Santuário Nossa Senhora dos Corais em tempo de pandemia

Nos dias 23 a 25 de outubro de 2020, o Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch fez uma visita ao Santuário e Paróquia Nossa Senhora dos Corais em Antonio Olinto. Esta Visita Pastoral teve uma programação intensa e rica. A presente reportagem apresenta cronologicamente 11 momentos principais: 1. Santo Terço na capela do Santuário Nossa Senhora dos Corais; 2. Visita ao Diácono João Karpovicz e sua Esposa Lúcia; 3. Visita ao Pároco e aos trabalhadores voluntários; 4. Santa Comunhão à Sra. Luberta Tereza Novossad Kafka; 5. Santa Comunhão e visita à Família de Josafat Khomiak; 6. Vistoria da igreja e encontro com as lideranças da Comunidade de Campina; 7. Divina Liturgia em Campina; 8. Jantar na casa de Nicolau Khomiak e Antônia Diadio; 9. Abertura do Movimento do Santo Terço dos Homens em Antonio Olinto; 10. Divina Liturgia no Santuário Nossa Senhora dos Corais; 11. Confraternização no Restaurante Nossa Senhora dos Corais.

Sexta-feira, dia 23, acompanhado pelo Pároco-Reitor Pe. Basilio Koubetch, que é também Chanceler da Metropolia, o Metropolita deixou Curitiba por volta das 13h30min. Chegando ao Santuário exatamente às 16 horas, as Irmãs Servas de Maria Imaculada ofereceram-lhe um lanche. Como sempre em suas vindas para Antonio Olinto, Dom Volodemer se hospedou na casa das religiosas, que prazerosamente o acolhem. Atualmente, elas estão em três: Egídia Pastuch – Superiora, Izabel Adamek e Zenóbia Kozechen. Com muito carinho, as Irmãs auxiliam o Pároco nos trabalhos pastorais e celebrações e atendem os peregrinos e turistas que vêm dos mais diversos lugares conhecer o Santuário e rezar diante do ícone de Nossa Senhora dos Corais. Mesmo durante esse tempo adverso da pandemia, os turistas aparecem com frequência, em grupos pequenos ou em famílias.

1. Santo Terço na capela do Santuário Nossa Senhora dos Corais

Às 19 horas da sexta-feira, na capela do Santuário, o Metropolita participou da reza Santo Terço, após o qual as Irmãs serviram o jantar.

2. Visita ao Diácono João Karpovicz e sua Esposa Lúcia

Sábado de manhã, dia 24, na casa paroquial, o Pároco atendeu as pessoas, fez batizado.

Pelas 10 horas, Dom Volodemer foi visitar o Diácono João Karpovicz e sua Esposa Lúcia. João, com seus 84 anos, e Dona Lúcia, com seus 83 anos, que recentemente passou por uma cirurgia da vesícula, estão muito bem, otimistas e alegres, gente de fé. João está lendo um livro sobre a História da Igreja Católica, doado por Dom José Romão Martenetz, OSBM, quando estava se preparando para o diaconato. Não podendo ir à igreja participar das celebrações por causa das restrições pandêmicas, esse respeitado casal, com a permissão do Pároco, mantém os Santos Dons e se comungam em sua casa.

3. Visita ao Pároco e aos trabalhadores voluntários

Voltando da visita ao Diácono, Dom Volodemer tomou um chimarrão com o Pároco-Reitor, que lhe mostrou os trabalhos de organização do arquivo paroquial, trabalho lento e demorado, principalmente pela falta de tempo. Pe. Basilio apresentou ainda o programa e as normas das celebrações, colocadas em prática desde maio, sujeito a alterações conforme ao que permitir a situação da pandemia. Segundo sua avaliação, o programa “está trazendo bons resultados”.

Até a situação se normalizar, teremos somente celebrações da Divina Liturgia com a participação de grupos bem restritos, obrigação de uso de máscara dentro e fora da igreja, álcool em gel e distanciamento de dois metros entre as pessoas. Famílias vindo da mesma casa podem ocupar junto o mesmo banco distanciado dos outros. Outras medidas oportunas serão tomadas durante as celebrações. Excepcionalmente, usaremos hóstias do rito latino para que a Santíssima Eucaristia seja administrada com maior segurança.

