Ucranianos celebram a Ucrânia independente

Celebração dos 30 anos da Independência da Ucrânia e 130 anos da Imigração Ucraniana para o Brasil

A data de 24 de agosto de 2021 foi solenemente celebrada através de vários atos e manifestações que ocorreram nos vários municípios, junto às autoridades do Estado do Paraná e do Brasil.

Às 11 horas daquele dia, no Memorial Ucraniano do Parque Tingui, houve a inauguração oficial dos sete ícones e duas pinturas em tela do poeta Taras Schevchenko e da poetisa Helena Kolody, pintados pelo iconógrafo ucraniano Sviatoslav Vladyka. Estes ícones e telas são a homenagem da Prefeitura Municipal de Curitiba e da gestão 2020-2024 do Prefeito Rafael Valdomiro Greca de Macedo para a comunidade ucraniana por ocasião dos 130 anos da imigração para o Brasil. Contando com a presença do Prefeito Rafael Greca, o evento foi iniciado com o Hino Nacional da Ucrânia (Ще не вмерли України) e o hino espiritual da Ucrânia (Боже великий єдиний), entoados pelo maestro e Presidente da Sociedade Ucraniana do Brasil Sr. Felipe Oresten tocando acordeom e o tenor Vitório Scarpi. Seguiu então a bênção dos ícones, realizada pelo Pe. Elias Marinhuk, OSBM, representando o Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch, e pelo Arcebispo da Igreja Ortodoxa Ucraniana Dom Jeremias Ferens.

Os discursos foram proferidos pelo Presidente da Representação Central Ucraniano Brasileira Dr. Vitório Sorotiuk, que agradeceu ao Prefeito Rafael Greca pela homenagem e destacou o carinho que a comunidade tem pelas realizações em prol de Curitiba e das várias etnias que compõem o cenário multicultural da capital paranaense. O Cônsul Honorário da Ucrânia em Curitiba Dr. Mariano Czaikovski também agradeceu e lembrou fatos da história da Ucrânia desde os tempos dos príncipes Igor e Oleg, culminando com a renovação da Independência da Ucrânia há 30 anos e seus desafios no presente, marcados pela agressão e propaganda de descrédito internacional por parte da Federação da Rússia. Por fim, o Prefeito Rafael Greca inaugurou, como ele mesmo disse, “Esta obra complementar do Memorial Ucraniano de Curitiba… que tem o poder pelas suas pinceladas de traduzirem a imagem da eternidade e da bênção que nós queremos nunca termine por aqui e que estes ícones recordem-se de Curitiba”. O Prefeito desejou ainda longa vida ao Memorial Ucraniano e vivas a Curitiba.

Na parte da tarde, às 14:30 horas, representando a comunidade ucraniana, fizeram-se presentes na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná: o Presidente da Representação Central Ucraniano Brasileira Dr. Vitório Sorotiuk, o Cônsul Honorário da Ucrânia em Curitiba Dr. Mariano Czaikovski e o ex-Deputado Estadual Dr. Felipe Lucas. Na sessão da Assembleia Legislativa por proposição do Deputado Estadual Luiz Claudio Romanelli, foi concedida a Menção Honrosa para a Comunidade Ucraniana do Paraná.

Às 15:30 horas, o Governador do Estado do Paraná Carlos Massa Ratinho Junior recebeu integrantes da comunidade ucraniana. Os presentes na comitiva foram: Presidente da Representação Central Ucraniano Brasileira Dr. Vitório Sorotiuk; Cônsul Honorário da Ucrânia em Curitiba Dr. Mariano Czaikovski; ex-Deputado Estadual Dr. Felipe Lucas; representando o Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch, estava o Pe. Elias Marinhuk, OSBM; por parte da Igreja Ortodoxa Ucraniana, Dom Jeremias Ferens marcou presença; pela Sociedade Ucraniana do Brasil, estava a Dra. Raquel Oresten; Carlos Valdir Henze – pelo Clube Poltava; Lourdes Vasselek e Methodio Groxko – pela Sociedade dos Amigos da Cultura Ucraniana (TPUK); pela Câmara de Indústria, Comércio e Inovação Brasil-Ucrânia, fizeram-se presentes o seu Presidente Sérgio Maciura e seu Diretor Rafael Lucas.

