Solenidade jubilar na Paróquia de Ponta Grossa

Domingo, dia 7 de agosto de 2022, em Ponta Grossa, apesar do tempo chuvoso e frio, realizou-se uma bela solenidade marcadamente vocacional e basiliana: 70 anos de fundação da Paróquia Transfiguração do Senhor e 25 anos de vida sacerdotal do Pe. Jaime Fernando Valus, OSBM, filho da Comunidade católica de rito ucraniano.

A festividade teve início às 9 horas em frente à majestosa iconóstase, onde estavam posicionados os catequizandos e mejistas em trajes típicos ucranianos e suas catequistas. Os celebrantes tomaram seus lugares.

O paroquiano Sr. João André saudou a todos e leu as intenções. O Presidente-Executivo Sr. José Bardal e sua esposa Sra. Valdenice Schastai Bardal saudaram o Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch e os padres presentes, todos basilianos: Antônio Zubek – Superior Provincial da Ordem Basiliana no Brasil, Jubilando Pe. Jaime, Metodio Techy – Pároco, Melecio Kraiczyi – Vigário paroquial, Francisco Kochmanski – Vigário paroquial, Domingos Starepravo – Diretor espiritual do Seminário São Basílio de Curitiba, Jovino Ferentz – Vigário paroquial de Guarapuava. Saudando a todos os religiosos e religiosas, catequistas do Instituto Secular, seminaristas e todos os vocacionados, José Bardal com a sua família afirmou que o momento não era apenas de celebrar, mas de ver-se parte da história que é celebrada como membros da comunidade paroquial. Pedindo a bênção ao Metropolita, seus filhos José Gabriel e Ana Caroline Bardal o cumprimentaram tradicionalmente com o pão e sal. Os mejistas e catequizandos entoaram cantos de saudação ao Arcebispo e aos Padres. Foram cumprimentadas as autoridades militares e civis, entre as quais o ex-Embaixador da Ucrânia no Brasil Sr. Rostyslav Tronenko e sua Esposa Sra. Fabiana Tronenko.

Prosseguindo a recepção e acolhida, saudando a todos, o Pároco Metodio fez a sua homenagem, lembrando algumas datas históricas importantes: no dia 25 de janeiro de 1952, Dom Antonio Mazzarotto, com o decreto nº XXVI, instituiu Paróquia – a Igreja Bom Jesus, com o nome de Paróquia Transfiguração de Nosso Senhor; porém, a história da comunidade iniciou-se nos anos de 1938 – são 82 anos de história. Pe. Metodio enfatizou que essa história é valorizada quando nela se mergulha e quando ela é assumida com alegria e responsabilidade comunitária, ou seja, por cada família e cada paroquiano pessoalmente. Compreendida dessa forma, a história é sempre viva, não podendo jamais ser interrompida, mas engrandecida. Dirigindo-se à sua comunidade paroquial e ao Jubilando Pe. Jaime, ele disse: “celebrar um jubileu é colher frutos de um determinado período de tempo e ao mesmo tempo planejar o futuro para que esta história continue a acontecer, ou seja, que novas sementes sejam lançadas e novos frutos sejam colhidos. Falar assim é afirmar que a história se faz a partir de nós e que em nós reflete toda uma realidade histórica, boa ou ruim. Celebrar a história, celebrar um jubileu é elevar os olhos aos céus e bendizer a Deus por todas as maravilhas vividas. É olhar ao nosso redor e agradecer a cada um e a cada uma que fez e faz esta história acontecer. É agradecer por ser eu também responsável por ela, pois nós somos responsáveis pela história que construímos”. Pe. Metodio lembrou que a história da Paróquia foi sendo escrita “muitas vezes em meio a inúmeras dificuldades, desafios, decepções, humilhações”, lembrou e pediu orações pelas vocações, todas “igualmente importantes para a Igreja de Cristo e sua edificação”. Especialmente, ele felicitou o Jubilando e agradeceu por tudo em atitude de agradecimento e louvor, porque “é esta história que apresentamos hoje a Deus”.

