Ordens menores do Alexandre, Dia do Catequista e da Independência da Ucrânia

No domingo, 24 de agosto, data em que se celebram os 34 anos da reestruturação da independência da Ucrânia e se recorda o papel dos catequistas na caminhada cristã, o Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch admitiu solenemente o Seminarista Alexandre Pereira Hanchuck às ordens menores, marcando mais um passo em sua vocação rumo ao sacerdócio.

A celebração foi realizada às 9h na Arquicatedral São João Batista, presidida pelo Metropolita e concelebrada pelo Pároco e Reitor do Seminário Maior São Josafat Pe. Edson Ternoski. Seguindo o rito próprio, o sacerdote conduziu o seminarista do centro da igreja até a porta do iconóstase, onde o Arcebispo o elevou ao subdiaconato.

Concluída a ordenação, teve início a Divina Liturgia, cantada pelos seminaristas do Seminário Maior São Josafat. A primeira leitura foi proclamada pelo recém-ordenado, que entoou a perícope da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios 9,2-12. No trecho, o Apóstolo exorta os fiéis à generosidade na coleta para os necessitados, lembrando que a oferta deve ser feita de coração, generosamente, sem tristeza, pois “Deus ama quem dá com alegria”. O Pe. Edson proclamou o Evangelho segundo São Mateus 18,23-35, no qual Jesus narra a parábola do servo que, após ter uma grande dívida perdoada pelo rei, recusou-se a perdoar a pequena dívida de seu companheiro. A mensagem conclui que Deus também não perdoará quem não perdoar de coração o próprio irmão.

Na homilia, Dom Volodemer recordou que agosto é o mês das vocações, ressaltando a importância da família e dos ministérios para a Igreja e para a sociedade. Agradeceu de modo especial aos catequistas e destacou a preparação para a ordenação diaconal e presbiteral do Seminarista Alexandre. Ele será ordenado diácono no dia 21 de setembro, na Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Cascavel-PR, e sacerdote no dia 14 de dezembro, em Canoinhas-SC, na Paróquia Menino Jesus. Dom Volodemer rezou pelo povo ucraniano em sua luta pela paz e sublinhou que o Evangelho convida ao perdão, apresentado como a face mais exigente da caridade cristã, capaz de apagar pecados e restaurar a vida familiar e comunitária. Recordando a parábola do servo impiedoso, reforçou que o perdão deve ser ilimitado e que viver no amor é viver na graça de Deus.

Ao término da Liturgia, os fiéis seguiram em procissão até o mosaico com o mapa da Ucrânia, localizado no estacionamento da Arquicatedral, para o ato cívico em comemoração do Dia da Independência da Ucrânia. Na ocasião, Marcos Nogas declamou o poema “Testamento” de Taras Shevchenko. Em seguida, o povo entoou o Hino da Ucrânia, encerrando a celebração.

Que o Seminarista Alexandre seja fortalecido pelo Espírito Santo em sua missão e cresça sempre na fidelidade a Cristo e à Igreja. Que sua vida seja testemunho de esperança e serviço à Igreja. Que a Ucrânia seja abençoada com a paz, a justiça e a coragem de manter sempre viva sua fé e sua identidade.

Texto: Seminarista Matheus Kreczkiuski

Fotos: Gabriel Teodoro Hrysay