Na manhã amena do último domingo, 21 de setembro, durante a 24ª Festa das Sementes, a Comunidade da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Cascavel se reuniu para celebrar um momento especial: a ordenação diaconal do Seminarista Alexandre Pereira Hanchuck. A cerimônia, presidida por Dom Meron Mazur – Bispo da Eparquia Imaculada Conceição – foi marcada por ser a primeira ordenação celebrada na comunidade.
O rito teve início com a procissão da casa paroquial até a entrada da igreja. Mastros foram carregados pelos fiéis, enquanto o Bispo, padres, diácono e acólitos os seguiam. Ao chegar na porta, Dom Meron foi recebido pela comunidade local com pão e sal e cântico das crianças da catequese.
Terminada a introdução, teve início a Divina Liturgia, celebrada pelo Bispo Eparca e concelebrada pelos Padres Sérgio Schmil – Pároco de Cascavel; Edson Ternoski – Reitor do Seminário Maior São Josafat e Pároco da Arquicatedral São João Batista em Curitiba; José Claudio Melnik – Pároco da Catedral Imaculada Conceição em Prudentópolis; Joaquim Sedorowicz – Pároco da Paróquia São Basílio Magno em União da Vitória; Sandro Dobkowski – Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Pato Branco; Thiago Paulo Protexe – Pároco da Paróquia São José em Cantagalo; Domingos Starepravo, OSBM – Diretor espiritual do Seminário Maior; Iwan Kerneski – Vigário Paroquial da Arquicatedral e da Paróquia Santíssima Trindade na Colônia Marcelino em São José dos Pinhais; e Samoel Hupolo – Pároco da Paróquia Sant’Ana no bairro Pinheirinho em Curitiba, que prestou os serviços diaconais.
Além dos sacerdotes e religiosos, estiveram presentes as Irmãs Catequistas de Sant’Ana, as Irmãs Servas de Maria Imaculada e as Catequistas do Instituto Sagrado Coração de Jesus. Os Seminaristas Alexandre Hanchuck, Eduardo Ternouski, Felipe Onesko e Willian Carlos Ferreira serviram a Divina Liturgia como acólitos. A liturgia foi abrilhantada pelos cantos do coral da Catedral Imaculada Conceição, conferindo solenidade e participação à celebração.
Durante a Liturgia da palavra, a primeira leitura foi cantada pelo Seminarista Alexandre, proclamando a segunda carta de São Paulo aos Coríntios (4,6-15), na qual o apóstolo lembra que, mesmo nas fraquezas e sofrimentos, os cristãos “carregam sempre, por toda parte, a morte de Jesus no corpo”, permitindo que “a vida de Jesus se manifeste em nosso corpo”. O Evangelho, proclamado pelo Pe. Samoel, na função de diácono, trouxe São Mateus (22,35-46), destacando os mandamentos de amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. Na homilia, o Bispo enfatizou que essas leituras iluminam a vocação do seminarista: o sacerdócio é serviço e entrega, e é na fragilidade humana que se revela a força de Deus. A vida do sacerdote deve se traduzir em oração, cuidado com os necessitados e dedicação generosa, refletindo a luz de Cristo e concretizando o amor a Deus e ao próximo na prática diária do ministério.
Após a consagração dos dons, foi iniciado o ritual da Ordenação Diaconal. O Reitor Pe. Edson conduziu Alexandre durante todo o rito. Entre os ritos de entrega dos paramentos, livros e objetos litúrgicos, o mais significativo foi o da imposição das mãos. Ajoelhado diante do altar e dos dons consagrados, Alexandre colocou a cabeça sobre o altar. O Bispo Dom Meron cobriu-lhe a cabeça com o “omoforion”, colocou as mãos sobre ele e proferiu a oração de consagração, invocando o Espírito Santo para que desça sobre seu servo e o transforme em diácono. Ordenado, o Diácono Alexandre começou a exercer suas funções litúrgicas.
Finalizada a Divina Liturgia, o Diácono Alexandre agradeceu a Deus pela graça da diaconia, a Dom Meron e Pe. Edson por sempre terem apoiado a sua vocação, aos seus familiares, amigos e a todos os presentes pela participação em um momento especial de sua caminhada cristã e eclesiástica. Ele também recebeu presentes da comunidade, que lhe serão úteis a partir do dia 14 de dezembro, data de sua Ordenação Sacerdotal, que acontecerá na Igreja Menino Jesus, em Canoinhas – SC.
Senhor Deus, abençoa o Diácono Alexandre em sua vocação. Dá-lhe clareza, força e fidelidade para cumprir suas responsabilidades, servir a comunidade e seguir firme em sua caminhada de fé. Que sua vida seja marcada pelo compromisso com o Evangelho e pelo cuidado com aqueles a quem atenderá. Amém.
Texto e fotos: Seminarista Matheus Kreczkiuski