Secretaria do Planejamento do Estado do Paraná em apoio à causa ucraniana

No dia 09 de março de 2022, quarta-feira, nas dependências da residência episcopal metropolitana, transcorreu uma reunião com o Secretário do Planejamento do Estado do Paraná Valdemar Bernardo Jorge e seus assessores Gabriel Tiago Schuhli e Rodrigo Muller do Vale. Da parte da Metropolia fizeram-se presentes: Sua Excelência Reverendíssima Dom Volodemer Koubetch – Arcebispo Metropolita, os Reverendíssimos Padres Edson Ternoski e Michael Barbusa. A reunião contou ainda com a presença do senhor Vitório Sorotiuk – Presidente da Representação Central Ucraniano-Brasileira. O tema da audiência foi o apoio e solidariedade do Governo do Paraná à Ucrânia frente à agressão russa e projetos futuros para a reconstrução da Ucrânia quando volte a reinar a paz. Ao mesmo tempo, foram apresentadas as necessidades de inclusão de interesses econômicos, sociais e culturais da comunidade ucraniana brasileira nos projetos do Estado do Paraná.

Em sua fala, o Secretário Valdemar apresentou sua preocupação com relação às famílias que são a base da sociedade. Mostrou-se preocupado com a situação da Ucrânia e demonstrou solidariedade e vontade de prestar ajuda com relação aos refugiados ou naquilo que estiver no seu alcance, trabalhando em conjunto com as organizações religiosas e frentes humanitárias já acionadas. Em vista disso, ele disse que veio justamente para ouvir quais são as necessidades e no que poderá ajudar, uma vez que há o desejo de auxiliar por parte do governo paranaense, porém, não sabe como e onde pode ajudar. Confirmou solidariedade e disponibilidade de sua parte e por parte do governo.

Dom Volodemer parabenizou a atitude do secretário e a importância de se trabalhar em conjunto, o que já vem acontecendo muito bem através de duas grandes frentes humanitárias: a Cáritas, com uma estrutura bem organizada e mais experiente, própria da Igreja Católica; e do Movimento Humanitas, lançado no último da 03 de março de 2022, com o propósito de arrecadar fundos para ajudar a Ucrânia. Sendo assim, o Metropolita falou sobre a importância de arrecadar preferencialmente fundos financeiros, uma vez que é muito complicado de se enviar roupas, alimentos e remédios para a Ucrânia, pois implicaria em muitas dificuldades estratégicas e despesas extras.

Fazendo uso da palavra, o senhor Vitório Sorotiuk falou ao Secretário de Planejamento sobre a arrecadação financeira já efetuada pela Humanitas para ser enviada ao povo ucraniano. Ele discorreu sobre a ajuda dos governos dos Estados do Paraná e São Paulo, bem como das diversas contribuições que receberam das inúmeras entidades não governamentais. Em seu nome, solicitou auxílio para a impressão de dois livros referentes à história da Ucrânia, que é de suma importância, sobretudo, para que as pessoas tenham o real conhecimento do que vem acontecendo. Falou ainda sobre o curso de língua ucraniana como algo a ser implantado nas cidades em que há grande concentração de ucranianos, como em Irati e Prudentópolis, através da UNICENTRO. Em Prudentópolis, o ucraniano tornou-se a segunda língua oficial. Pediu para que isso fosse implantado para os descendentes de outras nacionalidades. Vitório também discorreu sobre os grupos folclóricos ucranianos e demais nacionalidades como transmissores da cultura, que necessitam de auxílio e algum reconhecimento do Estado.

Tendo ouvido tudo o que foi dito, o secretário falou sobre a necessidade de apoiar essas iniciativas. Por isso, apresentou a necessidade de unir forças para tenham maior visibilidade e assim as pessoas ajudem a causa. Enfatizou que o momento é propício para valorizar a cultura a fim de ajudar as pessoas. Terminou afirmando que sua função e um dos propósitos de estar se reunindo é o de abrir as portas para aquilo que a secretaria puder ajudar.

Em vista de tudo o que foi apresentado, o Arcebispo Metropolita falou da importância do acolhimento e acompanhamento dos possíveis refugiados que vierem para o Brasil em busca de paz e prosperidade. Apresentou a possibilidade da disponibilidade de meios pelos quais sejam possíveis realizar o envio de remédios e alimentos para os necessitados, pois é nestes momentos de conflito bélico que estes recursos se tornam escassos.

Indagado por um dos assessores, o senhor Rodrigo Muller do Vale, sobre a guerra e o período de sua duração, Dom Volodemer disse que não é possível determinar o período de duração, pois assim como pode durar dias e meses, pode ser que venha ter a duração de anos. Enfim, afirmou que, com base naquilo que vem acompanhando nos noticiários e nos contatos com Sua Beatitude Sviatoslav Shevchuk – Arcebispo Maior da Igreja Greco-Católica Ucraniana, o término do conflito é imprevisível.

Discorrendo sobre a Rússia, o senhor Vitório afirmou que a mesma invade, pega um pedaço e retorna. Isto é visível naquilo que efetuou na Criméia em 2014 e nesta invasão. Falou brevemente sobre a história. Explanou sobre a resistência do povo ucraniano, algo que surpreendeu o governo russo. Enfatizou que o final do conflito é inimaginável.

Terminando o momento de reunião, o secretário agradeceu pela acolhida e a presença de todos. Por sua vez, Dom Volodemer fez os agradecimentos pela iniciativa da Secretaria de Planejamento do Estado do Paraná de se mostrar disposta a ajudar no que for possível. Após, convidou a todos para um café onde o Secretário Valdemar Jorge e Vitório Sorotiuk relembraram os bons momentos em que juntos tiveram quando cursaram as mesmas aulas no Mestrado em Direito na Pontifícia Universidade Católica. Ao término do café, juntamente com o Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch, os presentes foram visitar a o espaço sagrado da Arquicatedral São João Batista. Tanto o Secretário como a sua equipe de assessores e demais presentes ficaram extasiados com a beleza e a teologia dos ícones.

Pe. Michael Barbusa