Vargem Grande em visita

Entre os dias 12 a 14 de fevereiro de 2016, o Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch, OSBM realizou a Visita Canônica na comunidade ucraniana de Vargem Grande, município de Paula Freitas, pertencente à Paróquia Natividade de Nossa Senhora, com sede em Vera Guarani, mas tendo como referência prática a igreja São João Batista de Paulo Frontin. Este artigo apresenta a visita episcopal, a realidade sócio-pastoral e a história da comunidade.

VISITA

Dia 12 de fevereiro, sexta-feira, às 15:30, seguindo o carro do Pároco, o Arcebispo Metropolita foi para Vargem Grande. Fez uma parada em Carazinho dos Andreiv para ver a igreja São Miguel Arcanjo. Chegando a Vargem Grande pelas 16 horas, o Arcebispo Metropolita foi recebido pelo Presidente-Executivo Sr. Leonides Wacelkoski. Dom Volodemer preparou os paramentos, verificou a manutenção da igreja e do pavilhão e fez os registros fotográficos.

Hospedou-se na casa da família de Marcelo José Kloc e Pamella Marieli Bueno Kloc, que moram bem perto da igreja. Tendo montado o programa da visita, em companhia do Pároco Sérgio, o Metropolita foi recebido pela família do Sr. Hugo José Kloc, pai de Marcelo, para o jantar. Hugo é casado com Odete Lisovski Kloc.

À tarde, com início às 19:30, a comunidade se reuniu em frente à igreja Assunção de Nossa Senhora para prestar uma homenagem ao Arcebispo Metropolita por ocasião de sua primeira visita, que foi também oficial, canônica. A Catequista Marcieli Renata Kloc fez um pronunciamento e dirigiu a recepção. “Queremos dar-vos as boas-vindas ao nosso pastor e guia, que vem trazer-nos alegria, esperança, além de sustento e renovação para a nossa fé. … Para que todos nós, incentivados por sua visita, busquemos o fortalecimento da nossa fé e sejamos cada vez mais católicos autênticos, engajados na luta por uma comunidade melhor”, disse Marcieli.

Após palavras de explicação da simbologia do pão e sal, a locutora pediu para que o casal José Kubrac e Helena Iaras Kubrac cumprimentasse o visitante com pão e sal, o que eles cumpriram dizendo “vitaite, Vladeco”. As crianças da catequese foram convidadas a entoarem um canto religioso e as meninas Camila Mazur e Crislaine Katzka a entregarem as flores trazidas para a ocasião. “Nestas rosas, ofertadas pelas mãos puras dessas crianças, queremos que abençoe e, em comunhão de fé, amor e oração, acolha todas as crianças, jovens, adultos e idosos, todos os doentes, todas as famílias, os que estão a sofrer, e tantos e tantas que muito queriam hoje ver, ouvir e cumprimentar cordialmente o nosso querido Arcebispo. Que estas flores representem o nosso carinho e admiração pela vossa pessoa e que o Divino Espírito Santo sempre vos ilumine, proteja e continue lhe abençoando, derramando sobre si seus dons”, finalizou a Catequista.

Tomando a palavra, o Pároco Pe. Sergio Hryniewicz cumprimentou alegremente e reconheceu o esforço do Metropolita em dedicar mais tempo para conhecer mais de perto os diversos rebanhos, aproximando-se das famílias e das pessoas, colocando na prática o que pede o Santo Padre o Papa Francisco.

Adentrando a igreja de madeira de sessenta anos, a Sra. Pamella Marieli Bueno Kloc leu as intenções e foi dado início à Divina Liturgia, que foi toda cantada em ucraniano. Ir. Verônica Svistak, SMI chegou de Paulo Frontin para auxiliar nas cerimônias da recepção e da celebração litúrgica. O Pároco concelebrou. Em sua homilia, Dom Volodemer explicou rapidamente o que é Visita Canônica e falou sobre a misericórdia divina, focalizando principalmente o perdão.

Após a celebração litúrgica, houve uma reunião com o Conselho Administrativo Paroquial durante a qual foram tratadas questões referentes à manutenção da igreja, questões pastorais e a possibilidade de Vargem Grande pertencer à nova Paróquia de São Cristóvão. As lideranças preferem que tudo fique como está, ou seja, continuar pertencendo à Paróquia de Vera Guarani.

Às 22:30, o Metropolita retornou à casa de hospedagem para o pernoite.

