octogonal. Devido a esse erro, a construção não ficou pronta para a visita do Metropolita.

Após a devida preparação, às 09h30min, na entrada da igreja, a comunidade fez uma recepção ao Visitador. O discurso de boas-vindas foi lido pelo Sr. Wilmar Eduardo Zwieczykowski, membro do Conselho Administrativo Paroquial. “É com grande alegria que o recebemos de braços e corações abertos, esperando que o senhor possa ver de perto a nossa realidade e, que, sobretudo, possa enxergar o que existe além de cada rosto e de cada coração, intercedendo a Deus por nós e nossas famílias”, disse Wilmar. Com o pão e sal, saudou o Metropolita o casal Inez Bojek e Pedro Bojek.

Adentrando a pequena igreja, foram lidas as intenções por Olga Kusianski. A leitura da epístola foi feita por Celsuely da Maia. Vindo de Ponta Grossa, onde trabalha na Bunge, o jovem Claucir Domingues Bojek fez o papel de fotógrafo e auxiliou na preparação da visita.

A comunidade é bem misturada, predominante o elemento polonês latino. Mas ainda há pessoas que entendem e falam ucraniano. É visitada mensalmente pelo Pároco. O Presidente-Executivo Sr. Iziquiel é professor no Ensino Fundamental e líder da comunidade latina, mas assumiu com carinho a direção do CAP em nossa comunidade. Ele também puxa os cantos religiosos, que são latinos, tocando violão. Com a concelebração do Pároco Vassilio, a Divina Liturgia foi recitada em português.

A partir do texto de São Lucas 8,16-21, Dom Volodemer proferiu a homilia, explicando como receber e transmitir o ensinamento de Jesus: ser luz, ouvindo e vivendo a palavra de Deus, colocando-a em prática. “É assim que nos tornamos verdadeiros irmãos e amigos de Jesus Cristo”, enfatizou.

Ao final, o Pe. Pároco tomou a palavra e fez um agradecimento e reconhecimento pela visita do Metropolita que, “como bom pastor, busca as ovelhas distantes”.

O Arcebispo Metropolita deu a bênção individual a todos os que dele se aproximaram. Em seguida, foram feitas as fotos grupais, familiares e individuais.

Pelas 11h15min, houve um rápido encontro com os membros do Conselho Administrativo Paroquial. O tema abordado foi o da liderança cristã. Recentemente, a nova diretoria providenciou os livros para as intenções, anotações dos nomes e de atas do CAP.

Por volta das 12h30h, o Metropolita, juntamente com o Pároco, dirigiu-se à residência do Sr. Iziquiel Zwieczykowski, que, com o capricho culinário de sua esposa, serviu a todos os convidados, lideranças da comunidade, parentes e amigos, um saboroso almoço.

O retorno a Dorizon foi mais acelerado, porque o Pároco iria celebrar um matrimônio na comunidade da Serra do Tigre.

SERRA DO TIGRE

A visita do Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch à Comunidade São Miguel Arcanjo da Colônia Serra do Tigre, Município de Mallet, aconteceu nos dias 5 e 6 de outubro de 2019.

O Metropolita teve que antecipar sua viagem à região, Mallet e União da Vitória, para verificar alguns pontos dos trabalhos de organização e planejamento pastoral da Metropolia, o que foi consumado nos dias 2 de outubro à tarde e dia 3 de manhã, em Mallet, e dia 3 à tarde, em União da Vitória. No final desse dia 3 de outubro, ele chegou a Dorizon.

O dia 4 de outubro e a manhã do dia 5 foram dedicados aos trabalhos de elaboração dos relatórios das visitas já realizadas.

Sob leve chuva, na tarde do dia 5 de outubro, sábado, o Pároco levou o Metropolita à Serra do Tigre. Primeiramente, ele preparou os paramentos para a celebração de amanhã.

