São Cristóvão tem casa paroquial

A recém-criada Paróquia Santíssima Trindade, cuja sede está situada no Distrito São Cristóvão, União da Vitória, deu um salto de qualidade a partir de sua criação. As lideranças locais se animaram e uniram suas forças buscando um dinamismo paroquial mais produtivo tanto do ponto de vista pastoral quanto administrativo. Assim, no final de semana de 10 e 11 de fevereiro de 2018, o Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch, OSBM foi convidado para fazer a bênção e inauguração oficial da sede paroquial em São Cristóvão e da nova igreja em Pinhalão.

A construção da casa paroquial teve início em 15 de agosto de 2016 e foi concluída em outubro de 2017. O projeto e execução ficou por conta da Engenharia Smeck, tendo à frente os irmãos engenheiros Marcelo e Vicente Smeck. Destaque-se que a obra foi levantada com recursos próprios da comunidade por meio de promoções, campanhas e também doações generosas. A casa, faltando pouco para ser completamente equipada e mobiliada, realmente ficou prática e bonita.

Sábado, dia 10 de fevereiro, às 19 horas, lidas as intenções, o Pároco Ricardo Mazurek Ternovski deu as boas-vindas a Dom Volodemer, introduziu os paroquianos à celebração e atendeu confissões até o momento da leitura da epístola, vindo concelebrar. O Diácono João Basniak veio especialmente de Mallet para auxiliar na celebração de hoje e de amanhã. Em sua homilia, o Metropolita agradeceu e parabenizou as lideranças e a todos os paroquianos pela construção da casa paroquial, para a qual adotou-se um conceito moderno, mas também visando a funcionalidade e a estética. Partindo do texto evangélico que fala do encontro de Jesus com Zaqueu, o pregador teceu reflexões práticas sobre vida cristã pessoal e comunitária, enfatizando principalmente o que é necessário fazer para “ver” melhor a Cristo, ou seja, para conhecê-lo melhor e praticar seus salvíficos ensinamentos.

Ao final, o Pároco passou os avisos paroquiais e organizou a procissão que foi pela rua até a entrada principal da casa paroquial. O Presidente-Executivo Sr. Oliynek proferiu um belo discurso descrevendo os as atitudes e sentimentos vividos no tempo dedicado à construção da casa paroquial: “afetuoso acolhimento” por parte de “tantas pessoas”; “gestos concretos de generosidade, abnegação e solicitude amorosa”; “generosidade sem limites de muitos vocês”; “gratidão e louvor a Deus”. Além do trabalho dos profissionais e colaboração de todos, a obra foi concluída numa atmosfera de fé: “Se o Senhor não edificar a sua casa em vão trabalham os que a constroem” (Sl 126,1). O Sr. Edson explicou a frase bíblica: “Esta foi a frase que pautou todo o nosso empreendimento. Pusemos todos os meios, mas a intervenção do Senhor foi indispensável. Vocês sabem que não contávamos com nenhum meio econômico. Tínhamos apenas esse magnífico terreno e também uma fé muito grande em Deus”. Em nome de todas as lideranças paroquiais, o Presidente-Executivo fez um reconhecimento e agradecimento muito profundo e poético em relação aos colaboradores: “Vocês estão aqui escondidos nos alicerces. As vossas abnegadas contribuições, os vossos gestos de confiança e de apoio não se veem, estão ocultos no aparente anonimato. Mas aparecem diante dos nossos olhos. São pedras vivas, assim como esta casa paroquial, que parece ser feita só de pedras e tijolos; está, na verdade, feita de amor e de abnegação, sustentada, igualmente, pela oração e pelo sacrifício amoroso de muitas pessoas”.

Tomando a palavra, o Pároco Ricardo, em tom de amizade paroquial com seus fiéis e também humor, destacou os aspectos práticos do funcionamento e da manutenção de uma casa paroquial, que será um local que acolherá o próprio Pároco, que, por sua vez, acolherá e atenderá os paroquianos em suas necessidades espirituais e humanas. Convidado a se pronunciar, o Metropolita reforçou o que já apontou em sua homilia: a importância de uma paróquia no âmbito da Metropolia e da Igreja em geral, pois a Igreja, também como realidade humana, além da divina, precisa de organização, e esta se dá por meio das paróquias com suas diversas comunidades constituídas e grupos que nelas atuam.

A seguir, procedeu-se a bênção do edifício com as orações previstas, a aspersão externa com água benta, o desatamento da fita pelo Metropolita, Pároco e Presidente-Executivo, e a aspersão interna. Os paroquianos foram convidados para adentrarem e conhecerem a casa, que também é deles, e receberam pequenas lembranças.

Parabéns, Paróquia Santíssima Trindade!