Solenidade jubilar basiliana em Prudentópolis

Encerrando o ciclo de celebrações iniciado há um ano, nos dias 31 de outubro e 11 e 12 de novembro de 2017 – Festa de São Josafat, a cidade de Prudentópolis conhecida como a “capital da oração” e a histórica Paróquia, dedicada ao grande Santo Mártir, foi palco de uma belíssima celebração religiosa e cultural: 400 anos de fundação da Ordem Basiliana de São Josafat, 150 anos da canonização de São Josafat e 120 anos de presença apostólica basiliana no Brasil.

Para a Província brasileira e para toda a Ordem, foi muito importante e encorajador que o Papa Francisco abençoou as celebrações jubilares, concedeu indulgência plenária, lembrando para que seus membros se preparassem com oração, organização, leitura e uma busca mais profunda de conhecimento da história da Ordem Basiliana de São Josafat e da Província São José dos Padres Basilianos no Brasil.

O motivo das celebrações jubilares foi conhecer mais profundamente a “história e as obras, com os seus acertos e erros, para consequentemente dar continuidade à missão na certeza de que somos instrumentos nas mãos de Deus. É Deus na sua vontade que fez acontecer a história destes quatro séculos, mesmo com períodos conturbados que exigiram sacrifícios inimagináveis. O sangue daqueles mártires pelo testemunho dado é que irrigou as novas forças com bênçãos e um sentimento de que a missão continua na história, como é a vida. Elevemos os nossos pensamentos para que possamos conquistar a sabedoria necessária e sejamos merecedores de infinitas bênçãos divinas” (site da Província).

Dia 31 de outubro, em sessão legislativa especial da Câmara dos Vereadores, por alusão aos 400 anos de existência da Ordem Basiliana de São Josafat e 120 anos de presença missionária no Brasil, foi outorgada uma Moção de Parabenização à Província São José, proposta por Anderson Alexandre Lemos – Vereador e um dos líderes da Paróquia. A moção destaca especialmente as obras concretas da Província basiliana: “se empenha em pregar missões, catequizar, administrar sacramentos, organizar comunidades, construir igrejas, escolas, centros culturais em várias comunidades ucranianas católicas, nos Estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Contando com quase uma centena de membros, a instituição religiosa no Brasil organizou-se a duras custas. Iniciou grande parte daquilo que hoje existe em termos de comunidades com patrimônio eclesiástico da Metropolia e da Eparquia. Investiu, formou e cedeu à Igreja cinco bispos”.

O Presidente Marcos Roberto Lachovicz também colocou em votação uma segunda Moção, a qual foi proposta pelos Poderes Legislativo e Executivo, com os mesmos teores, que foi impressa em metal e afixada no hall de entrada do Mosteiro São Josafat para celebrar a data comemorativa.

Na mesma ocasião celebrativa da Câmara dos Vereadores, o Vice Provincial Pe. Elias Marinhuk, OSBM fez um apanhado histórico da existência da Ordem, sua origem, as reformas promovidas e a participação a nível mundial com atuação em vinte países. Com relação ao Brasil, ele enalteceu a vinda dos primeiros padres, com início das atividades em meados de 1897, com papel fundamental de desenvolver a missão religiosa, educacional, cultural e de formação de vida, que foram primordiais para formar e orientar as primeiras levas de famílias de imigrantes ao nosso país. Atualmente, são 98 componentes, a maioria sacerdotes, sendo que dez são frades e estudantes de Filosofia e Teologia. O Pe. Elias destacou a homenagem feita pela Câmara, que retrata o reconhecimento da comunidade pela importante data alcançada (cf. site da Câmara Municipal).

A celebração jubilar conclusiva foi precedida pela Novena a São Josafat, iniciada no dia 03 de novembro, com a celebração da Divina Liturgia, Moleben a São Josafat e pregações abordando a história da Ordem e sua missão na Igreja na Ucrânia e na chamada “diáspora” ucraniana. Essas pregações constituíram ótimas oportunidades de resgate da história e de animação espiritual e pastoral.

Dia 11, sábado, às 18 horas, houve a celebração do Ofício Divino – Lytia na igreja matriz São Josafat, presidida pelo Bispo Eparca Dom Meron Mazur, OSBM. O último “moleben” a São Josafat teve uma participação especial das Irmãs Servas de Maria Imaculada, que destacaram visualmente a dinâmica religiosa basiliana a partir do brasão da Ordem.

Domingo, dia 12, o dia amanheceu com sol radiante e céu azul, anunciando uma bela solenidade. A partir das 08:30, a maior parte dos celebrantes fizeram a paramentação no Comitê Social de Ajudas do Fundo Agrário. Às 9 horas, em frente ao cruzeiro, local da primeira igreja ucraniana de Prudentópolis, que foi dedicada a São Basílio Magno, na Praça dos Imigrantes, ao lado do terminal rodoviário, foi iniciado o “moleben” ao Padroeiro e formou-se a procissão que seguiu até a igreja matriz São Josafat. Durante a procissão, entremeado por canções religiosas, deu-se continuidade ao “moleben”.