Pouco depois das 16 horas, houve o encontro com o Conselho Administrativo Paroquial. O jovem Presidente-Executivo Reni Juliano Kovaltchuk relatou detalhadamente o trabalho que vem realizando com o objetivo de manter a histórica igreja São Miguel Arcanjo e melhorar a infraestrutura do centro de eventos a fim de realizar as promoções com maior conforto e proveito e receber os visitantes com melhor atendimento. Ele disse que tem ainda muito o que fazer e que depende da ajuda do povo, o que, em alguns momentos, se torna bastante dificultoso, porque certos indivíduos não colaboram e ainda promovem críticas destrutivas. A igreja foi restaurada em 2011 e, infelizmente, apresenta problemas, porque muita coisa foi malfeita. Os executores da restauração não permitiam nenhuma fiscalização por parte da comunidade. Reni encaminhou ao CEPHA – Conselho Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico, ligado à Secretaria da Cultura do Estado do Paraná, um requerimento pedindo informações sobre o que fazer, mas não obteve nenhuma resposta. O Metropolita relatou as experiências de restaurações realizadas em Antonio Olinto, considerando também a da Serra do Tigre, e possíveis projetos de restaurações na Colônia Marcelino e Moema. Tudo foi sempre muito complicado e problemático, porque os executores dessas restaurações recebem muito dinheiro dos órgãos públicos, mas na execução procuram utilizar os materiais e a mão-de-obra mais baratos possível e evitam ao máximo qualquer tipo de controle ou fiscalização. Na verdade, essas obras são canais de desvios, a conhecida roubalheira e corrupção instalada em nosso país. Dom Volodemer concluiu recomendando a criação de um grupo de trabalho conjunto das comunidades envolvidas para estudar profundamente a questão da manutenção desses bens culturais e encontrar o caminho certo para obter verbas que financiem as restaurações, que são caríssimas.

O Arcebispo Metropolita fez uma exposição dos principais fundamentos e princípios que devem nortear o trabalho de um bom líder cristão. Houve interesse em adquirir algum livro sobre liderança, no que Dom Volodemer prontamente ajudou. Foram verificados os principais livros documentais da comunidade.

Após a reunião, todos os membros do CAP se encontraram na igreja para um momento de oração e para fazer uma bela foto diante da iconóstase.

Para o jantar, Dom Volodemer se dirigiu à residência do Sr. Paulo Cheremeta. Estavam em casa a esposa Marisa e os filhos Cleverson e Flávio. Paulo continua sendo o guarda do parque ecológico, uma importante reserva florestal. A família, que o hospedou durante a última Visita Canônica, construiu uma repartição apropriada para o funcionamento da panificadora, dirigida por Marisa. Após o jantar, Paulo, acompanhado da esposa, levou Dom Volodemer a Dorizon e prosseguiu viagem até a localidade de Santa Luzia para o velório de seu tio José.

Domingo, dia 6 de outubro, com início às 09h30min, a tradicional comunidade prestou uma homenagem ao Visitador. A chuva continuou fina, com denso nevoeiro, mas um bom número de moradores mais próximos compareceu para a celebração.

Na entrada da igreja, o Presidente-Executivo Reni Juliano Kovalchuk fez um discurso lembrando o significado histórico e cultural da igreja São Miguel Arcanjo, uma conquista inestimável da primeira geração de imigrantes ucranianos: “Que isso perdure sempre! Porém, precisamos resgatar os costumes e práticas saudáveis que perdemos e também incorporar novos valores, sem extraviar a preciosa herança dos nossos antepassados. Para isso, acolhemos bem o apoio e orientações em prol do nosso rito oriental”, disse Reni. Ele reconheceu o árduo trabalho do Metropolita: “Consideramos um compromisso de grande responsabilidade que requer muita disposição, renúncia, luz, paciência e saúde”. E apontou as expectativas desse trabalho: “esforços para fortalecer a identidade de uma Igreja a caminho, de forma qualitativa e dinâmica, que, nestes últimos anos, se caracteriza como ‘Igreja Viva’ ou ‘Paróquia Viva’, pois sempre estamos aprendendo algo novo, o que dá sentido e ânimo à nossa própria existência”.

O casal Anastácia e Claudio Kovaltchuk, pais de Reni, acolheram o Metropolita com pão e sal. A catequizanda Ediane Boruch lhe entregou um vaso de orquídeas. Sob a orientação da Catequista Rosane Aparecida Stemposki Prochera e da Ir. Maria Kerniski, SMI, vinda de Paulo Frontin, o grupo de catequizandos Alessandro Nahirny, Daiane Fatima Palamar, Thifany Vitória Michtal, Yasmin Aparecida Michtal, Rafaela Luana Giboski entoaram uma canção religiosa de acolhida em ucraniano. As pequenas catequizandas Daiane Fatima Palamar, Yasmin Aparecida Michtal, Rafaela Luana Giboski declamaram em ucraniano uma simpática poesia de boas-vindas.

