Vera Guarani sedia o encontro do MEJ

Domingo, dia 15 de setembro de 2024, na Paróquia Natividade de Nossa Senhora da Comunidade de Vera Guarani, Cidade de Paulo Frontin-PR, realizou-se o encontro do Movimento Eucarístico Jovem (MEJ), que contou com a participação de 170 mejistas das comunidades de Vera Guarani, Paulo Frontin, Ponta Grossa, Dorizon, Mallet, União da Vitória, Vicinal 3 Limoeiro, Rio Azul e Paróquia Sant’Ana de Curitiba. Foi o 3º Encontro Regional da Metropolia São João Batista, com o tema “Oração”.

O encontro teve início com o café da manhã no salão da igreja. Em seguida, todos foram conduzidos para a igreja, momento em que a Coordenadora do MEJ, Ir. Alice Bartoski, SMI, deu as boas-vindas e conduziu o primeiro momento de oração que direcionou para uma profunda conexão com Jesus, caminhando de mãos dadas com Ele e para a prática da oração particular com Deus. Adolescentes de várias comunidades foram convidados a participarem da apresentação dos símbolos – frutos da Palavra de Deus, elementos fundamentais da vida cristã.

Na sequência, todos participaram da Divina Liturgia, que foi celebrada pelo Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch e concelebrada pelos Padres Sergio Hryniewicz – Pároco de Vera Guarani e Michael Barbusa – Reitor do Seminário Menor de Mallet. Dom Volodemer comentou vários elementos relacionados à oração, destacou a importância da oração consciente, bem feita, e enfatizou que na celebração da Divina Liturgia rezamos muitas vezes fazendo o seguinte pedido: “A paz esteja convosco”, porque a paz foi e é sempre tão necessária na vida de todos.

Após a celebração, os adolescentes participaram de dinâmicas conduzidas pelas Catequistas Andreia Kobernovicz e Irmã Alice.

O Pe. Michael palestrou sobre o tema do encontro, destacando que a oração é um dos pilares fundamentais da vida cristã, sendo o meio pelo qual nos comunicamos com Deus. Para facilitar a reflexão, ele apresentou o seguinte questionamento: A que distância estou de Deus tentando dialogar com Ele? Estou próximo ou distante? Cada um possui o livre-arbítrio para buscar estar próximo ou distante D’Ele. Ele destacou os sete pedidos que fazemos na oração do Pai-Nosso e os benefícios de rezar diariamente: a comunicação com Deus, a presença do Espírito Santo, a liberação de neurotransmissores, a vivência espiritual, a calmaria e serenidade e a longevidade. Finalizou comentado a seguinte frase do Papa Francisco: “A oração é a primeira força da esperança. Tu rezas e a esperança cresce, avança. Diria que a oração abre a porta à esperança. A esperança existe, mas com a minha oração abro a porta”.

Após o almoço, foi organizada a hailka para ensinar e incentivar cada vez mais os adolescentes a praticarem nas suas comunidades. Foram realizados muitos sorteios de prêmios durante a tarde e também a gincana, que foi conduzida pela Ir. Alice e a Catequista Andreia. Os mejistas foram divididos em grupos nas seguintes cores: verde, amarelo, azul, rosa, laranja e vermelho. A gincana pretendia desenvolver nas equipes um senso de união e comunidade para obter êxito nas atividades que são lançadas, transformando a tarde em um momento de muita diversão, alegria e novas amizades.

Durante a tarde, os adolescentes da Comunidade de Paulo Frontin apresentaram a encenação das “Quatro velas”, destacando a importância da esperança na vida de cada um. Os mejistas da Comunidade de Vera Guarani apresentaram o teatro com o tema da Parábola do Bom Samaritano. A representação das passagens bíblicas reforça mais ainda as histórias e ensinamentos que a Sagrada Palavra apresenta.

Foi anunciado o próximo Encontro Regional, que será em São Cristóvão. Por fim, realizou-se a dança com o korovai e foram feitos os agradecimentos finais. Uma chuva de balas alegrou os adolescentes. Tendo servido o lanche de encerramento, a Comunidade anfitriã presenteou a todos com um copo de doces.

A Equipe do MEJ da Metropolia agradece a todos da Comunidade de Vera Guarani que se envolveram nos preparativos deste encontro e que, com certeza, uma sementinha foi plantada no coração de cada adolescente participante. Que Cristo Eucarístico abençoe a todos que se empenharam na realização deste encontro. Nossa gratidão por tudo!

Catequista Andreia Kobernovicz