Semana da Família na Paróquia da Colônia Marcelino

A Semana Nacional da Família realizada entre os dias 14 a 20 de agosto de 2022 foi bem preparada e celebrada na Paróquia Santíssima Trindade de Colônia Marcelino. A abertura oficial na Paróquia ocorreu dia 14 com a celebração da Divina Liturgia às 10 horas.

No dia seguinte, na Solenidade da Dormição da Mãe de Deus, foram rezadas as mil Ave Marias na intenção de todas as famílias da Paróquia. A celebração iniciou às 13 horas e contou com a participação de vários fiéis durante o tempo todo.

Este momento de oração foi muito bonito e contou com a presença de fiéis da Matriz e das capelas: Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de São José dos Pinhais e Sagrado Coração de Jesus, de Passo Amarelo, Fazenda Rio Grande. Após o término da recitação das mil Ave Marias, às 18h45, iniciou a celebração da Divina Liturgia presidida pelo Pároco Pe. Neomir e, em seguida, a tradicional benção de flores.

Os momentos celebrativos continuaram também no dia 17 de agosto, às 20 horas, com o Santo Terço transmitido por várias páginas do Facebook e YouTube. O Santo Terço foi preparado e conduzido pelo Pe. Samoel Hupolo e pela Pastoral Familiar da Paróquia. Cada dezena foi meditada pelo Pe. Samoel e recitada por uma família da Matriz ou das capelas. Neste dia, o terço ainda foi transmitido em parceria com a Pastoral Familiar da Metropolia, que também conduzia momentos de oração com as demais paróquias e capelas de Curitiba.

O ponto alto da Semana da Família da Paróquia Santíssima Trindade, com certeza, foi o encerramento do dia 20 de agosto. Neste dia, os padres, a Pastoral Familiar e o Conselho Administrativo Paroquial organizaram um dia especial para as famílias da Paróquia. A programação iniciou às 08h30 com o café da manhã; às 09h15, iniciou a palestra com a Sra. Maria José Góis, a qual apresentou com maestria o tema: “Família e adoecimento: o cuidado que liberta e o que aprisiona”, tocando em vários pontos do cotidiano das famílias.

A participação das famílias foi muito significativa. Para este dia especial foram feitas 220 inscrições. Os adultos e jovens participaram da palestra com a Professora Maria José Góis. As crianças e adolescentes participaram na parte da manhã de atividades próprias para a idade na Casa Nossa Senhora do Amparo. Estas atividades foram preparadas pelas catequistas leigas e religiosas da Matriz e das capelas.

Às 11h15, foi celebrada a Divina Liturgia cantada em ucraniano pela comunidade local, presidida pelo Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch e concelebrada pelos Padres Neomir e Samoel. A partir do texto de Mateus 12,46-50, que fala sobre os parentes de Jesus, o Metropolita proferiu a homilia sobre a irmandade/fraternidade nos diversos níveis: universal, parental, espiritual; eros (nível carnal), kharis (nível psíquico, amizade), ágape (nível espiritual, amor cristão). Universalmente falando, somos irmãos até das árvores e da Lua. Dos nossos parentes, sobretudo dos irmãos e das irmãs, o somos pelo sangue, pela genética. No nível spiritual e cristão, pelo ensinamento de Jesus, somos todos irmãos entre si, até um inimigo é nosso irmão. Nossa sociedade seria muito mais fraterna e pacífica e os casais seriam muito mais unidos e amorosos se o amor fosse mais vivido no nível ágape. Aconteceriam muito menos divórcios e separações, se os casais se esforçassem mais em viver o amor evangélico. Para ilustrar sua fala, Dom Volodemer utilizou principalmente dois argumentos: uma frase do Papa Francisco citada pela Professora Maria e impressa em alguns banners expostos no evento: “O ideal cristão na família é o amor, que, apesar de tudo, não desiste”; uma metáfora muito acertada, usada pela Professora Maria: o tanque do amor deve estar sempre cheio!

Às 12h30, foi servido o almoço no salão paroquial. Em seguida, os moradores da comunidade Laércio Ivankio, Irineu Ivankio e Eloir Wernisky se apresentaram, tocando sanfona e bateria, animando os casais para entrar na pista de dança e dançar.

Às 14 horas, iniciou a tarde recreativa com o Professor Robson Pereira e sua esposa Eliane Kovalhuk, fiéis da comunidade ucraniana São Josafat do Boqueirão. Robson conduziu várias gincanas e brincadeiras, envolvendo todas as famílias, desde os avós até as crianças.

O dia especial e Semana da Família foi encerrado às 16h30 com um saboroso café de confraternização, compartilhado pelas famílias presentes. O Pároco Neomir agradeceu a presença de todos e explicou que o objetivo do “dia especial para as famílias”, organizado pela Paróquia Santíssima Trindade, foi alcançado e pretendeu oferecer um tripé fundamental para a vida das famílias que não pode faltar: formação, oração e diversão em família.

Pastoral da Família – Paróquia Santíssima Trindade de Colônia Marcelino