Dia 13 de fevereiro, sábado, às 9 horas, o Arcebispo Metropolita teve um encontro com as crianças da catequese e com as catequistas. Dom Volodemer dialogou com os presentes sobre o Ano da Misericórdia. Entregou uma porção de material formativo às catequistas, distribuiu pirulitos e sorteou vários pequenos prêmios.

A seguir, a Sra. Pamella Marieli Bueno Kloc levou o Metropolita para conhecer a capela latina Divino Espírito Santo e o cemitério, que fica ao lado.

Para o almoço, o Sr. Leonides Wacelkoski levou o Metropolita para Rondinha, à casa do Sr. Ivo Glovaski, casado com Ana Maria Kasthuck Glovaski. Após o almoço, Dom Volodemer fez uma rápida visita à Sra. Olga Lucyk Glovaski de 83 anos, mãe de Ivo. De volta para Vargem Grande, o Sr. Ivo levou o Metropolita para uma visita ao Sr. Bernardo Lucyk e Sra. Dolores Lalik Lucyk. Ele é um dos pioneiros da comunidade e foi um grande benfeitor da mesma. Ao lado, mora o filho Aldenir Lucyk, casado com Marcia Moreira Lucyk.

Às 18 horas, houve um encontro com o pequeno grupo do Apostolado da Oração e depois foi celebrada a Divina Liturgia.

A janta foi na casa do Sr. Wilson Glovaski e Sra. Mônica Herman Glovaski. Wilson trabalha na agricultura e é vereador de Paula Freitas pela terceira vez.

Domingo, dia 14 de fevereiro, com início às 09:30, foi celebrada a Divina Liturgia de encerramento da Visita Canônica, com a concelebração do Pároco Sergio Hryniewicz e serviços litúrgicos do Diácono João Basniak e dois acólitos vindos de Mallet Tiago Oszust e seu primo Welington. Ir. Verônica Svistak, SMI marcou presença mais uma vez e ajudou na cantoria. O Arcebispo Metropolita fez uma conclusão da Visita Canônica e em sua homilia falou sobre as três grandes ações cristãs: fé, jejum e caridade.

Na casa do Presidente-Executivo Sr. Leonides Wacelkoski foi servido o almoço de confraternização, com a participação das principais lideranças da comunidade, após o qual Dom Volodemer retornou a Curitiba.

COMUNIDADE DE VARGEM GRANDE

A distância de Vargem Grande em relação à igreja de Vera Guarani é de 16 quilômetros e da igreja de Paulo Frontin é de 11. Aproximadamente 50 famílias, incluindo os latinos, participam das celebrações. Quase 100% da população de Vargem Grande sobrevive da agricultura, plantando soja, milho, feijão, fumo, leite, batata, cebola. No geral, o nível de vida é de classe média.

A administração, por aproximadamente 15 anos, está a cargo de Leonides Wacelkoski, tendo como Vice Hugo José Kloc, sob conhecimento, eleição e aprovação da comunidade. O Conselho Administrativo Paroquial (CAP) atual é composto ainda pelos seguintes membros: 2º Vice Presidente-Executivo José Kubrak, Tesoureiro Wilson Glovaski, 1º Vice-Tesoureiro Marciele Renata Kloc, 2º Vice-Tesoureiro Josiane Wacelkoski, Secretários: Maria Cristina Glovaski, Marcelo José Kloc e Cesário Wacelkoski; Conselheiros: Ivo Glovaski, Pedro Mazur Neto, Roberto Ultchak, Marcos Ultchak, Luciana Suda, Aldenir Lucyk, Paulina Parabotchei, Jose Jair Braciak, Paulo Andreiv e Pamella Mariely Bueno Kloc.

As celebrações litúrgicas na comunidade acontecem de uma a duas vezes mensalmente. Nossas famílias frequentam as celebrações na capela Divino Espirito Santo do Rito Latino, cujo Pároco é o Pe. José Chipanski.

As comunidades da igreja Assunção de Nossa Senhora e do Divino Espírito Santo, assim como as comunidades do Carazinho São Miguel Arcanjo e Transfiguração do Senhor Bom Jesus do Rito Ucraniano se ajudam, existindo grande espírito de colaboração e participação.

Nos domingos, quando não há celebração da Divina Liturgia, a comunidade se reúne para a Oração do Santo Terço. São realizadas também as novenas de preparação para o Natal, e a via-sacra na Quaresma, em preparação para a Páscoa.