MATRIZ: Continuaremos celebrando a Divina Liturgia nos domingos às 10:00 horas em quatro grupos classificados regionalmente: 1º grupo: Famílias da cidade de Antonio Olinto – “vila”; 2º grupo: Famílias do Porto de Pedra e São João; 3º grupo: Famílias da Aliança Nova, Três Poços e Serro Lindo; 4º grupo: Famílias de Campina, Santos Andrade e Pedroso.

CAMPINA DE CIMA: Duas celebrações por mês para a comunidade dividida em dois grupos.

MICO MAGRO: Duas celebrações por mês.

SANTOS ANDRADE: Uma celebração por mês.

Idosos acima de 60 anos de idade, crianças que não completaram 12 anos e todas as pessoas que fazem parte do grupo de maior risco são solicitadas de não vir participar das celebrações presencialmente. Para eles vale a oração pessoal e familiar em casa, acompanhar as celebrações da Divina Liturgia através das redes sociais. Em compensação, todos terão a oportunidade de receber a Santa Comunhão em casa uma vez por mês, como também poderão celebrar o Sacramento da Confissão. Para tanto, serão avisados com a devida antecedência sobre o dia e a hora deste atendimento. Caso alguém a ser visitado tenha sido testado positivo para o Covid-19, ou tido contato com pessoas infectadas, se compromete a pedir para que o Padre e seu guia não entrem em sua casa. Caso o Padre estiver infectado ou suspeita, avisará quanto antes que não fará a visita a programada.

*******

Em companhia do Pároco, o Metropolita foi conversar com um grupo de oito paroquianos trabalhadores voluntários e um menino que estavam organizando a lenha. Eles estavam assando linguiça na churrasqueira, o que lhes foi, com pão francês, o almoço, porque continuaram o trabalho até o entardecer. Segundo o Pároco, é o “grupo que sempre está pronto para ajudar”.

4. Santa Comunhão à Sra. Luberta Tereza Novossad Kafka

Com o carro do Santuário, às 14h30min, o Pároco levou o Metropolita para Campina. Bem próximo da igreja, ele foi até a casa da Sra. Luberta Tereza Novossad Kafka para lhe dar a Santa Comunhão. Ela foi professora e catequista em Campina por muitos anos. Está sendo cuidada pelo filho Carlos, um gesto nobre de sua parte.

5. Santa Comunhão e visita à Família de Josafat Khomiak

Chegando à igreja, o Presidente-Executivo Sr. Lauro Sanduim acompanhou o Metropolita e o Pároco até a casa dos Pais do Pe. Ivo Khomiak, Josafat e Tereza, que receberam a comunhão. Dom Volodemer permaneceu aí conversando e o Pe. Basilio, acompanhado pelo Sr. Lauro, levou a comunhão para outras pessoas.

Pelas 15h30min, o céu ficou nublado, choveu nas redondezas. Pela internet, chegou a notícia de que choveu torrencialmente em Curitiba.

A família Khomiak colheu 300 sacas de cevada. Toda a produção foi para a cooperativa de Lapa. Em Antonio Olinto, existem mais dois produtores de cevada. A própria cooperativa veio procurar essas famílias e forneceu tudo o que era necessário para o cultivo desse cereal importante para a indústria cervejeira. Os familiares estavam guardando o restante da colheita para semente a ser semeada na próxima safra.

6. Vistoria da igreja e encontro com as lideranças da Comunidade de Campina

Com o Lucas Khomiak e sua Esposa Catarina, o Metropolita se dirigiu para a igreja. Deu uma olhada na situação predial, que justifica mesmo a sua demolição e construção de uma nova igreja. Teve uma conversa bem rápida e informal com os membros do Conselho Administrativo Paroquial, do lado de fora. Recomendou mais uma vez que se negocie com o Estado o terreno onde está o posto de saúde e o ponto dos correios. Chuviscou um pouco.

7. Divina Liturgia em Campina

Às 19 horas, foi dado início à celebração da Divina Liturgia, com algumas partes cantadas e as “ektenias” em português. O Pároco concelebrou. A homilia discorreu sobre o reinado de Cristo na vida dos cristãos. Ao final, o Pe. Basílio agradeceu ao Metropolita pela visita e deu seus recados. Os presentes, em número reduzido e tomando as devidas medidas pandêmicas, permaneceram na igreja para a reza do terço.