Inês Valus, irmã do Padre Jubilando, homenageou seu irmão em nome da família. Ela lembrou alguns momentos marcantes vividos pela família, como o falecimento da mãe um mês antes da ordenação presbiteral do Pe. Jaime e as dificuldades pelas quais seu irmão passou, mas ele superou todas, porque “Deus sempre nos ampara quando precisamos”. Valorizando o trabalho pastoral bem cumprido pelo Jubilando e o felicitando, Inês concluiu: “e que venham os próximos 25 anos”!

A Divina Liturgia foi presidida pelo Metropolita e concelebrada pelos Padres já mencionados. Os cantos litúrgicos ficaram por conta dos Seminaristas basilianos do Seminário maior São Basílio Magno de Curitiba. Em sua homilia, Dom Volodemer falou sobre as vocações em geral, desde o chamado à vida até os chamados específicos das diversas profissões e dos serviços à Igreja. Ele fez uma articulação entre os temas do momento eclesial e litúrgico: vocação, transfiguração e sinodalidade. A transfiguração também é um chamado dirigido a cada cristão para que se esforce na busca de um ideal, projeto de vida, seguindo um caminho de perfeição, santidade, divinização. Ela pode ser pessoal e comunitária, familiar e eclesial; e, na prática, significa conversão pastoral. O Metropolita afirmou que “transfigurando-nos nos capacitamos para a sinodalidade”, para a convergência de caminhos, sempre procurando a maior convergência possível, que é o seguimento de Jesus: “Sigam-me”! “Eu sou o caminho, a verdade, a vida”! Por isso, todos os líderes e agentes de pastoral devem ser bons conversores, aqueles que fazem convergir seus próprios caminhos e os de seus liderados no caminho maior de Jesus Cristo e de sua Igreja.

Após a entoação solene dos diversos “Mnohaia lita”, o Jubilando Pe. Jaime discursou para lembrar os momentos mais importantes de sua vida como catequizando, paroquiano, estudante e padre basiliano, agradecendo a Deus e a todos que fizeram parte de sua vocação, tendo recebido “graça sobre graça”.

A seguir, os presidentes paroquiais do Apostolado de Oração Sra. Isabel Zavaski e seu Esposo Mariano Zavaski fizeram uma homenagem ao Pe. Jaime, entregando-lhe um buquê de flores, com palavras de reconhecimento e gratidão pelas sementes plantadas e votos de muitas bênçãos. Disse Isabel: “Sabemos que a missão do sacerdote é árdua, mas também sabemos que a alegria de servir é maior… Desejamos que sua vida sacerdotal seja coroada de muitas bênçãos de Deus e de Maria Santíssima”!

Os jovens irmãos Ana Caroline e José Gabriel Bardal homenagearam os Padres pelo seu dia. Em sua fala, Ana Caroline mencionou as diversas facetas da espiritualidade e da missão de um padre e terminou agradecendo: “Padre, obrigado por permitir-se ser instrumento de paz, amor, caridade e fé. Em nossas preces, pedimos para que Deus o mantenha repleto de coragem e perseverança. Neste dia do padre, queremos agradecer a Deus por estes homens que, através da caridade e da fé, dedicam suas vidas aos pobres e aos não afortunados e mostram que todos são dignos do amor de Cristo. Toda a nossa gratidão e votos de eterna paz e alegria”.