As seguintes pastorais atuam na comunidade de Vargem Grande: Catequese e Liturgia. Até o ano de 2001, o setor catequético era de responsabilidade das Irmãs Servas de Maria Imaculada que residem na casa Madre Anatólia no Município de Paulo Frontin. As Irmãs permaneciam alojadas na comunidade e realizavam a catequese pelo período de férias escolares, geralmente no mês de janeiro, e em seguida realizavam a Primeira Eucaristia das crianças. A partir do ano 2002, as Irmãs passaram a ser coordenadoras e a responsabilidade da catequese na comunidade ficou para as catequistas da própria comunidade. Assim, a catequese, que era realizada em um mês, passou para três anos: 1º, 2º e 3º nível. No ano de 2003, foi introduzida também a Perseverança para os adolescentes que já realizaram a Primeira Eucaristia. Em 2008, introduziu-se a Pré-Catequese.

Algumas catequistas têm formação no Curso de Catequistas de Prudentópolis: Marciele Renata Kloc e Daniele Miroslava Kloc. Atualmente, a catequese está a cargo das catequistas Ana Maria Glovaski e Vanessa Glovaski. Incluindo a Perseverança, 14 crianças estão sendo acompanhadas pelas catequistas.

A Divina Liturgia e as demais celebrações atualmente são coordenadas por Marciele Renata Kloc, Maria Cristina Glovaski, Ana Maria Glovaski e Juliane Verzeciok. São montadas encenações nas festas e comemorações principais, como Natal, Dia das Mães, etc. A equipe dá conta do recado sem a ajuda de uma religiosa.

Atuam na comunidade dois grupos do Apostolado de Oração. As reuniões acontecem mensalmente: um grupo realiza as reuniões na igreja, com a Sra. Odete Lisovski Kloc e conta com 11 membros; outro grupo se encontra na localidade da Rondinha, na casa de um dos seis membros, tendo o acompanhamento da Sra. Ana Maria Glovaski.

HISTÓRIA

O histórico da comunidade foi elaborado pela secretária Marciele Renata Kloc e pelo Pároco Pe. Sergio Hryniewicz. Os dados foram coletados na sua maioria através de entrevistas com membros da comunidade e consulta de alguns documentos paroquiais; poderão ser alterados e completados, na medida em que novos dados surgirem.

Vargem Grande, localidade do interior do município de Paula Freitas, surgiu com a construção da estrada de ferro no início do século passado. Ao lado da estação ferroviária se estabeleceram as primeiras famílias, sendo que quase todos seus membros eram funcionários da estrada de ferro. Também vieram famílias de descendentes ucranianos do interior de Carazinho, Vera Guarani, Dorizon e Mallet, que se estabeleceram nesta localidade.

As famílias ucranianas frequentavam as igrejas do Rito Ucraniano no Carazinho Bom Jesus (8 km), Paulo Frontin (12 km), Vera Guarani (15 km), Dorizon (20 km) e Serra do Tigre (22 km).

No início da formação da comunidade, foi construída uma capela latina dedicada ao Divino Espírito Santo, onde as famílias latinas e as famílias ucranianas participavam e realizavam as suas celebrações juntas. Mas, com o passar dos tempos, devido às tradições, costumes e até mesmo a língua estarem sendo deixados de lado, os ucranianos resolveram, então, construir sua própria igreja, sendo do Rito Bizantino Ucraniano.

Tudo começou com a aquisição do terreno que pertencia à Sra. Olga Stelmachuk, a qual fez doação da área de terra. Como na época não existia a Eparquia ucraniana, a escritura do terreno da igreja ficou durante um bom tempo no nome do Pe. Valdomiro Haneiko, o qual, no momento oportuno, fez a transferência para a Eparquia.

A iniciativa da construção foi da parte dos senhores Pedro Karastchuk e Pedro Wacelkoski, que, com toda a comunidade, sob o sistema de mutirão, começaram a construção da igreja em abril de 1954. A obra tinha como coordenador o carpinteiro Sr. Miguel Tonczack. As famílias que faziam parte na época eram: Walkiv, Melech, Melneck, Prostchak, Kuachiniski, Wacelkoski, Kloc, Lucyk, Karastchuk, Parabotchey, Andreiv, Nahirney, Ksenhuk, Stelmachuk, Choma, Chupernate, Baslak, Javorivski, Jurevit, Naconeski, Ultchak, Glovaski e Tenczina.

