Romaria penitencial em Iracema

Domingo, 19/03/17, o terceiro da Grande Quaresma, aconteceu à trigésima sétima Romaria Penitencial em Iracema – Itaiópolis – SC. Todo ano, por ocasião da Quaresma, realiza-se esta tradicional celebração, marcada pela oração, penitência e propósito de conversão e mudança. Foi um dia memorável pelo grande número de fiéis vindos das diversas localidades do Brasil, especialmente do Paraná e Santa Catarina.

As celebrações da Romaria tiveram início na parte da manhã. Por volta das 08h45min, iniciou-se a bênção da água realizada por Sua Excelência Reverendíssima Dom Volodemer Koubetch, OSBM – Arcebispo Metropolita. Antes ainda, o Pe. Antônio Nazarko, OSBM, que assumiu recentemente a direção da Paróquia Sagrada Família e do Convento Basiliano de Iracema fez a acolhida das autoridades presentes e dos romeiros em geral.

Em seguida, teve início a Via-Sacra, cuja meditação, dirigida pelo Pároco Antônio e pela Pedagoga Dirce Maria Kossar – Gestora no Colégio Bom Jesus Sévigné, girou em torno do tema da Campanha da Fraternidade e dos problemas atuais da Igreja e da sociedade.

Com o término da Via-Sacra, iniciou-se a Divina Liturgia presidida pelo Arcebispo Metropolita e concelebrada pelos reverendíssimos Padres: Pe. Basílio Koubetch, OSBM – Chanceler da Metropolia, Pe. Antônio Nazarko, OSBM – Pároco e Pe. Sérgio Iwantchuk, OSBM – Vigário Paroquial de Mafra. O Diácono Romeu Smach, vindo do Boqueirão, Curitiba, exerceu as suas funções litúrgicas. O Quinteto São Basílio, composto pelos cantores Pe. Paulo Serbai, OSBM – Chanceler da Eparquia, Ir. Jonas Samuel Chupel, OSBM, Seminarista Marcos Chmilouski, OSBM, Sr. Jorge Hanicz e Sr. Teodósio Haliski animaram toda a celebração com seus belos e afinados cantos litúrgicos e religiosos.

Em sua homilia, Dom Volodemer falou sobre a importância da conversão para a vida do cristão. Insistiu para que o povo meditasse sobre o cuidado da “Casa comum”, ou seja, o nosso planeta, a criação, o universo, e tomasse atitudes concretas na vida diária, como o controle do desperdício e do lixo, para preservar a natureza e respeitá-la sempre mais – em benefício de toda a humanidade. E, por fim, convidou para que todos, num belo gesto, erguessem as mãos para o céu e que juntos proferissem a oração da Campanha da Fraternidade, que, este ano, medita sobre a natureza, de modo especial sobre os biomas brasileiros. Ao final da Divina Liturgia, o Arcebispo concedeu a Bênção Apostólica.

Neste dia, que foi meio chuvoso e frio, também estiveram presentes vários sacerdotes vindos das diversas localidades para atender as confissões. A Romaria encerrou-se com o Moleben celebrado às 15 horas na igreja. Após o Moleben foi concedida a bênção individual aos romeiros que, de espírito renovado, retornaram às suas comunidades.

Diácono Juliano Cezar Rumoviski