Mais uma vez tomando a palavra, o Pároco Metodio fez uma homenagem muito especial aos consagrados e consagradas que fizeram e fazem a história paroquial e também aos vocacionados em quem é depositada muita esperança, porque garantem o futuro da missão da Igreja. Os homenageados receberam lembranças. O Pároco citou o nome dos Padres que trabalharam na Paróquia: Pe. Emiliano Ananevicz (diocesano), Pe. Marciano Szkirpan, Pe. Valdomiro Haneiko (diocesano), Pe. Cristóforo Myskiv, Pe. Nicolau Iwaniv, Pe. Boris Kotsiy,  Pe. Rafael Lotoski, Pe. José Preima, Pe. Teodósio Kutchenski, Pe. Arcênio Kozechen, Pe. Vidal Klymtchuk, Pe. Jovino Ferentz, Pe. Miguel Kluska, Pe. Carlos Melniski, Pe. Valdomiro Pastuch, Pe. Francisco Kochmanski, Pe. Gregório Hunka,  Pe. Volodemer Koubetch (primeiro Metropolita), Pe. Sergio Iwantchuk, Pe. Mário Ciupa, Pe. Dionísio Bobalo, Pe. Jaime Fernando Valus, Pe. Ivo Komiak, Pe. João Karpovicz Sobrinho. Atualmente, o Pe. Metodio exerce o cargo de pároco, tendo o auxílio dos Padres Francisco Kochmanski e Melecio Kraiczyi. Os seminaristas maiores e menores foram saudados com alegria, pois são a “esperança e o futuro da Ordem Basiliana e a sua missão na Igreja de Cristo”. Reconhecendo o trabalho das Irmãs Servas, o Pe. Metodio disse que elas são “como um ‘bom vizinho’ – sempre prontas para nos ajudar”. Referindo-se às Catequistas do Instituto Secular Sagrado Coração de Jesus, ele lembrou especialmente a Sra. Olga Baran, de saudosa memória, “que com tanto orgulho nos contava como foram os primeiros passos, de como tudo começou”. Em profundo agradecimento, o Pároco enalteceu a vocação base “da qual nascem todas as demais vocações – a família – que é a base da comunidade, da Igreja”, lembrando carinhosamente as famílias pioneiras que com muito sacrifício deram o impulso inicial à comunidade. Entre as pessoas que se dedicam à Paróquia, exercendo uma função específica, a Sra. Sueli Hellmann de Souza, secretária desde o ano de 2005, foi reconhecida como aquela que “torna a nossa vida mais fácil”, com “muito profissionalismo, compromisso, dedicação, responsabilidade e amor àquilo a que se dispõe a fazer e o que lhe é confiado”. Finalizando, o Pe. Metodio agradeceu às comissões administrativas e a todos que trabalharam, colaboraram e continuam se empenhando para o bem da comunidade paroquial. “Vocês foram e são muito importantes para nós”, disse.

Encerrando a solenidade jubilar, foram convidados a darem sua mensagem: o Pe. Antônio Zubek, OSBM – Superior Provincial dos Padres Basilianos, a Ir. Deonisia Diadio, SMI – Superiora Provincial das Irmãs Servas de Maria Imaculada e a Sra. Nadir Vozivoda – Diretora Geral do Instituto Secular das Catequistas do Sagrado Coração de Jesus. Os três líderes religiosos destacaram o valor das vocações ao sacerdócio e à vida consagrada, seja numa ordem, congregação ou instituto secular, cuja vivência necessita de muita energia espiritual e ajuda do alto. São três representantes de instituições que desde o início estiveram ligadas à vida pastoral da Paróquia Transfiguração de Nosso Senhor.

Feita a foto oficial, foi servido o almoço de confraternização com uma boa participação da comunidade, cujas lideranças estão sempre a postos para ajudar generosamente no preparo e condução de seus eventos. A chuva e o frio não tiraram a alegria e o ânimo dos participantes. Afinal, 70 anos é uma longa história a ser solenemente comemorada e 25 anos sacerdotais um jubileu de esperança!

Parabéns Paróquia Transfiguração do Senhor! Parabéns Padre Jaime! Que o Senhor transfigurado ilumine a todos!

Texto: Secretariado Metropolitano

Fotos: Ir. Marcos Antônio Pensak, OSBM

Link para assistir a celebração: https://fb.watch/fn10JVr9zl/