Traslado dos restos mortais do Padre Koval

As religiosas da Congregação das Irmãs Catequistas de Sant’Ana, justamente no dia de sua Padroeira Sant’Ana, 25 de julho, e um grupo de paroquianos de Vera Guarani acompanharam com muita veneração a exumação e traslado dos restos mortais de seu antigo orientador espiritual e pároco Pe. Metódio Koval.

FOTOS – GENTILEZA DE Dirce Maria Tzeciuk Kornelhuk

Sítio & Flores Sant’Ana – Decoração Foto & Filmagem / 42 98804-4657

De manhã, na igreja Matriz Natividade de Nossa Senhora, as religiosas celebraram o Jubileu de Prata de Vida Consagrada de uma e o Jubileu de Ouro de duas de suas coirmãs (será publicada matéria própria). À tarde, no cemitério local, contando ainda com a presença das principais lideranças e outros fiéis, foi realizado o traslado dos restos mortais do querido sacerdote falecido há 38 anos.

Primeiramente, às 15 horas, assistido pelo Pároco local Pe. Sérgio Hryniewicz, o Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch, OSBM procedeu a bênção da nova capelinha-sepulcro com capacidade para seis túmulos, ainda em fase de acabamento. No túmulo antigo, situado mais acima, foi rezada a Panakheda pelo Pe. Metódio. A seguir, foi realizada a exumação durante a qual os presentes entoaram canções religiosas e rezaram o terço.

Finalizada exumação, os restos mortais foram depositados num novo ataúde que foi imediatamente levado ao novo túmulo, construído mais abaixo. O Pe. Josafá Firman – Pároco de União da Vitória e o Pe. Levi Godoy – Pároco da Paróquia latina São Joaquim e Sant’Ana de Paulo Frontin acompanharam os ritos. O Pároco Hryniewicz agradeceu pela presença de todos bem como a ajuda recebida para a obra.

O Pe. Metódio foi um sacerdote muito espiritual e também culto, pastoralmente muito dedicado, sendo por isso muito respeitado e amado. A seguir, pode-se ler uma breve biografia.

*******

Pe. Metódio Paulo Koval nasceu no dia 17.6.1909 no Vicinal 8, Dorizon, Paraná. Filho de João Koval e Carolina Repechka. Iniciou o curso primário na Escola de Vicinal 8, onde lecionava a Professora Ana Bilek, e depois frequentou a Escola de Dorizon, a cargo do Professor Nicolau Bilek.

No início de 1923, sob os cuidados do Pe. Emiliano Ananevitch, foi enviado ao Colégio Seráfico dos Padres Franciscanos em Rio Negro, Paraná, onde permaneceu nos estudos até 1931. Em seguida, entrou para o Noviciado Franciscano de Rodeio, Santa Catarina. Estudou Filosofia no Colégio dos Franciscanos em Curitiba. Em fins de 1935, partiu para Petrópolis, Estado do Rio de Janeiro, para os estudos teológicos. No dia 28 de novembro de 1937, recebeu as ordens sacras na Igreja latina. Exerceu o seu apostolado em Campos de Jordão, São Paulo, e mais tarde em União da Vitória, Paraná. Em 1942, conseguiu a autorização para poder também exercer as funções na Igreja Católica de Rito Bizantino-Ucraniano.

Em fins de 1949, volta em definitivo para o rito de seus pais, católicos ucranianos, tendo para isso obtido da ordem franciscana o seu afastamento para dedicar-se unicamente aos fiéis do rito ucraíno, a começar por Vera Guarani. Dom Jaime de Barros Câmara, a 28.1.1953, confiou-lhe a paróquia de Vera Guarani, nomeando-o como seu Vigário, cargo em que permaneceu até a sua morte, que se deu no dia 25.1.1979. Seus restos mortais descansam no cemitério local.

Pe. Metódio foi um sacerdote humilde, de grande simplicidade evangélica, sem exibição e sem pretensão, apesar de ser dono de uma vasta e sólida cultura.

Exerceu o cargo de Diretor Espiritual das Irmãs Catequistas de Sant’Ana, cuja sede, com o Noviciado, estava em Vera Guarani. Grande amante da literatura ucraína e portuguesa. Organizou uma riquíssima biblioteca particular, de obras e livros em português, ucraíno e alemão. Conhecedor perfeito da língua alemã. Sempre procurado pelos jovens estudantes para realizar pesquisas nas obras da sua biblioteca.

Atencioso, pontual e querido pelos jovens. A parte da biblioteca que se compunha de livros e obras em ucraíno, antes de morrer, vendeu à Cúria Eparquial e a importância arrecadada, cedeu-a a seu colega, recém ordenado, Pe. Jaroslau Susla, a fim de que pudesse adquirir um automóvel para os serviços da paróquia.

O restante da biblioteca deixou à disposição e uso dos paroquianos de Vera Guarani e das Irmãs Catequistas de Sant’Ana.