8. Jantar na casa de Nicolau Khomiak e Antônia Diadio

O Metropolita e o Pároco foram jantar na casa do Sr. Nicolau Khomiak e Sra. Antônia Diadio. Desde muito tempo, a família serviu aos sacerdotes que vinha celebrar na comunidade. O filho Pablo mora e trabalha com os Pais. O casal estava de visita, recebendo sua filha Joyce, o genro e os dois netinhos.

Sob chuviscos, o Metropolita e o Pároco voltaram para Antonio Olinto para o merecido descanso.

9. Abertura do Movimento do Santo Terço dos Homens em Antonio Olinto

Domingo, dia 25, ensolarado, Festa de Cristo Rei, pouco depois das 9 horas, na capela do Santuário, o Arcebispo Metropolita participou da reza do Santo Terço. Foi uma reza muito especial, porque estava sendo introduzido na Paróquia-Santuário o Movimento do Santo Terço dos Homens, que já se formou e atua na Paróquia latina São José Operário. A iniciativa foi do Sargento de Paula, com a colaboração de Antônio Melnechenko, que dirigiu esse primeiro Santo Terço inaugural, e Jaime Camargo, zelador pela Prefeitura do espaço externo do Santuário. Consultado por Antônio, Dom Volodemer deu algumas orientações no sentido de se poder rezar, colocando elementos ucranianos. Também se falou que as esposas e demais familiares dos senhores podem participar das rezas, o que reforça o sentido de família e pertença à comunidade e Paróquia.

10. Divina Liturgia no Santuário Nossa Senhora dos Corais

Com algumas pequenas diferenças, iniciada às 10 horas, a Divina Liturgia foi celebrada como ontem em Campina. A celebração foi transmitida pelo Facebook, sob os cuidados técnicos da jovem líder Teodora Diadio de Paula. Em sua homilia, o Metropolita falou sobre o significado do Reino de Cristo para a Igreja e o mundo e detalhou os atos concretos da construção desse Reino. Aplicou a historinha dos dois construtores: um negativista e sem fé, que não via nada mais do que um muro; e outro otimista, de muita fé, que via a beleza e o significado espiritual da catedral que estava construindo. Finalizou com a seguinte pergunta: “Que tipo de construtores somos nós? Cada um responde na sua consciência. É claro que sempre precisamos nos esforçar para sermos bons construtores do Reino: atualizados, animados e dedicados. O Reino de Cristo é uma coisa muito bonita e valiosa e merece toda a nossa dedicação”.

Finalizando, o Pároco agradeceu ao Metropolita pela visita, fez as proclamas, deu avisos paroquiais, falou sobre o voto em consciência; e, como fez ontem em Campina, orientou aos que, porventura, tiverem dúvida sobre o que o Papa Francisco realmente disse sobre os direitos dos homossexuais que o consultem pessoalmente ou por algum meio eletrônico.

11. Confraternização no Restaurante Nossa Senhora dos Corais

O almoço de confraternização aconteceu no Restaurante e Lanchonete Nossa Senhora dos Corais, cujos donos são provenientes de Campina: João Slabei e Josefa Mazur. O casal tem dois filhos e um netinho de menos de um ano, filho de Marcos Wiliam, que trabalha com os pais. O estabelecimento tem ótima localização, situado praticamente ao lado da Paróquia latina São José Operário, do Banco do Brasil e da Prefeitura. A pequena e pacata cidade há muito tempo precisava de um restaurante mais bem guarnecido, o que favorece a visita de negociantes, peregrinos e turistas, melhora a hospitalidade da cidade e, evidentemente, garante o sustento da família, que trabalha na área, com sucesso, há mais de três anos.

*******

Domingo à tarde, Dom Volodemer e Pe. Basilio retornaram à capital, agradecendo a Nossa Senhora dos Corais por mais essa missão cumprida e pedindo por intermédio dela as graças para que a Comunidade do Santuário e Paróquia a ela consagrados seja protegida de todos os males e persevere no bem.

Secretariado Metropolitano