Inicialmente, o Cônsul Mariano Czaikovski agradeceu ao Governador pela recepção e homenagem à comunidade ucraniana em nome do Estado do Paraná e doou-lhe o livro de sua autoria sobre o poeta ucraniano Taras Schevchenko. Dr. Vitório apresentou os demais presentes ao Governador e comentou sobre as leis estaduais do Paraná e de Santa Catarina que determinaram o dia 24 de agosto como Dia da Comunidade Ucraniana e a lei federal que também estabeleceu este dia como Dia Nacional da Comunidade Ucraniana. Falou sobre os projetos da comunidade e acordos realizados entre universidades da Ucrânia com a UNICENTRO e destacou que a comunidade está buscando ensinar a língua ucraniana em mais escolas, principalmente nos maiores centros onde os descendentes encontram-se estabelecidos. Lembrou que no Brasil existem 30 grupos folclóricos ucranianos e que a maioria se encontra no Paraná. Pediu para que se pensasse numa lei estadual de incentivo ao folclore e folcloristas de todas as etnias no Paraná. Além disso, propôs para que se idealizasse cursos de gastronomia moderna da Ucrânia, bem como um decreto que transformasse a pêssanka num dos símbolos do Estado do Paraná, entre outros assuntos. Ao final, Dr. Vitório doou ao governador um livro sobre a história da pêssanka.

Por sua parte, o Presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Inovação Brasil-Ucrânia, Sr. Sergio Maciura, discorreu sobre as atividades da câmara e informou que a Ucrânia tem muito a oferecer ao Paraná em termos de tecnologia e inovação, bem como uma aproximação em diferentes áreas como a agricultura e o turismo, podendo-se avançar em diferentes ações.

Ao final, o Governador Ratinho Junior disse sentir-se orgulhoso em receber integrantes da comunidade, frisou que tem vontade de conhecer a Ucrânia, principalmente o setor do agronegócio, que destaca o nosso Estado no âmbito nacional e internacional. Disse que o Paraná tem uma relação cultural com a Ucrânia e diz esperar um estreitamento cada vez maior no turismo e negócios entre o Paraná e a Ucrânia. Finalizou a sua palavra pela qual parabenizou e agradeceu aos descendentes ucranianos pela sua presença e ação no Estado do Paraná.

Além destas manifestações cívicas em Curitiba e junto aos poderes legislativo e executivo do Paraná, houve também uma manifestação lembrando os 130 anos de imigração ucraniana para o Brasil na Câmara dos Deputados em Brasília, onde o Deputado Federal pelo Paraná, Rubens Bueno, lembrou que os descendentes ucranianos tem uma presença marcante em várias regiões do Brasil, principalmente no Paraná. Ao final da sua palavra, Rubens Bueno pediu para que um artigo enviado pelo Presidente da Representação Central Ucraniano Brasileira Dr. Vitório Sorotiuk fosse incluído nesta data no Diário da Câmara dos Deputados.

Também no Senado Federal, o Senador Álvaro Dias registrou o fato dos 130 anos de imigração para o Brasil e 30 da independência da Ucrânia. Disse que os ucranianos contribuíram decisivamente para o progresso do Paraná e preservação da sua cultura. Por fim, prestou homenagem a todos os descendentes ucranianos no Brasil.

Que as celebrações dos 30 anos da independência da Ucrânia possam fortalecer e realizar o sonho da população da Ucrânia, ou seja, em aprofundar a democracia e viabilizar a integração europeia e euro-atlântica ao construir um Estado reformado, próspero e economicamente viável. Como descendentes de ucranianos e cidadãos brasileiros, ao celebrar os 130 anos da Imigração Ucraniana para o Brasil, buscamos fortalecer os nossos laços culturais com a Ucrânia e nos recuperar culturalmente das ameaças permanentes de perda da identidade, de distanciamento daquilo que era sagrado aos olhos dos nossos antepassados e fortalecer o nosso amor em relação às múltiplas manifestações da alma ucraniana e de seus descendentes, sejam elas no aspecto cultural, religioso, intelectual e profissional, etc., contribuindo assim para o bem do nosso Brasil e do seu futuro promissor.

 Texto: Pe. Elias Marinhuk, OSBM

Fotos: Pe. Elias Marinhuk, OSBM e Agência de Notícias do Paraná

Postagem: Secretariado Metropolitano