Rumo à Páscoa pela via da penitência: 35ª romaria penitencial em Iracema

Páscoa, celebração da Ressurreição de Jesus Cristo, fundamento de todas as celebrações anuais. A partir da Páscoa e, fundamentados na mesma, celebramos todos os domingos e dias santos durante o ano. Por esse motivo, a celebração da Páscoa na Igreja se prepara com muito zelo, tendo como fio condutor a penitência quaresmal. O Catecismo da Igreja Católica Ucraniana sobre o valor e sentido da quaresma diz: “Os cristãos preparam-se para a celebração anual da Páscoa no tempo da Grande Quaresma, que dura quarenta dias, em memória dos 40 anos da peregrinação do povo de Deus para a Terra prometida e dos 40 dias de jejum de Cristo no deserto. O jejum educa o cristão para a abstinência do pecado, conduz à liberdade interior e à verdadeira alegria. Ao longo da Quaresma a Igreja orienta o povo através das celebrações do Tríduo quaresmal, que traduzem o sentido mais profundo da Quaresma: a reconciliação com Deus e com o próximo e a serviço a deus e aos irmãos” (CIGCU, III, B,3).

Graças às programações da nossa Metropolia, Eparquia e Paróquias, com muito carinho e zelo, cada ano são preparadas as celebrações. Na Igreja Católica Ucraniana no Brasil acontecem duas grandes romarias durante a quaresma: uma em Itapará, Irati, Paraná, que este ano aconteceu no primeiro domingo da quaresma, dia 22 de fevereiro. Foi organizada por Rev. Pe. Teodoro Haliski, OSBM. A Via-sacra foi dirigida por Rev. Pe. Roberto Lukavei, OSBM. A divina Liturgia foi celebrada por S. Excia. Dom Meron Mazur, OSBM. Apesar das grandes chuvas que antecederam o evento e das estradas lamacentas, um grande número de romeiros compareceu para participar da Via-sacra e fazer a sua confissão pascal.

Assim também aconteceu na Paróquia Sagrada Família em Iracema, Itaiópolis, Santa Catarina, onde cada ano são celebradas as mais profundas preparações para a Páscoa no morro da “Iasna Hora” (Monte Claro). Aqui existem as estações da Via-sacra que foram inauguradas e abençoadas dia 15 de agosto de 1956 pelo Provincial Pe. Josafat Roga, OSBM. Mas a partir do ano 1981, exatamente na metade da Quaresma, Domingo da veneração da Santa Cruz, foi dado início às celebrações penitenciais da Via-sacra, abrangendo todas as paróquias da Eparquia São João Batista, hoje a Metropolia, com a participação de grande número de fiéis do rito latino.

Durante todos esses anos foram e estão sendo celebradas as Romarias Penitenciais, tendo práticas principais o Sacramento da Confissão, a Via-Sacra e a Divina Liturgia. Todos os párocos e demais padres sempre procuraram programar e organizar do melhor modo esse dia de penitência para o bom aproveitamento dos romeiros vindos até aqui de várias localidades.

Neste ano, sob o comando e orientação do Pároco Pe. Sérgio Iwantschuk, OSBM, a comissão da igreja matriz e fiéis voluntários, a Romaria foi programada de modo muito carinhoso e com grande zelo. Assim, dia 8 de março de 2015 foi celebrada a 35ª Romaria penitencial em Iracema. O dia amanheceu propício para oração. Grande número dos paroquianos locais chegou bem cedo a fim de preparar e servir as refeições aos romeiros. Aos poucos, os romeiros foram chegando, a pé, de motos, de carros particulares, mas o movimento foi se revelando grande quando chegavam os ônibus de várias localidades de Santa Catarina e Paraná.

Às 8h30, o Sr. Pedro Bodnar, com mensagens e orações, introduziu os romeiros para a concentração e participação da Via-sacra e Divina Liturgia. Em seguida, o Metropolita D. Volodemer Koubetch, OSBM benzeu a água na capelinha do poço. A Via-sacra foi conduzida pelo Pe. Tarcísio Zaluski, OSBM, com o auxílio do Sr. Pedro Bodnar e o coral dos seminaristas basilianos. As reflexões foram baseadas no tema da Campanha da Fraternidade 2015 – “Eu vim para servir” que, por ocasião do 50º aniversário do Concílio Vaticano II, destaca um dos temas profundamente estudados pelos padres conciliares: o papel e a missão da Igreja e o seu dever de servir à sociedade com seus esforços, ensinamentos e serviços, tendo como objetivo coscientizar os fiéis e, especialmente, o Estado sobre a missão da Igreja, que deve denunciar os erros do Estado e propor uma doutrina justa na elaboração e promulgação das leis que não podem opor-se às leis divinas.

Terminada a Via-sacra, foi iniciada a Divina Liturgia presidida pelo Metropolita D. Volodemer Koubetch, OSBM, concelebrada pelo Provincial Pe. Paulo Markiv, OSBM e o Pároco Pe. Sérgio Iwantschuk, OSBM, cantada pelos seminaristas basilianos. Dom Volodemer proferiu a homilia falando sobre o Mistério Pascal que deve ser vivido coerentemente por todos os cristãos, cada um tendo a sua via-sacra, carregando sua cruz (Mc 8,34) e removendo a pedra para que Cristo o ressuscite (Jo 11,39).

Às 14h30, na igreja matriz, foi celebrado Moleben ao Sagrado Coração de Jesus e benção da imposição das mãos aos fiéis pelo Metropolita e padres presentes. Em sua homilia, o Arcebispo abordou o tema da Campanha da Fraternidade “Igreja e sociedade – Eu vim para servir”. Lembrou o exemplo de serviço da Beata Teresa de Calcutá e sua experiência mística do silêncio de Deus; terminou citando sua profética frase: “Não usemos bombas nem armas para conquistar o mundo. Usemos o amor e a compaixão. A paz começa com um sorriso”. O que se notou particularmente foi a presença de muitos jovens participando desse gesto divino.

Além do Metropolita D. Volodemer e concelebrantes Provincial Pe. Paulo e Pároco Sérgio, ainda participaram das celebrações e atenderam confissões os seguintes padres: Pe. Tarcísio Zaluski, OSBM, Pe. André Pistun, OSBM, Pe. Dionísio Horbuch, OSBM, Pe. Pedrinho Novochadla, OSBM, Pe. José Hadada, Pe. Sérgio Ivanski, OSBM, Pe. Sérgio Saplak, OSBM, Antônio Zubek, OSBM, Pe. Inácio Malinoski, OSBM, Pe. Jaime Valus, OSBM, Pe. Eleutério Dmetriv, OSBM, Pe. Francisco Kochmanski, OSBM, Pe. Bonifácio Zaluski, OSBM, Pe. Cinézio Stachiu, OSBM.

A participação desse dia penitencial pelos romeiros foi ótima. Os que se fizeram presentes deram demonstração de fé, oração e penitência, e uma profunda preparação espiritual para celebrar a Páscoa. Sem dúvida, que esse dia foi de muito proveito graças às programações e à execução quase perfeita, seja por parte das mulheres da cozinha e dos homens na limpeza e preparação externa dos locais da celebração e do almoço festivo.

Agradecimento ao Pároco Pe. Sérgio Iwantschuk, OSBM, à Comissão da igreja matriz e das comunidades adjacentes e a todos que se dedicaram para a preparação desse dia abençoado.

 Pe. Bonifácio Zaluski, OSBM