A equipe de televisão chamada “Jyve Telebatchenha – TV Viva” da Cúria Patriarcal da Igreja Greco-Católica Ucraniana, com sede em Kiev, Ucrânia, esteve no Brasil pela primeira vez entre os dias 17 de setembro e 04 de outubro com o objetivo principal de conhecer um pouco mais a vida da Igreja Católica Ucraniana em nossa Metropolia e Eparquia. A equipe fez reportagens em vídeo e foto, entrevistas e outros formatos de programas sobre a vida da nossa Igreja no Brasil. Durante a visita, foram tiradas mais de 2.500 fotos e mais de 50 horas de vídeo.
A visita aconteceu a convite do Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch e do Bispo Eparca Dom Meron Mazur e por iniciativa do Bispo Emérito Dom Dionísio Lachovicz. “Seu desejo e objetivo era para que víssemos como a Igreja Greco-Católica Ucraniana vive no Brasil, pois, de fato, não havia tais oportunidades antes”, explicou o Diretor Pe. Ihor Yatsiv. Trabalhando com ele, estavam o cinegrafista e fotógrafo Oleksandr Savransky e o jornalista e repórter Taras Babenchuk. O Pe. Vitalij Tokar auxiliou nos trabalhos de informação. Sendo casados, as esposas dos Padres Ihor e Vitalij os acompanharam e prestaram serviços durante as filmagens.
Uma das principais tarefas da TV Viva foi a de estabelecer uma comunicação constante entre a sede da nossa Igreja na Ucrânia e suas estruturas no Brasil. “O objetivo desta visita é garantir que o máximo possível de notícias e materiais do Brasil cheguem aos centros oficiais da nossa Igreja, para que ela seja verdadeiramente global”, enfatizou o Pe. Ihor. Outro componente importante desta visita foi o contato pessoal com o Clero, os Institutos de Vida Consagrada, várias Paróquias e comunidades. Segundo o Diretor Pe. Ihor, é o contato direto que abre o caminho para futuras cooperações. A equipe se propôs ainda a ser a voz da Ucrânia, testemunhando os horrores da agressão russa e a resiliência do povo ucraniano, bem como expor o serviço da IGCU na Ucrânia durante a guerra. É claro que a visita a alguns pontos turísticos também fez parte da comitiva ucraniana.
A equipe decolou de Roma na noite do dia 16 de setembro e, no dia seguinte, fez um giro turístico pelo Rio de Janeiro. À tarde, foi recepcionada na sede da Metropolia e no Seminário. O dia 18 foi dedicado para um giro turístico pela cidade de Curitiba e visitas à Arquicatedral, Seminário São Basílio, Congregação das Irmãs de Sant’Ana e Paróquia do Pinheirinho. No dia 19, a equipe passou pela Colônia Marcelino, Paróquia de Mafra e Comunidade de Papanduva. Sábado, 20, passando por Craveiro, chegou até Bley Pombas, onde visitou os Irmãos Lachovicz – Davi, Izidio e Clementina – irmãos de Dom Dionísio; à tarde, participou da Divina Liturgia durante a qual foi celebrado o Jubileu de Ouro Matrimonial de Davi Lachovicz. Domingo, 21, em Iracema, esteve na Divina Liturgia, encontrou-se com as Irmãs Servas e visitou a histórica igreja de Xavier da Silva.
A visita prevista em Antônio Olinto no dia 22 não aconteceu por causa de problemas na van, gentilmente cedida para o transporte da equipe pelo Seminário São Basílio. A maior parte da viagem teve como motorista o Ir. Irineu Letenski, OSBM, que é Diretor da FASBAM. Outra parte contou com o serviço do Ir. Osvaldo Vaselkoski, OSBM, de Ivaí. Resolvido os problemas, a comitiva conseguiu passar rapidamente na Paróquia de Canoinhas e, prosseguindo, conhecer as nossas igrejas de Dorizon e Serra do Tigre. Na parte da manhã do dia seguinte, 23, a Paróquia de Mallet, o Seminário, as Irmãs de Sant’Ana e as Irmãs Servas receberam o pessoal da TV Viva. A programação da tarde foi em São Cristóvão, Rio das Antas e União da Vitória. Dia 24, a equipe ficou conhecendo a histórica igreja de Marco Cinco, passou pela Paróquia de Pato Branco e viajou até Foz do Iguaçu, onde, nos dias seguintes, puderam contemplar as maravilhas das Cataratas do Iguaçu e outros pontos turísticos.
Sexta-feira à tarde, 26, em Prudentópolis, a comitiva foi recebida pelo Bispo Eparca Dom Meron Mazur. Nos dias 27 e 28, participando de algumas celebrações e encontrando-se com as lideranças, a equipe teve a oportunidade de conhecer de perto a comunidade ucraniana de Prudentópolis e de algumas colônias. Na segunda-feira, 29, a TV Viva esteve em Ivaí e Ponta Grossa e viajou para a Casa de Praia da Província Basiliana em Piçarras a fim de conhecer a região litorânea de Santa Catarina e tirar uns dias de descanso. Retornando a Curitiba no dia 3 de outubro, os membros da TV Viva tiveram um tempo livre para fazer suas compras e também suas malas. Foi preparado um jantar de despedida. Sábado de manhã, 4, a equipe embarcou de volta a Roma e, daí, para a Ucrânia.
A equipe da TV Viva ficou impressionada com o bom nível de preservação do rito e da cultura ucraniana no Brasil. O Diretor Pe. Ihor relatou que a viagem foi uma oportunidade de conhecer a vida da diáspora ucraniana, sua tradição religiosa e herança cultural, bem como uma oportunidade de testemunhar a verdade sobre a guerra na Ucrânia. Referindo-se à celebração em Iracema, ele notou que igreja estava lotada de fiéis e que o momento dos cânticos comunitários foi especialmente comovente: todos se uniram em oração em ucraniano, mesmo aqueles que mal falavam a língua. “Não havia ninguém no coral, mas toda a igreja cantou e isso causou uma impressão incrível”, observou o Diretor.
Os Bispos Dom Volodemer e Dom Meron destacaram a importância da visita. “Somos uma Igreja global. E foi muito importante para nós sentir isso quando, com a bênção de Sua Beatitude Sviatoslav, nossa TV Viva chegou até nós. Toda a programação foi planejada para que, em pouco tempo, a equipe pudesse ver como nossa Igreja vive e serve no Brasil”, observou Dom Meron.
O Diretor Pe. Ihor compartilhou suas conclusões: a viagem da equipe TV Viva demonstrou a vitalidade das tradições ucranianas na América Latina e contribuirá para novos laços culturais e espirituais entre a Ucrânia e os ucranianos no exterior. “É preciso estar lá para ver, é preciso estar lá para poder testemunhar. Esta foi uma viagem importante e útil para nós, e ainda mais para os nossos ucranianos no Brasil. Foi uma oportunidade de vivenciar a unidade da Igreja global”, destacou o Diretor.
Secretariado Metropolitano