Timbó recebe a primeira visita do Arcebispo

Aos 17 de dezembro de 2017, às 09h30min, reuniram-se na Capela São José Operário, situada à Rua Imperador, Vila Germer, Timbó, Estado de Santa Catarina, cerca de 70 pessoas entre famílias e convidados da Comunidade Nossa Senhora Imaculada Conceição, as Irmãs Servas de Maria Imaculada, vindas de Moema e Iracema/Itaiópolis SC, com a presença do Pe. Sérgio Iwantchuk, OSBM – Vigário Paroquial de Mafra, foi dado início às cerimônias de recepção ao Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch, OSBM.

No primeiro momento, o Arcebispo foi saudado pela Secretária Bruna Aparecida Gonçalves, com a solicitação de bênção aos alimentos pão e sal, conforme a tradição ucraniana. Seguiu a saudação do Sr. Almir Gonçalves – Segundo Tesoureiro e da Sra. Erônima Korczagin Gonçalves – Presidente do Conselho Administrativo Paroquial, a qual fez o discurso falando da alegria de receber Sua Excelência Dom Volodemer e agradeceu sua visita, pedindo bênçãos para toda a comunidade. Em seguida, a pequena Júlia Kapulka Vieira entregou ao Metropolita um buquê de flores. Na sequência, o Vigário Paroquial fez seu agradecimento pela visita de nosso pastor e falou sobre as dificuldades que encontra em manter a comunidade ucraniana, devido à distância entre as famílias, que são de vários municípios vizinhos como Blumenau, Pomerode, Indaial e Rodeio e também do engajamento de nossos descendentes nas comunidades latinas.

Finda a recepção e os discursos, deu-se início a Divina Liturgia, celebrada em língua ucraniana, sendo as leituras da epístola feita por Fabiano Korczagin e do evangelho sobre a parábola do banquete proclamado pelo Pe. Sérgio, ambas em português. Durante a homilia, Dom Volodemer falou da alegria de estar visitando pela primeira vez a nossa comunidade, explicou a parte litúrgica do banquete e em seguida deu algumas orientações para melhorar a união espiritual da comunidade “Caçula”. Ele pediu algumas providências, como a criação do Grupo do Apostolado da Oração, grupo do Dízimo e maior participação dos nossos descendentes em nossa comunidade.

A Divina Liturgia prosseguiu, sendo cantada pelas Irmãs e o povo presente. Após a bênção final dada por Sua Excelência Reverendíssima Dom Volodemer, foram registrados em fotos todos os presentes, a equipe da comissão administrativa e em seguida mais particularmente cada família que o desejasse. Distribuiu-se o pão abençoado na recepção e, terminadas as cerimônias religiosas e sociais, a grande maioria das famílias, juntamente com Dom Volodemer e o Pe. Sérgio, dirigiram-se ao salão ao lado da igreja para um almoço festivo, oferecido aos convidados e familiares presentes.

Terminado o almoço, foi realizado o sorteio de duas cestas de Natal e por volta das 14 horas todos se despediram e encerrou-se o evento.

Texto: Bruna Aparecida Gonçalves

Fotos: F. Viviani