Posicionando-se em frente o “tetrapod”, o Visitador ouviu as intenções, que foram lidas por Eulalia Ivasko e logo iniciou a Divina Liturgia. O Sr. Dirceu Palamar cantou a epístola em ucraniano. Os seminaristas acólitos Jairo Kuczynski, Mateus Zub, William Maurício de Lima Grando, William Roberto Gaiocha, vindos de Mallet, auxiliaram na celebração. O Pároco Vassilio concelebrou e o Diácono João Basniak, também de Mallet, prestou seu serviço litúrgico. Indianara Marciniuk fez o papel de fotógrafa.

Interpretando o texto do Evangelho desse domingo, Mt 15,21-28, que narra a fé impressionante de uma mulher pagã cananéia, o Metropolita proferiu a homilia enfatizando duas grandes verdades: a universalidade da salvação que vem por meio de Cristo e a fé que se torna verdadeira quando é provada pelas intempéries da vida. Animou os ouvintes para que sejam persistentes e perseverantes na fé, a se manterem na comunidade eclesial, apesar das dificuldades, tentações e provações.

Ao meio-dia, foi servido o almoço de confraternização. O Metropolita ainda colheu algumas informações e, conduzido pelo Pároco, voltou a Dorizon, onde estava hospedado, arrumou as malas e partiu de volta a Curitiba. Ao entardecer, na capela do Seminário Maior São Josafat, ele celebrou a ordenação subdiaconal de Thiago Protexe.

DORIZON

Dia 27 de setembro, sexta-feira, às 19h30min, o Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch encontrou-se com o Conselho Administrativo Paroquial da igreja matriz São José. O encontro se deu no centro de eventos. Após a oração e a apresentação dos membros, foram analisadas e comentadas as edificações metropolitanas e paroquiais, que hoje em dia necessitam de reformas profundas e requerem recursos financeiros de custos altíssimos, porém indisponíveis. A Metropolia não possui esses recursos e não recebe de fora, como acontecia tempos atrás. É um sério problema a ser resolvido nos próximos anos.

O Metropolita explicou brevemente a situação a partir dos anos 90. As diversas instituições benfeitoras, sobretudo as alemãs, que ajudavam financeiramente a nossa Igreja no Brasil, além de se voltar mais para as necessidades da Igreja no leste europeu, Ásia e África, não tem o mesmo orçamento que tinha nas décadas passadas, porque os recursos diminuíram, as famílias diminuíram, o secularismo avançou e as novas gerações já não são tão generosas como a de seus pais e avós.

O grupo apresentou ao Metropolita uma análise da reforma do sistema elétrico da igreja, concluída pelo eletricista de Blumenau, Sr. Flávio Nunes, que estava presente e deu explicações mais detalhadas sobre seu trabalho durante a reunião e, depois, no interior da igreja. Devido à antiguidade e fragilidade da instalação e ao fato de a arquitetura ser enorme e estilizada, o trabalho foi caro, complexo e demorado. Mas era uma urgência e, apesar das dificuldades que surgiram no meio do caminho, a reforma foi concluída com sucesso para a alegria e tranquilidade dos líderes e de toda a comunidade.

Prosseguindo, o Metropolita, poupando-se um pouco por causa do forte resfriado, fez uma rápida exposição sobre liderança cristã. Ele começou falando sobre a importância da liderança na história e no contexto atual sociorreligioso e depois descreveu-a como um serviço à sociedade e à Igreja. Focalizou os serviços administrativos e paroquiais das nossas lideranças. Finalizou comentando a necessidade de formação permanente dos líderes e suas principais virtudes, humanas e cristãs.

Encerrando o encontro, Dom Volodemer verificou os principais livros documentais da comunidade. Muito satisfeitos com o trabalho do Pároco Vassilio Burko Neto, um dos líderes da comunidade, provavelmente tendo ouvido boatos por aí de sua transferência (talvez fake news), muito gentilmente pediu ao Metropolita para que o Pároco permaneça. O encontro encerrou com a apresentação da nova iluminação da igreja.

O jantar foi preparado pelo próprio Pároco – uma pizza original, diferente, mas nutritiva e gostosa. Pelo que se vê, o Pe. Vassilio tem vocação para pizzaiolo. A questão é que, além da economia, necessária para a manutenção, devido à escassez de recursos, ele “se vira” muito bem na cozinha.

Dia 28, sábado, na parte da manhã, acompanhado pelo Pároco, o Metropolita visitou a Comunidade de Linha Taquari.