Em frente à igreja, foi cantado um Salmo e rezada a oração jubilar. Anderson Alexandre Lemos fez a acolhida das autoridades eclesiásticas e civis. Posicionado na escadaria de entrada da igreja, um coral de catequizandos cantou belas canções religiosas. O Pároco Dionísio Horbus, OSBM cumprimentou a assembleia e falou sobre o significado da celebração, no esforço de valorizar e reconhecer a história dos padres missionários basilianos: “naquele tempo, os imigrantes ucranianos que chegaram às terras brasileiras não tinham possibilidade de trazer muitas coisas, mas o principal e o mais precioso eles trouxeram em seus corações: valores profundos, a fé e uma grande esperança de futuro melhor num país estrangeiro. Com a vinda, em breve espaço de tempo, eles colocaram a pergunta: como preservar essa fé, as tradições, os valores? A única saída encontrada foi a de solicitar sacerdotes, que pudessem dar-lhes renovação moral e espiritual e nova perspectiva de futuro. A pedido do próprio povo, chegaram os Padres Basilianos, a missão iniciou e a Igreja e o povo se renovaram. Nossa alegria está em que, no momento atual, temos fiéis, comunidades e paróquias vivas!” Após essa introdução, foi encenada a chegada do primeiro sacerdote basiliano ao Brasil – Pe. Silvestre Kizema, um ato teatral muito bonito e emocionante. O grupo folclórico Vesselka procedeu o ritual tradicional ucraniano da saudação com pão e sal, que era para saudar primeiramente o Metropolita e demais autoridades, mas também para transmitir a alegria da vinda do missionário e mostrar o fruto da semente cultural por ele plantada há 120 anos. Prosseguiu a bênção do memorial alusivo ao grande jubileu e de um ícone, contendo relíquias de São Basílio Magno, especialmente escrito para a ocasião. Tomando a palavra, o Superior Provincial Pe. Antônio Royk Sobrinho, OSBM fez seu pronunciamento destacando a riqueza histórica da presença apostólica basiliana no Brasil, com as conquistas e perdas, agradecendo a todos pela participação nesse processo de crescimento conjunto da Igreja Católica Ucraniana e também pedindo perdão pelas falhas.

Pelas 10 horas, foi dado início à Solene Pontifical Divina Liturgia, presidida pelo Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch, OSBM e concelebrada pelo Bispo Eparca Dom Meron Mazur, OSBM e quase todos os sacerdotes basilianos da Província São José, que vieram para a sua festividade jubilar.

Após a proclamação do Evangelho, o Arcebispo Metropolita cumprimentou as autoridades presentes e os fiéis paroquianos e fez a introdução à sua homilia em ucraniano. Ele agradeceu à Ordem Basiliana de São Josafat pelo trabalho apostólico realizado em terras brasileiras, o que contribuiu enormemente para o desenvolvimento da Igreja Católica Ucraniana no Brasil. Como havia feito em Iracema, por ocasião das celebrações jubilares basilianas, destacando os ensinamentos de São Basílio Magno para os tempos atuais, em Prudentópolis, na igreja consagrada a São Josafat, falando em português, Dom Volodemer enfatizou seis grandes ensinamentos dos grande Santo Mártir: 1 – vivenciar a Liturgia; 2 – a autoridade pontifícia, a autoridade do Papa, é decisiva para a catolicidade-universalidade da Igreja; 3 – a união eclesial é um valor de suprema grandeza a ser buscado com todo o empenho possível; 4 – as grandes reformas e mudanças religiosas e eclesiais começam pela conversão pessoal; 5 – cultivar uma espiritualidade cristã oriental; 6 – cultivar as virtudes cristãs para sermos bons cristãos, bons religiosos e bons pastoralistas.

O pregador concluiu a homilia com uma oração: “São Josafat, mostre-nos a maneira de viver melhor a Divina Liturgia! São Josafat, ensina-nos a estar mais fortemente ligados ao Papa e seus ensinamentos para toda a Igreja Católica! São Josafat, mostre-nos o caminho da verdadeira união! São Josafat, que a nossa conversão seja profunda e permanente como a sua! São Josafat, aumente o nosso amor a Jesus Cristo! São Josafat, olhe para nós que estamos vivendo a nossa vida cristã; e, na perseguição e também no sofrimento, seja a nossa fortaleza nos momentos de fraqueza! Amém!”

O Diácono Estefano Wonsik, OSBM prestou seu serviço litúrgico. O Chanceler da Metropolia Pe. Basilio Koubetch, OSBM fez o papel de mestre de cerimônia. Sob a regência da maestrina Ir. Celina Sloboda, SMI, o Coral Paroquial São Josafat abrilhantou a Divina Liturgia.

Logo após a celebração litúrgica, acompanhado por um grupo de cultivadores da cultura e da literatura ucraniana, o Embaixador da Ucrânia no Brasil Sr. Rostyslav Tronenko depositou flores no monumento consagrado ao grande poeta ucraniano Tarás Shevchenko, monumento construído na praça homônima.

Enquanto no Centro Paroquial de Eventos acontecia a festa popular por ocasião do Padroeiro, no Clube XII de Novembro era servido o almoço jubilar aos convidados. O Pe. Elias Marinhuk, OSBM fez a leitura da mensagem do Superior Geral Pe. Genésio Viomar, OSBM e citou as felicitações oficiais recebidas. O momento foi enriquecido com o lançamento do selo comemorativo. Os participantes puderam apreciar um rico documentário sobre a atuação da Ordem Basiliana de São Josafat no Brasil. Sob a direção da Ir. Celina, que treinou o Trio Rocenka 2, três pequenas cantoras executaram a canção “Kvitka dusha”. O Coral São Josafat entoou um solene “Mnohaia lita” e, com o bolo festivo liberado pelo Superior Provincial, Pároco e pelo Ir. Jonas Chupel, autor do audiovisual e um dos principais organizadores da solenidade, esta chegava ao final, mas ainda muito animada pelo Coral Paroquial.

Deus seja louvado! Obrigado! Parabéns Ordem Basiliana de São Josafat! Parabéns Província São José! Mnohaia lita!