Todas as famílias pertencentes à comunidade colaboraram com doações. A parte do vigamento foi doada pelo Sr. Basílio Lucyk, destacando que toda madeira do vigamento foi serrada manualmente pelos senhores Demétrio Melnick e Demétrio Walkiv. O restante da madeira foi serrado na casa do Sr. Basílio Lucyk, que já dispunha de um lugar apropriado para este trabalho. Ressaltando que todo o restante da madeira foi doado pelas várias famílias pertencentes à comunidade. E assim, com a ajuda tanto financeira, como com o trabalho de todas as famílias citadas acima, a tão sonhada igreja, dia após dia, foi tomando forma.

No mês de agosto de 1954, com a intenção de arrecadar mais fundos para dar continuidade à obra, foi realizada uma pequena festa na comunidade. Tudo era bem simples: cerveja caseira, pastel, “pirogue”, estruturas provisórias eram cobertas com galhos de palmeiras, mas tudo realizado com muito empenho e dedicação. Segundo informações coletadas com as pessoas da comunidade e que participaram do andamento da obra, o nome da igreja surgiu justamente devido a esta festa realizada no mês de agosto, quando comemoramos a festa da Assunção de Nossa Senhora.

A inauguração com a bênção da pedra fundamental foi realizada no dia 19/09/1954 pelo Pe. Valdomiro Haneiko, juntamente com o Monsenhor Pe. Pedro Busko – Pároco de Dorizon, que prestava assistência espiritual, vindo a cada mês celebrar a Divina Liturgia e administrar os Sacramentos para as famílias da comunidade.

A comunidade, desde o seu início, de 1954 até o mês de março de 1980 tinha como assistente o Monsenhor Pe. Pedro Busko e como primeiro Presidente da Comissão Administrativa o Sr. Pedro Karastchuk. Em abril de 1980, por motivo de saúde do Monsenhor Busko, a comunidade passou a ser atendida pelo Pe. Sergio Hryniewicz, Pároco da Paróquia Natividade de Nossa Senhora, com sede em Vera Guarani, que até hoje continua pertencendo a essa Paróquia. Em seguida, quem assumiu a Paróquia foi o Pe. Dionísio Zalutski, em 1988.

Em maio de 1990, aconteceram as Santas Missões na comunidade.

Em 1996, o Pe. Sergio Krasniak assumiu o pastoreio.

Em 1997, deu-se início à reforma da igreja. Nessa época, várias pessoas que haviam participado da construção estavam falecidas; porém os filhos, netos e até mesmo novas famílias começaram a fazer parte da comunidade e, consequentemente, colaboraram com a reforma. Novamente, as pessoas que participavam da igreja fizeram um mutirão, doando e arrecadando materiais e deram início à reforma.

No ano 1997, foi realizada a pintura artística do interior da igreja pelo Sr. Igor Peles.

O Pe. Mario Lasoski assumiu a Paróquia no ano 2000 e, no ano seguinte, o Pe. Luiz Pedro Polomanei.

Em 2005, a comunidade recebeu a visita do então Bispo Eparca Dom Efraim Basílio Krevey, OSBM.

A partir de 2008, a Paróquia voltou a ser administrada pelo Pe. Sergio Hrynievicz, que está à frente até o momento atual.

As últimas Santas Missões aconteceram em setembro de 2010, a cargo dos Padres basilianos Gregório Hunka e Melécio Krawtchuk.

FOTOS
1. Igreja Nossa Senhora da Assunção de Vargem Grande
2. Interior da igreja
3. Recepção – Catequista Marciele Renata Kloc discursa em nome da comunidade
4. Pároco Pe. Sergio Hryniewicz dá as boas-vindas ao Arcebispo Metropolita
5. Reunião com o Conselho Administrativo Paroquial
6. Encontro com os catequizandos e as catequistas
7. Catequistas: Ana Maria Glovaski, Maria Cristina Glovaski, Marciele Renata Kloc, Dom Volodemer
8. Encontro com o grupo do Apostolado da Oração
9. Família Marcelo José Kloc e Pamella Marieli Bueno Kloc
10. Família Hugo José Kloc e Odete Visovski Kloc
11. Família Ivo Glovaski e Ana Maria Kasthuck Glovaski
12. Bernardo Lucyk e Dolores Lalik e Lucyk
13. Wilson Glovaski e Mônica Herman Glovaski
14. Família Leonides Wacelkoski e Gabriela Zavadski Wacelkoski
15. Divina Liturgia de encerramento da Visita Canônica
16. Lideranças
17. Lideranças
18. Apostolado da Oração
19. Catequese
20. Entrada da Capela Latina