À tarde, após o retorno e descanso, pelas 15h30min, Dom Volodemer preparou os paramentos na sacristia, fez a vistoria da igreja e seus pertences e ao mesmo tempo fez novas fotos. Durante esse trabalho, teve um encontro com a Coordenadora do Movimento Eucarístico Jovem, Sra. Salete Dumas Romanichen, que veio se informar sobre alguns detalhes da recepção dos novos membros, que será celebrada amanhã durante a Divina Liturgia.

Para o jantar, na companhia dos familiares mais próximos, Marina Haneiko e João Pedro Muran, o Sr. Eloy Wodonis – Presidente-Executivo, levou o Metropolita ao restaurante do Hotel Dorizon. Continuou o diálogo sobre questões atuais da Paróquia e da Igreja em geral. O Sr. Eloy fala bem o idioma ucraniano do qual realmente gosta e conta estórias antigas interessantes, tipo lendas ucranianas.

Sob um sol alegre e animador, dia 29 de setembro, domingo, às 09h30min, já paramentados, o Metropolita, o Pároco, o Diácono João Basniak, os seminaristas menores acólitos de Mallet, o portador da cruz e os porta estandartes e bandeiras saíram da casa paroquial até a entrada da igreja, onde a comunidade aguardava para uma respeitosa recepção do Arcebispo Metropolita. O único discurso de boas-vindas foi o do Presidente-Executivo Sr. Eloy, que, entre outros elementos, enfatizou a linha eclesial e pastoral do Papa Francisco. Lembrando o contexto das “dificuldades e problemas atuais que atingem ou atrapalham a prosperidade da Igreja, das famílias e das novas gerações”, ele disse: “e como Bom Pastor de uma Igreja em saída, vem rezar conosco e nos abençoar em nome de Cristo, na caminhada e dinamismo de Igreja Viva”. Eloy aproveitou o momento para dizer publicamente que, em resumo, a Paróquia vai bem: “Podemos dizer que a nossa Paróquia vem se caracterizando como Igreja Viva no seu esforço, interesse, pela frequência da Igreja, na oração, pela dedicação, união, respeito e cultivo dos bons valores”.

Ainda nos ritos da recepção, a Catequista Ana Paula Schuh acolheu o Visitador com o pão e o sal e a Sra. Ilda Dumas o presenteou com um buquê de flores.

Adentrando a belíssima e arquitetônica igreja, sob a direção da Ir. Maria Kerniski, SMI, vinda de Paulo Frontin, que acompanha a catequese local, os catequizandos cantaram uma canção religiosa. A religiosa ainda fez a leitura de uma longa lista de intenções e deu-se início à Solene Pontifical Divina Liturgia.

Após o canto dos “tropários”, foi celebrado o rito de admissão dos seguintes novos membros do MEJ: Ezequiel Bilek, Lais Kmita, Kamilly Dilay, Viviane Moteka, Natália Muran. Eles foram preparados e são acompanhados pela Catequista Sra. Salete Dumas Romanichen.

Partindo do texto do Evangelho deste domingo, Mt 25,14-30 – parábola dos talentos, o Metropolita proferiu sua homilia, animando a todos, crianças, adolescentes, jovens, adultos e consagrados a desenvolverem seus dons e capacidades para o bem pessoal, de suas famílias, de sua comunidade, paróquia e para o bem da sociedade. “Ninguém é tão pobre, tão miserável, que não possua algum dom a ser desenvolvido e multiplicado”, enfatizou Dom Volodemer. Durante a sua pregação, ele manifestou contentamento em ver adolescentes que se engajam com a comunidade e os animou a perseverarem e cultivarem seus talentos.

Entoados os “mnohaia lita”, o Pároco agradeceu pela presença “de saída pastoral” do Metropolita, visando o crescimento espiritual das paróquias e comunidades, e organizou a sessão de fotos.

Pelas 12h30min, no centro de eventos, congregando as lideranças, foi servido o almoço de confraternização, com uma costela de boi bem curtida, preparada nas novas engenhocas instaladas num quiosque do bosque paroquial. A confraternização teve um colorido especial, porque um pequeno paroquiano, Lucas Miguel Chandocha, filho de Sidney Chandocha e Janete Turek, estava de aniversário, foi homenageado e demonstrou seu talento musical arqueando e dedilhando um acordeão e também cantando com muita desenvoltura.

A Paróquia São José de Dorizon está de parabéns pela sua fidelidade à fé cristã e Igreja católica bizantino-ucraniana. Que São José a ilumine sempre!

Secretariado Metropolitano